Marcas que viajam com os chefs portugueses
Almoços, jantares, cocktails, show cookings, feiras e palestras, são alguns exemplos de eventos gastronómicos que reúnem importadores, retalhistas, distribuidores, jornalistas e donos de lojas locais

Rita Gonçalves
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chama-se Chefs Abroad e é um projecto de Teresa Vivas para colocar as marcas portuguesas de produtos alimentares a viajar com os reputados chefs da nossa cozinha.
A directora-geral da Chefs Agency, cujo core bussiness é desenvolver estratégias de comunicação para chefs de cozinha, descobriu a oportunidade para as marcas portuguesas numa viagem ao estrangeiro. “Foi num evento gastronómico internacional com chefs de cozinha portugueses que me ocorreu a ideia de fazer a ligação das nossas marcas emblemáticas a estes eventos, activando a marca localmente junto de um público especializado”, explica em entrevista ao Hipersuper Teresa Vivas.
Almoços, jantares, cocktails, show cookings, feiras e palestras, são alguns exemplos de eventos gastronómicos que reúnem importadores, retalhistas, distribuidores, jornalistas e proprietários de lojas locais.
É criada uma exposição dos produtos utilizados na confecção da ementa que são identificados pelo nome próprio mas também pela região de origem. “Damos a conhecer que as cerejas são do Fundão e o queijo da Serra da Estrela”, por exemplo.
O projecto com cerca de sete meses já passou por Bruxelas. “Fizemos alguns eventos com a Carne Alentejana, com os vinhos de azeites do enólogo Paulo Laureano e com uma marca de flor de sal, entre outras, e estas empresas já iniciaram exportações para a Bélgica”.
A Chefs Abroad está agora a preparar eventos em Nova Iorque, Montreal, São Paulo, Rio de Janeiro e Milão. O investimento das marcas no projecto de divulgação internacional varia consoante o tipo de evento, vai desde os 500 até aos 3.000 euros.