Marcas que viajam com os chefs portugueses
Almoços, jantares, cocktails, show cookings, feiras e palestras, são alguns exemplos de eventos gastronómicos que reúnem importadores, retalhistas, distribuidores, jornalistas e donos de lojas locais

Rita Gonçalves
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Chama-se Chefs Abroad e é um projecto de Teresa Vivas para colocar as marcas portuguesas de produtos alimentares a viajar com os reputados chefs da nossa cozinha.
A directora-geral da Chefs Agency, cujo core bussiness é desenvolver estratégias de comunicação para chefs de cozinha, descobriu a oportunidade para as marcas portuguesas numa viagem ao estrangeiro. “Foi num evento gastronómico internacional com chefs de cozinha portugueses que me ocorreu a ideia de fazer a ligação das nossas marcas emblemáticas a estes eventos, activando a marca localmente junto de um público especializado”, explica em entrevista ao Hipersuper Teresa Vivas.
Almoços, jantares, cocktails, show cookings, feiras e palestras, são alguns exemplos de eventos gastronómicos que reúnem importadores, retalhistas, distribuidores, jornalistas e proprietários de lojas locais.
É criada uma exposição dos produtos utilizados na confecção da ementa que são identificados pelo nome próprio mas também pela região de origem. “Damos a conhecer que as cerejas são do Fundão e o queijo da Serra da Estrela”, por exemplo.
O projecto com cerca de sete meses já passou por Bruxelas. “Fizemos alguns eventos com a Carne Alentejana, com os vinhos de azeites do enólogo Paulo Laureano e com uma marca de flor de sal, entre outras, e estas empresas já iniciaram exportações para a Bélgica”.
A Chefs Abroad está agora a preparar eventos em Nova Iorque, Montreal, São Paulo, Rio de Janeiro e Milão. O investimento das marcas no projecto de divulgação internacional varia consoante o tipo de evento, vai desde os 500 até aos 3.000 euros.