Entrevista: “A Odisseias cresceu 300% no 1º. trimestre”
A empresa de experiências e compras colectivas Odisseias cresceu 300% no primeiro trimestre, disse em entrevista ao Hipersuper Francisco Costa, partner da Odisseias. Alojamentos, SPA e estética, são os produtos mais procurados
Rita Gonçalves
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Entrevista a Francisco Costa, Partner da Odisseias
A empresa de experiências e compras colectivas Odisseias cresceu 300% no primeiro trimestre, disse em entrevista ao Hipersuper Francisco Costa, partner da Odisseias. Alojamentos, SPA e estética, são os produtos mais procurados
Como está a correr o negócio?
As vendas globais de vouchers têm tido um forte crescimento sustentado em 3 eixos: inovação, satisfação do cliente e qualidade dos produtos e serviços.
Neste momento, somos a maior empresa de compras colectivas 100% portuguesa e, só no primeiro trimestre de 2012, crescemos 300%. Os dados indicam que este ano será de grande crescimento em todas as áreas da empresa.
Quais as grandes tendências de consumo dos sites de compras colectivas?
As grandes tendências de consumo são muito sazonais mas por norma os produtos com mais procura são alojamentos, spa, estética e tem surgido um forte aumento da procura de produtos físicos.
Sentem a crise nas vendas ou pelo contrário saem beneficiados por esta?
A crise para nós reflecte-se numa vantagem muito competitiva porque com os preços que apresentamos tornamos real a possibilidade de realizar sonhos e experimentar coisas novas que muitos consumidores não fariam sem os descontos da Odisseias. Daí surgir o nosso slogan “Don’t Worry Be Happy”.
Como estimam fechar o ano?
Em termos de vendas, a avaliação tem sido bastante optimista. Temos conseguido manter sempre o crescimento da empresa, sendo que, também temos vindo sempre a inovar e alargar o leque da nossa oferta.
Tendo em conta que só no primeiro trimestre do ano crescemos 300% em vendas, tudo indica que 2012 será de crescimento. Contamos manter a estratégia de angariação de verdadeiras promoções e descontos para os nossos clientes, que os fidelizem e estejam dispostos a receber todos os dias a nossa newsletter.
Como estão a conseguir diferenciar-se dos vossos principais concorrentes?
É uma verdadeira Odisseia mas o nosso principal foco está na veracidade das promoções que lançamos, não utilizando preços fictícios ou escondidos, nem com manipulação de informação. Somos sempre transparentes com os nossos clientes e oferecemos verdadeiras promoções com qualidade.
Procuramos sempre encontrar o equilíbrio entre os interesses dos clientes e a sustentabilidade dos parceiros. Não queremos vender 1000 voucher’s de um spa que não tem capacidade para receber os clientes.
A Odisseias está a apostar em sinergias com empresas para catapultar o segmento Corporate que cresceu 50% no último semestre. A que se deve o crescimento?
O crescimento na área Corporate deve-se essencialmente ao investimento e aposta que a Odisseias tem feito na área, através da reestruturação da mesma em termos de recursos e na reformulação da estratégia de abordagem ao mercado.
Oferecemos aos stakeholders (colaboradores, clientes e parceiros de negócio) das empresas suas clientes, uma oferta de valor acrescentado, dinâmica e inovadora, boas experiências que perdurem no tempo e que se reflictam em associações positivas à marca. A Odisseias pretende concretizar sonhos, impulsionando a performance dos seus parceiros empresariais.
Qual a estratégia da Odisseias neste segmento em particular?
A estratégia é sustentada na criação de relações de win-win apostando no desenvolvimento de parcerias institucionais com o objetivo de reforçar os laços com os seus clientes e oferecer uma solução de benefício directo para os seus colaborares e /ou clientes.
A Odisseias esteve sempre presente quer no segmento Corporate quer no segmento particulares desde a sua formação. Tivemos sempre muito clara a visão de criar uma oferta que pudesse satisfazer as necessidades individuais dos nossos clientes particulares, mas também oferecer ao mercado Corporate uma oferta inovadora e competitiva que permitisse aos nossos clientes empresa dinamizar as suas ações promocionais junto dos seus clientes e incentivos a colaboradores. A oferta que a Odisseias desenvolve tem a capacidade de responder afirmativamente aos desafios que os nossos clientes empresariais nos colocam.
Quantos parceiros detém nesta área? Quantos estimam vir a adquirir?
A nossa carteira de clientes é dinâmica e conta já com centenas de clientes. A nossa abordagem ao segmento permite-nos responder às necessidades de empresas desde as micro e pequenas empresas que procuram soluções para dinamizar os seus negócios, bem como empresas de maior dimensão, marcas multinacionais e nacionais, algumas líderes de mercado no seu sector de actividade. O mais importante é estarmos presente neste segmento de forma sustentada e dar continuidade às relações que temos mantido com os clientes que já nos conhecem e que confiam nas nossas soluções e oferta, bem como desenvolver novas parcerias com novas contas o que nos permite fazer crescer a nossa carteira de clientes empresariais. A nossa expectativa é de conseguir manter o ritmo de crescimento actual e crescer 50% nesta carteira.
Qual a importância deste segmento na estratégia de crescimento da empresa?
Todos os segmentos de actuação em que a Odisseias aposta são vitais para atingir os objectivos globais da empresa.
Esta é uma área de negócio especializada em abordar o segmento empresarial e procura, de acordo com as necessidades específicas que este apresenta, dar uma resposta adequada às mesmas.
As nossas soluções são desenhadas para impulsionar as vendas das empresas, actividades para motivação e incentivo de colaboradores, organização de eventos empresariais de carácter mais lúdico ou com objectivos mais específicos e formativos.
Esta é uma área importante para a estratégia de crescimento da Odisseias porque nos permite estar constantemente ligados ao mundo empresarial, criar sinergias fortes que promovem a marca Odisseias.
Qual o volume de negócios da empresa e quanto representa esta área em particular face ao total?
Neste momento, o segmento Corporate representa na Odisseias cerca de 10% do volume de negócios e queremos continuar a crescer. É um segmento importante e representativo do potencial de crescimento que ainda temos no mercado.
Quanto é que estima que venha a área Corporate a representar no final do ano?
A evolução tem sido muito positiva o que resultou num crescimento de 50% face ao semestre homólogo.
A nossa expectativa é duplicar o peso do segmento Corporate na empresa, ou seja cerca de 20%. Este crescimento deve ocorrer de forma sustentada e equilibrada, com base na aquisição de novos clientes e a manutenção e fidelização de clientes existentes.