João Carvalho, presidente do júri dos POPAI Awards
Entrevista: “Prémios POPAI deverão receber 100 candidaturas”
É a primeira edição dos POPAI Awards em Portugal. Premiar os projectos de marketing de excelência no ponto de venda é o objectivo. Em entrevista ao Hipersuper, João Carvalho, Presidente da POPAI, estima que o número de candidaturas atinja uma centena

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Entrevista a João Carvalho, Presidente da POPAI
A primeira edição dos Prémios POPAI (Associação Portuguesa de Marketing at Retail) em Portugal vai premiar os projectos de marketing de excelência no ponto de venda. Em entrevista ao Hipersuper, João Carvalho, Presidente da POPAI, estima que o número de candidaturas esteja próximo dos 100.
Como surgiu o projecto POPAI Awards?
A POPAI acabou de comemorar o 75º aniversário, tendo-se desenvolvido pelos cinco continentes. Os POPAI Awards são o reconhecimento de tudo o que se faz de bom por todo o mundo. Portugal, em 2012, vai ter a primeira edição, embora já existam empresas portuguesas que concorreram e foram premiadas nos POPAI Awards Europa. Agora é a vez de o fazermos em Portugal!
Como tem evoluído o projecto desde que nasceu até aos dias de hoje?
Os POPAI Awards têm vindo a realizar-se em todos os países, com grande sucesso. Este ano, Inglaterra e França voltaram a aumentar o número de inscritos.
Por que resolveram introduzir agora, em plena crise económica, os prémios em Portugal?
Nas alturas de crise, o ponto de venda costuma ter sempre algum desenvolvimento. Os trabalhos continuam a ser feitos pelas empresas e, desta forma, as empresas terão a hipótese de serem premiadas em Portugal no que fazem de melhor no ponto de venda.
Que atributos deve ter um projecto para merecer a distinção do júri?
O nosso regulamento está em www.popai.pt, onde poderão ver as inúmeras categorias e alguns dos parâmetros de apreciação dos projectos que deverão sempre representar a excelência no ponto de venda.
Quem constitui o júri da versão portuguesa dos prémios?
O júri será escolhido por elementos das empresas associadas da POPAI e empresas não-associadas (neste caso por convite), além de outros elementos ligados a associações, a revistas ou individualidades que tenham conhecimentos sobre o ponto de venda. Este ano o júri deverá ser constituído por, pelo menos, 25 elementos. A votação será secreta e online, e serão retiradas as cinco melhores e as cinco piores pontuações de cada candidatura, para se obter a média correta dos vencedores.
Quantas candidaturas já receberam?
Nesta altura, temos cerca de 37 candidaturas, mas estamos a 4 dias do fecho das inscrições. Vamos aguardar. Este ano será o ano de experiência. Há ainda muita coisa a melhorar, seguramente.
Quantas esperam receber?
Julgamos que vamos ficar perto da centena, mas ainda é cedo para fazer previsões.
Alimentar, Bebidas, Saúde, Higiene pessoal e Beleza, Limpeza do Lar, Automóvel, Electrónica, Moda e Desporto, Acessórios, Serviços, Entretenimento, Brinquedos e Jogos, Digital in Retail, Store Design/Store in Store, Inovação e Sustentabilidade, são as categorias a concurso. Quais as categorias com mais candidaturas?
Provavelmente “Alimentar” e “Bebidas” vão ser as categorias com mais candidaturas, mas poderá sempre haver algumas surpresas.
Quando vão ser anunciados os vencedores?
Na terceira semana de Agosto, os três vencedores de cada categoria serão anunciados, mas só na gala a 21 de Setembro, em local a definir, serão vaticinados os vencedores dos troféus Ouro, Prata e Bronze.
Os projectos de marketing no retalho nas lojas portuguesas estão muito longe do que se faz na Europa e no Mundo?
Portugal poderá, sem dúvida, orgulhar-se do que se faz no ponto de venda, considerando o espaço que tem para desenvolver. O porquê é simples: penso que quando somos bons fazemos, realmente, muito bem ou melhor do que qualquer um!