Análise Kantar: Gregos fora da Crise nos Iogurtes
Iogurtes e Sobremesas registaram uma redução de 5.9% em valor e de 8.1% em volume, como resultado da diminuição do número de vezes que os lares portugueses compraram esta categoria
Rita Gonçalves
Ajustar a oferta, reforçar entregas e capacitar equipas: estratégias do retalho para o Natal
Quinta do Crasto anuncia nova edição do Vinha da Ponte
AJAP apela a que todos os viticultores votem para as eleições na Casa do Douro
Compromisso com a sustentabilidade vale à Palletways Ibéria uma Estrela Lean & Green
Decathlon vai aumentar salário bruto mínimo em 2025
Há menos explorações mas mais área agrícola e mais agricultura biológica
Rock’s by Lpoint e a iServices abrem espaços no La Vie Guarda
Rhenus junta-se a programa para reduzir a pegada de carbono dos clientes
Bricomarché abre nova loja em Castro Verde
Lidl é parceiro oficial do UEFA Women’s Euro 2025
De acordo com o painel de lares da Kantar Worldpanel, todos os indicadores da categoria de “iogurtes e sobremesas lácteas”, com excepção do preço médio, tiveram um decréscimo no YTD P05 12 2012 (período que decorre entre 29 de Janeiro de 2012 e 20 de Maio de 2012).
Com efeito, “iogurtes e sobremesas” tiveram uma redução de 5.9% em valor e de 8.1% em volume, como resultado da redução do número de vezes que os lares portugueses compraram esta categoria.
Quase todos os segmentos de “iogurtes e sobremesas” tiveram quebras significativas em volume no período em análise, com a excepção de “bifidus sólidos“, que cresceram 23% e “normais sólidos”, com um crescimento mais anémico de 2.3%, mas ainda assim em contra-ciclo com a maioria dos segmentos e com a própria categoria.
Destacam-se pela negativa segmentos como “vidro”, com um decrescimento em volume de 32.6% e “queijinhos”, “duplos” e “L. Casei”, com quebras na ordem dos 20%, mas também “redução de colesterol”, “sobremesas” e “normais líquidos”, com um decrescimento acima dos 15%. (Ver gráfico Nº1)
O crescimento dos dois segmentos referidos em cima permitiu que reforçassem o seu peso em volume, com “normais sólidos” a reiterarem a sua liderança em “iogurtes e sobremesas”, subindo de 33.8% em 2011, para 37.6%, no período em análise de 2012. Já “bifidus sólidos”, embora com muito menos peso em volume, conseguiram crescer 1.3 pp (pontos percentuais), atingindo os 5.1% de peso em volume. “Normais líquidos” são a segunda categoria com mais peso para “iogurtes e sobremesas lácteas”, atingindo os 23.8%, ainda que tenha perdido 3.2 pp face ao mesmo período de 2012. (Ver gráfico Nº2)
Gregos crescem 136% em volume
Analisando o segmento que mais cresceu em “iogurtes e sobremesas lácteas” (“bifidus sólidos”), verifica-se que o sub-segmento de “bifidus sólidos normais” foi o que mais contribuiu para este desempenho positivo, crescendo 28.6% em volume. Aliás, isso reflectiu-se no ganho de quota de mercado, que passou de 64.9%, em 2011, para 76% no período em análise de 2012, enquanto “bifidus sólidos magros” perdeu quota (Ver gráfico Nº3), em resultado da sua queda em volume de 5.6%.
Como se disse anteriormente, “normais sólidos” também cresceu no período em análise e muito graças ao sub-segmento “gregos” em crescimento (136% em volume), aumentando também a sua base de lares compradores, quantidade comprada por acto e frequência de compra. Em termos de MDD (Marcas da Distribuição) versus Marcas de Fabricantes, o lançamento de novas MDD de Iogurtes “gregos” provocaram alterações no panorama. Ou seja, em 2011 as MDD representavam 41.1% deste sub-segmento em volume e em 2012 passaram a ter um peso de 48.7%, aproximando-se bastante das marcas de fabricantes, que ainda assim lideram com 51.7% de quota.
Produtos mais básicos
A opção dos lares portugueses por segmentos “normais”, revela uma tendência dos lares compradores para comprarem produtos mais básicos e não tão sofisticados, tendência que já vem acontecendo de há dois anos a esta parte.
Regressando ao total de “iogurtes e sobremesas lácteas”, as Marcas da Distribuição continuaram a crescer face ao mesmo período de 2011, ganharam 4.3 pp (pontos percentuais) em volume, situando a sua quota de mercado no período em análise de 58.8% (Ver gráfico Nº3)
Ainda tendo como base o total de “iogurtes e sobremesas” e analisando a importância que cada insígnia tem para a categoria, verifica-se que o Continente é aquela que tem mais peso em volume, com 35.5% de quota, seguida do Pingo Doce, com um peso em volume de 18.2%. Minipreço e Lidl, com pesos muito semelhantes representam 13.5% e 11.5% em volume, respectivamente.
Ficha Técnica:
Análise Kantar Worlpanel
Período em análise: YTD P05 12 (entre 29 de Janeiro de 2012 e 20 de Maio de 2012)
Iogurtes e sobremesas lácteas: normais sólidos, normais líquidos, magros sólidos, magros líquidos, bifidus sólidos, bifidus líquidos, soja, infantis/bebés, redução colesterol, L. Casei, sobremesas, duplos, queijinhos e vidro.
Bifidus sólidos: normais e magros
Normais sólidos: aroma, natural, polpa, pedaços, gregos, cremosos e cereais