Caves de São Domingos lança aguardente velha Essência
A Caves de São Domingos lançou a Aguardente Velha Essência para homenagear o percurso da Adega

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Para homenagear o percurso das Caves do Solar de São Domingos na elaboração e envelhecimento de aguardentes, a adega seleccionou criteriosamente uma aguardente de qualidade “ímpar”, mantida em cave por longos anos, sob atenta vigilância de quem acompanha, há mais de 45 anos, a produção dos aguardentes São Domingos: o “Master Blender” Abílio Santos. E assim nasce a São Domingos Essência.
A destilação das aguardentes São Domingos iniciou-se com Alberto Fernandes, homem da terra com muita perícia e arte na destilação.
Para aquecer a caldeira, onde fervia o vinho, apenas usava madeira de medronheiro, oriunda da zona de Algeriz, Parada e Saidinho, por considerar ser a melhor para garantir maior rendimento ao processo e maior qualidade às aguardentes.
A partir de 1968, os vinhos para destilar começaram a ser minuciosamente seleccionados por Mário Pato, que controlava a compra aos vários produtores da região.
Os vinhos eram imediatamente destilados, antes da ocorrência da fermentação malolática, e com baixíssima acidez volátil.
Após destilação, a aguardente com cerca de 70% vol., era armazenada em cascos de carvalho francês Limousin de 250L, posterior e gradualmente desdobrada, utilizando apenas água de uma fonte natural localizada no concelho de Penacova.