GS1 anuncia standard global para devoluções de produtos
A GS1 anunciou a ratificação de um novo Standard Global de Devoluções de Produtos, o GS1 Product Recall Standard, e de um guia de implementação para notificações de devolução multi-jurisdicionais
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A GS1 anunciou a ratificação de um novo Standard Global de Devoluções de Produtos, o GS1 Product Recall Standard, e de um guia de implementação para notificações de devolução multi-jurisdicionais.
O objectivo da organização não-lucrativa que lançou os códigos de barras no nosso país há mais de 25 anos é reduzir o risco de acidentes e tornar mais eficaz o processo de devoluções.
“À medida que a transacção global de produtos alimentares – e outros – aumenta, a segurança na cadeia de valor de produto e do consumidor assume um papel cada vez mais crítico nas questões de Saúde Pública. De acordo com um relatório de 2010 da United States Centre for Disease Control (USCDC), todos os anos surgem – apenas nos EUA – 48 milhões de doentes vítimas de intoxicação alimentar, das quais 150 mil resultam em hospitalizações e 3 mil em mortes”.
O novo Standard Global de Devoluções de Produtos complementa e estende a abrangência do standard de Autenticação de Produto e Rastreabilidade da GS1, sistema robusto e respeita as regras e normas regulatórias vigentes na maioria dos países. Integra plataformas de devolução como Rapid Recall Exchange (EUA), Recallnet (Austrália) ou Product Recall Programme (Canadá).
“Vai permitir às diversas partes interessadas (ou stakeholders), implementar processos mais eficazes de devoluções – e respectivas notificações. Num processo de alerta e notificação de devoluções, este standard define, normaliza e harmoniza, os atributos críticos necessários à captura e à partilha entre parceiros de negócio e reguladores”.