Publicidade online potencia vendas de bens de consumo embalados
A publicidade online bem direccionada tem um retorno significativo para as marcas e bens de consumo embalados, revela um recente estudo.

Victor Jorge
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Um recente estudo da Nielsen Catalina Solutions, uma joint-venture entre a Nielsen e a Catalina Marketing, conclui que as marcas bens de consumo embalados geraram aumentos de vendas de quase três dólares (cerca de 2,4 euros) por cada dólar investido em publicidade online direccionada a um target específico.
O estudo, que analisou o universo de 300 marcas e 80 companhias, revela que a proporção de vendas conseguidas versus o valor investido em publicidade – numa relação de custo por mil – baseado em número de vendas actuais atingiu uma média de 2,97 dólares.
Os responsáveis pelo estudo admitem, no entanto, que as companhias da indústria de bens de consumo embalados, uma das categorias mais valiosas no universo da publicidade, ainda subvalorizam e estão sub-representadas na Internet e não a consideram no seu mix de investimento em media.
Segundo mostra o estudo, os marketeers da indústria de bens de consumo embalados gastaram mais de 22 mil milhões de dólares em publicidade, em 2011, incluindo 2 a 3 mil milhões de dólares em meios online, salientando que “estas conclusões revelam uma oportunidade para os profissionais da publicidade aumentarem as suas vendas”.
Ao monitorizar o retorno por dólar investido por segmento, o destaque vai para a categoria pet com 5,29 dólares, contra os 3,17 dólares nas bebidas e os 2,73 dólares dos produtos de saúde e beleza.
“A capacidade dos marketeers em chegarem ao segmento de consumidor desejado no meio mais apropriado com base na análise do shopper está a alterar o modo como se compra e vende publicidade”, referem os responsáveis do estudo. “Não só podemos provar que a publicidade online aumenta vendas, como o retorno dos gastos são significativos quando a análise por comprador é utilizada para optimizar a compra de publicidade”.