Bens de Grande Consumo perdem facturação
As vendas de Bens de Grande Consumo continuam a sua curva descendente, apesar de verificar-se uma diferença na performance entre MdF e MdD+PP. Enquanto as primeiras registam uma quebra, as marcas dos retalhistas continuam a subir.

Victor Jorge
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De acordo com os últimos dados do Scan Trends da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam facturação no período de 26 de Março a 22 de Abril, correspondente à quadrisemana 13 a 16 do ano 2012.
Segundo apuram os dados da consultora, as Marcas de Fabricante (MdF) decresceram a facturação em 5,3%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiros Preços (MdD+PP) cresceram +5,9%.
Em resumo, a Alimentação tem vindo a registar um desaceleração, vendendo praticamente o mesmo que no ano passado, verificando-se um crescimento de somente 0,5% face ao mesmo período de 2011.
Nesta categoria, as MdD+PP cresceram 7,1%, enquanto as MdF perderam vendas em valor (-3,7%).
Nas Bebidas, categoria que estava a registar uma tendência de recuperação, a consultora destaca um decréscimo de 5,1% no período em análise, apontando as temperaturas baixas verificadas na Páscoa como uma contribuição para esta performance negativa.
Os fabricantes de bebidas registaram uma performance particularmente negativa, ao cair 8,8%, enquanto as MdD+PP tiveram comportamento inverso (+10,4%).
Na categoria Higiene do Lar, a quebra global continua a verificar-se, com as MdF a decrescer 7,2% e as MdD+PP a perderem 5,6%.
Finalmente, na Higiene Pessoal a Nielsen indica uma quebra das MdF de 5,7% para a quadrisemana em análise, enquanto as MdD+PP evoluíram positivamente (+2,8%).
Veja os quadros principais do Scan Trends da Nielsen relativamente à quadrisemana 13 a 16 (de 26 de Março a 22 de Abril de 2012):