Atrasos na construção afectam abertura de shoppings
Os atrasos na construção podem afectar a previsão de abertura de shoppings para este ano, um total de 6,4 milhões de metros quadrados, revela a Cushman & Wakefield
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
As aberturas de novos centros comerciais na Europa foram afectadas por atrasos na construção em diversos mercados em 2011, segundo a mais recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W).
Se todos os projectos com conclusão prevista até final de 2011 tivessem efectivamente inaugurado, o valor de promoção teria aumentado cerca de 6,8 milhões de metros quadrados, mais 15% em relação ao stock de 2010.
Contudo, os atrasos registados nalguns países como a Rússia, Turquia e Itália, fizeram com que as aberturas de 2011 chegassem apenas aos 5,9 milhões de metros quadrados, número idêntico a 2010.
Dos 34 países analisados no estudo, 19 apresentaram descidas na inauguração de novos espaços comerciais face a 2010, especialmente a Republica Checa, Áustria, Eslováquia, Croácia e Bulgária, onde não se registaram aberturas no ano passado.
Em 2011, inauguraram apenas 197 centros comerciais na Europa. Destes, 117 abriram no segundo semestre do ano. A Europa Central e de Leste foi responsável por 65% do novo espaço comercial. À semelhança dos últimos anos, a Rússia e a Turquia foram dos mercados mais activos neste sector, liderando na abertura de novos centros comerciais.
Leste e centro da Europa lideram aberturas
Os maiores projectos concluídos na Europa em 2011 foram o Westfield Stratford City em Londres, Reino Unido (176.500 m2), o Marmara Forum em Istanbul, Turquia (156.000 m2) e o Marineda City em La Coruña, Espanha (146.000 m2).
A 1 de Janeiro de 2012, a área bruta locável (ABL) total de centros comerciais na Europa era de 139,9 milhões de metros quadrados.
Em 2012/2013, segundo as actuais previsões, deverão inaugurar 10,9 milhões metros quadrados, dos quais 6,4 milhões têm abertura prevista para este ano.
No entanto, possíveis atrasos podem alterar outra vez os números previstos. A Europa Central e de Leste continuam a liderar o pipeline de novos centros comerciais nos próximos dois anos contabilizando mais de 61% da área nova em projecto. Os maiores centros comerciais previstos para 2012/2013 são os OZ Mall em Krasnodar, Rússia (169.000 m2), Mall of Istanbul (135.000 m2) e Puerto Venecia em Saragoça, Espanha (123.500 m2).