Governo a trabalhar para que se introduza “transparência nos preços”
A ministra da Agricultura pretende “acabar as relações tensas entre o sector da produção de leite e a distribuição”. Para tal, nada melhor do que introduzir transparência nos preços.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, afirmou recentemente que o Governo está a trabalhar para que “se introduza transparência nos preços”, o que terá por consequência “acabar as relações tensas entre o sector da produção de leite e a distribuição”.
Assunção Cristas, acrescentou que o Governo está a trabalhar na “Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar (PARCA), que vai fazer com que todo este processo, que vai desde a produção até ao consumo final, seja transparente”, salientando ainda que “precisamos de ter uma cadeia alimentar em que todos ganhem na medida do seu trabalho, dos custos que têm e do seu empenho”.
A ministra responsável pela pasta da agricultura no governo de Passos Coelho afirmou, também, que continuará a trabalhar contra o fim das quotas leiteiras previsto para 2015, considera, no entanto, que “não é fácil um país que está com assistência financeira dizer que é contra esta decisão, mas estamos a preparar para uma transição, caso não seja possível voltar atrás”.
A Ministra enalteceu a produção leiteira que, em Portugal, é “excedentária e auto-suficiente, sendo um sector que tem contribuído para diminuir o défice, é urgente valorizar os produtos, exportar mais e fomentar boas relação entre toda a cadeia alimentar, para que se possa ter nos hipermercados bons lacticínios portugueses”.