Retalhistas afirmam-se empenhados na utilização eficiente dos recursos
O último relatório do Fórum Europeu dos Retalhistas para a Sustentabilidade revela que os factores ambientais são mais do que nunca tidos em conta pelos retalhistas, nas suas decisões comerciais.
Victor Jorge
Campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros
ERP Portugal quer portugueses a reciclar mais pilhas até ao final do ano
Burger King Portugal e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Baoli alarga portefólio com o novo modelo KBP 14-20
Feliz natal
Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025
Lusifrota garante 3,4 M€ de euros para projeto de automatização de transportes
Vendas nos Centros Comerciais cresceram 31,5% em relação a 2023
Adega de Palmela comemora no próximo ano 70 anos com evento especial
Patrícia Carvalho: “As metas estabelecidas no âmbito do Pacto Português para os Plásticos são bastante ambiciosas”
O último relatório do Fórum Europeu dos Retalhistas para a Sustentabilidade revela que os factores ambientais são mais do que nunca tidos em conta pelos retalhistas, nas suas decisões comerciais. As empresas participantes no fórum estão a prestar mais atenção à ecologização das suas cadeias de abastecimento e sistemas de distribuição sustentável, bem como à utilização de energias renováveis.
No texto emitido pela Comissão Europeia lê-se que é, assim, comprovado que “a responsabilidade ambiental faz cada vez mais sentido no domínio do comércio e contribui para as políticas da UE de promoção da produção e do consumo sustentáveis”.
O Comissário responsável pelo pelouro do ambiente, Janez Potočnik, afirmou que “os retalhistas estão numa boa posição para apoiar a utilização eficiente dos recursos: têm a possibilidade de influenciar o desempenho ambiental das suas cadeias de abastecimento e promover alterações no comportamento dos consumidores. Os compromissos ambientais assumidos pelos membros do Fórum dos Retalhistas demonstraram até onde é possível ir e eu gostaria que a sua experiência positiva fosse alargada através da adopção mais ampla e generalizada de práticas sustentáveis adequadas. O sector retalhista tem muito a ganhar com o reforço da confiança dos consumidores na credibilidade das asserções e medidas ambientais. Faço votos para que o Fórum dos Retalhistas tenha êxito no desenvolvimento das ferramentas necessárias para esse fim”.
Os retalhistas participantes no fórum comprometem se a tomar medidas ambientais específicas destinadas a contribuir para o consumo sustentável e a utilização eficiente dos recursos. Desde a criação do Fórum em 2009, os objectivos e as realizações dos seus membros têm sido objecto de monitorização anual. O último relatório de monitorização descreve os 390 compromissos ambientais expressos em 2010, repartidos por três categorias (“o que vendemos”, “como vendemos” e “comunicação”) – mais 100 do que em 2009.
O relatório ressalta diversas realizações no domínio das boas práticas. Para promover a sustentabilidade da cadeia de abastecimento, o grupo Metro, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), introduziu um programa de formação dos fornecedores nos países em desenvolvimento e emergentes.
O grupo Auchan conseguiu economias da ordem de 10.000 toneladas em materiais de embalagem, tendo o grupo Mercadona eliminado, em 150 estabelecimentos, 80% dos sacos de plástico de utilização única.
Já a Tesco UK alcançou o objectivo de não enviar quaisquer resíduos para aterros, enquanto a Inditex reduziu de 42% o consumo médio de energia eléctrica em 840 estabelecimentos, identificando o relatório mais exemplos de compromissos assumidos por retalhistas específicos.
O relatório revela também que os compromissos reflectem cada vez mais as recomendações e boas práticas descritas nas publicações do Fórum, nos seguintes domínios: produção sustentável de madeira, rotulagem ecológica, eficiência energética e pegada de carbono dos estabelecimentos, informação sobre o ciclo de vida ambiental dos produtos, informação ao consumidor, embalagem, transportes e logística.