A edição do Jornal Hipersuper: entrevista a Luís Pereira Santos, Director de Marketing Global e Director Vendas Portugal da Sovena
Hoje no Hipersuper: entrevista Luís Pereira Santos, Director de Marketing Global e Director Vendas Portugal da Sovena, o mercado do luxo, a Mercadona, ADN da Distribuição, Análise Kantar Worldpanel (detergentes roupa máquina), guia novas funções, opiniões e especial “Sabor do Ano” com todos os vencedores.
Victor Jorge
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Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para a entrevista a Luís Pereira Santos, Director de Marketing Global e Director Vendas Portugal da Sovena, que viu a marca de azeite Oliveira da Serra chegar à liderança do mercado de azeite nacional.
O Jornal Hipersuper quis saber o que trouxe a marca da Sovena à liderança do mercado nacional de azeites, bem como o que está preparada para manter-se no topo das preferências dos consumidores portugueses.
Certo é que a liderança não é uma obsessão, salientando Luís Pereira Santos que “o mais importante é que a marca continua sólida e coerente com o seu DNA de inovação”.
O luxo e a moda portuguesa
A falta de reputação e de comunicação desabilitam as marcas de luxo portuguesas em competição nos mercados internacionais, conclui a tese de mestrado de Dulce Ferreira, aluna do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e que o Jornal Hipersuper publica em exclusivo.
O universo Mercadona
A análise da Daymon Worldwide, traz-nos um histórico do que é o universo do maior retalhista em Espanha: Mercadona. Fundada em 1977, a Mercadona passou de oito lojas apenas em Valência, para em 2006 chegar aos 1.000 pontos de venda.
Além do histórico do retalhista, a Daymon Worldwide levanta, também, um pouco do véu que possibilitou à Mercadona obter poupanças através da implementação de algumas medidas.
ADN da Distribuição
José António Rousseau escreve a segunda parte do 6.º Gene do ADN da Distribuição dedicado à “Localização”. Segundo este especialista em distribuição moderna e docente no IADE/IPAM, “a localização do ponto de venda pode ser excelente sob todos os pontos de vista, mas os seus custos, sendo excessivos, podem inviabilizar a sua rentabilidade”.
Análise Kantar Worldpanel
Na “Produção”, além da entrevista a Luís Pereira Santos, Director de Marketing Global e Director Vendas Portugal da Sovena, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “detergentes roupa máquina”, salientando que o aumento da compra média por acto em 1,5% e a evolução do preço médio em 1% puxou o mercado para o positivo.
Novas funções criam emprego
No “Emprego&Formação”, levantamos um pouco do véu do Guia das Novas Funções, desenvolvido pela Michael Page. Neste guia, a consultora de recrutamento especializado revela que o Marketing Online Manager é, por exemplo, uma das funções que mais procura tem registado devido ao crescimento das áreas digitais que impulsionam o aparecimento de novos canais de venda.
Opiniões
As “Opiniões” desta edição pertencem a Pedro Fernandes (Edigma), “O gim da globalização (como a conhecemos)”; Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Downbuying”; Rafael Cerveira Pinto (Squadra), “O marketing e o desemprego”; e Pedro Santos (Hays), “Motivar os colaboradores em tempos de crise”.
Especial “Sabor do Ano”
Esta edição do Jornal Hipersuper revela, também, os vencedores da edição “Sabor do Ano” 2012.
Incluído neste especial está, também, a entrevista a Rui Amaral, Director-geral da Tryp Network, responsável por esta iniciativa. Concluída que está a edição de 2012 do “Sabor do Ano”, Rui Amaral revelou que a Tryp prepara já o lançamento de dois novos conceitos que vão avaliar a satisfação dos consumidores nas áreas de cosmética e bricolage.
Além disso, entrevistámos, igualmente, a Directora e sócia da Fullsense, Marta Carvalho, responsável pela análise sensorial na prova dos produtos “Sabor do Ano.