Exportações espanholas de vinho disparam a duplo dígito
Os primeiros 11 meses de 2011 foram profícuos para as exportações espanholas de vinho, apresentando crescimentos de duplo dígito.

Victor Jorge
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
De acordo com os últimos números do Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV), as exportações espanholas de vinho dispararam 26,5% entre Janeiro e Novembro de 2011, ao comercializar 2,036 mil milhões de litros face ao mesmo período de 2010, alcançando um valor de 2,045 mil milhões de euros, ou seja, mais 17,5% que em período homólogo.
O preço médio desceu, contudo, 7,1% face aos mesmos 11 meses de 2010, para um euro por litro.
O crescimento das exportações foi impulsionado por quase todas as categorias de vinho, com os néctares sem Denominação de Origem (DOC) a granel aumentaram 44,2%, em volume, e 52,1%, em valor, sendo que os vinhos com DOC engarrafados cresceram 19,9% e 17,7%, respectivamente.
Já as exportações de espumantes e cavas registaram um incremento de 17%, em volume, e 11,1%, em valor, com os vinhos sem DOC engarrafados a recuperaram vendas, com subidas de 9,3 e 7,8% em volume e valor, respectivamente.
Como mercados de destino, destaque para as vendas de vinhos sem DOC a granel para Itália (+211%), China /+51%), Rússia /+34,5%) e França (+28%), mercados que, aliás, concentram cerca de 60% das exportações totais de vinho.