GS1 optimiza a política de privacidade na tecnologia de RFID
A GS1 anuncia o lançamento da Privacy Impact Assessment (PIA) – Avaliação de Impacto na Privacidade como ferramenta a ser usada na tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência) e EPC (Electronic Product Code).
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Victor Jorge
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A PIA, desenvolvida pela GS1 em colaboração com as suas organizações membros e entidades parceiras, responde às orientações da Comissão Europeia, sobre protecção de dados pessoais, direccionadas à indústria que recorre à tecnologia RFID.
“O ano de 2011 constitui um marco na evolução do conceito da PIA – Avaliação de Impacto de Privacidade, tornando-o numa realidade na Europa”, afirma Gerald Santucci, chefe da Unidade de RFID na Sociedade da Informação da Comissão Europeia.
“Graças ao excelente trabalho de equipa e de colaboração desenvolvido entre empresas, organizações de consumidores, especialistas jurídicos em privacidade e em protecção de dados, foi possível delinear uma ferramenta que avalia o impacto da privacidade no campo da RFID. O lançamento da ferramenta GS1 para avaliações de impacto sobre privacidade em RFID constitui, inegavelmente, um grande passo para o desenvolvimento desta tecnologia na Europa e no Mundo. E constitui um compromisso, para 2012, na continuidade de mais progressos ao nível do design da aplicação de RFID, bem como no aumento da confiança nesta tecnologia”, reitera ainda Gerald Santucci.
A ferramenta agora lançada visa ajudar empresas, sobretudo as pequenas e médias empresas (PME’s), a identificarem e prevenirem eventuais riscos relacionados com a privacidade de dados pessoais e que passos devem tomar caso surja um evento de violação de privacidade.
Esta ferramenta baseia-se no quadro PIA, recomendado em Abril deste ano pela Comissão Europeia e pela Autoridade Europeia para a Protecção de Dados (também conhecido como Artigo 29º), bem como pela GS1 e por diversas associações industriais.
“Este é um passo importante, uma vez que a indústria continua a cimentar um diálogo construtivo com a Comissão Europeia e com Autoridades dos Estados-Membros, com vista à promoção do uso de aplicações RFID”, afirma Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1. “A ferramenta baseia-se no compromisso, de longa data, no contexto das Normas GS1 EPCglobal, em dar resposta a questões relacionadas com a privacidade de dados pessoais. Estamos muito satisfeitos por constatar que várias organizações de diversos países já estão a usar esta ferramenta”, refere ainda Miguel Lopera.
A ferramenta foi delineada de modo a permitir que uma empresa possa identificar e estruturar principais áreas de risco de privacidade, oferecendo-lhe, simultaneamente, medidas para controlar o mesmo. Pretende-se que seja uma ferramenta flexível para que possa ser usada por empresas de vários sectores de actividade e dimensões. Diversas empresas, desde retalhistas, fabricantes, operadores logísticos ou prestadores de serviços tecnológicos, já anunciaram que vão utilizar a ferramenta para novas aplicações de RFID, entre as quais se encontram Carrefour, Metro Group, Walmart/ Asda, Procter&Gamble, Deutsche Post, DHL, Checkpoint.
“O modelo PIA, desenvolvido pela GS1, ajuda retalhistas e indústria de bens de grande consumo a avançarem, ainda mais, em questões de privacidade e segurança dos seus sistemas de RFID. E este é mais um passo rumo a uma implementação mais responsável, em benefício do interesse dos consumidores, da aplicação de RFID”, refere Gerd Wolfram, director da Metro Systems.
Por sua vez, Sandy Hughes, Past Charmain da Internacional Association of Privacy Professionals, destaca que “salvaguardar a privacidade é fundamental para a existência de uma correcta e responsável aplicação e implementação da tecnologia RFID. E o desenvolvimento da ferramenta PIA da GS1 fornece um processo global que assegura o respeito e o controlo pela privacidade, constituindo um importante passo no desenvolvimento da RFID”.