58% dos portugueses fazem as compras de Natal duas semanas antes
É nas duas semanas que antecedem o Natal que se verifica o maior volume de consumo. Mais de metade dos consumidores efectua a suas compras de Natal nas duas últimos semanas.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A grande maioria dos portugueses realiza as compras de Natal 15 dias antes do dia. Esta é a conclusão Observador Cetelem que apresentou, recentemente, um estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011.
Se 36% dos consumidores portugueses prepara as compras com um mês de antecedência, a grande maioria (46%) fá-las nas duas semanas que antecedem o dia, existindo ainda 12% que deixa, como se costuma dizer, “tudo para a última”, realizando-as na última semana.
Ainda na análise do planeamento das compras de Natal, destaca-se o facto das mulheres iniciarem as compras com maior antecedência que os homens. Se 43% das mulheres começa a preparar o Natal com um mês de antecedência, 51% dos homens fá-lo duas semanas antes. Esta análise mostra ainda que são os indivíduos do sul (56%) e do Porto (52%) que mais optam por fazer as compras duas semanas antes. As regiões do país com maior planeamento são a zona norte e o centro, onde 42% e 44% dos inquiridos, respectivamente, iniciam as compras até um mês antes.
“O facto da maior parte dos consumidores portugueses iniciar as suas compras de Natal até duas semanas antes, justifica-se pelo facto de ser nesta altura que a maioria recebe o subsídio de Natal. Como sabemos 82% dos consumidores revelou que recorre ao subsídio de Natal para fazer as comprar presentes e como tal, é natural que só o façam depois de o receber”, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Um dado também a destacar deste estudo do Observador Cetelem é o facto de 25% dos inquiridos afirmar que costuma esperar pelas promoções e saldos após o Natal para fazer algumas compras de Natal, percentagem que chega mesmo aos 30% nos indivíduos entre os 25 e os 34 anos.