Portugal com 2.ª maior quebra na produção industrial
A produção industrial em Portugal caiu 5,8% em Setembro face ao mês anterior de Agosto, a segunda maior descida entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), e recuou 2% em termos homólogos, avançou o Eurostat.

Hipersuper
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
A produção industrial em Portugal caiu 5,8% em Setembro face ao mês anterior de Agosto, a segunda maior descida entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), e recuou 2% em termos homólogos, avançou o Eurostat.
De acordo com dados divulgados pelo gabinete de estatísticas europeu, a produção industrial na zona euro caiu 2% em Setembro face ao mês anterior, ao passo que no total dos 27 da UE baixou 1,3%, depois de, em Agosto, ter registado subidas de 1,4 e 1%, respectivamente.
Na comparação mensal feita pelo Eurostar (Setembro 2011 vs Agosto 2011), a produção de bens caiu 4,2% na zona euro e 3,1% na UE27, enquanto os bens duráveis caíram 3,8 e 1,7%, respectivamente. Já os bens intermédios decresceram, 2,2% na zona euros e 1,7% na UE27, enquanto a produção de bens não duráveis registaram uma variação negativa de 1,3 e 0,5%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com maiores descidas, além de Portugal (-5,8%), a liderança pertenceu à Estónia (-10,9%), seguida da Itália (-4,8%), Irlanda (-3,5%) e Alemanha (-2,9%). Já do lado das subidas, destaque para a Eslováquia (+3.2%), Polónia e Suécia (ambos com +1.9%) e Eslovénia (+1.5%).
Na comparação anual, o Eurostat indica uma subida na produção de 5,7% na zona euro e de 6% na UE27, aumentando a produção de bens intermédios 2 e 2,2%, respectivamente.
Os bens não duráveis, por sua vez, subiram a produção em 0,6% na zona euros e 1,1% na UE27, enquanto os bens duráveis caíram 1,3 e 1,4%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com maiores variações positivas estão a Letónia (+9.6%), Lituânia (+8.3%) e Polónia (+7.9%), enquanto as maiores descidas foram registadas na Itália (-2.7%), Grécia (-2.3%) e Dinamarca (-2.2%).