Portugal com 2.ª maior quebra na produção industrial
A produção industrial em Portugal caiu 5,8% em Setembro face ao mês anterior de Agosto, a segunda maior descida entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), e recuou 2% em termos homólogos, avançou o Eurostat.

Hipersuper
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Aldi celebra sabores italianos
Quinta de Chocapalha lança nova colheita de Castelão com assinatura de terroir de Alenquer
Delta Q lança o café mais intenso da marca
Gleba junta-se ao Uber Direct para entregas ultra-rápidas de pão artesanal
Almeida Garrett Wines apresenta novo Pét-Nat Rosé 2024 na Livraria Bertrand
Manpower reforça operação em Portugal com novas áreas de especialização
Vitacress lança novas saladas funcionais para reforçar imunidade e combater a fadiga
Celeste celebra o Dia da Mãe com dois lançamentos doces e emotivos
Sumol lança edição limitada de verão com novo sabor a limão e homenagem às praias portuguesas
A produção industrial em Portugal caiu 5,8% em Setembro face ao mês anterior de Agosto, a segunda maior descida entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), e recuou 2% em termos homólogos, avançou o Eurostat.
De acordo com dados divulgados pelo gabinete de estatísticas europeu, a produção industrial na zona euro caiu 2% em Setembro face ao mês anterior, ao passo que no total dos 27 da UE baixou 1,3%, depois de, em Agosto, ter registado subidas de 1,4 e 1%, respectivamente.
Na comparação mensal feita pelo Eurostar (Setembro 2011 vs Agosto 2011), a produção de bens caiu 4,2% na zona euro e 3,1% na UE27, enquanto os bens duráveis caíram 3,8 e 1,7%, respectivamente. Já os bens intermédios decresceram, 2,2% na zona euros e 1,7% na UE27, enquanto a produção de bens não duráveis registaram uma variação negativa de 1,3 e 0,5%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com maiores descidas, além de Portugal (-5,8%), a liderança pertenceu à Estónia (-10,9%), seguida da Itália (-4,8%), Irlanda (-3,5%) e Alemanha (-2,9%). Já do lado das subidas, destaque para a Eslováquia (+3.2%), Polónia e Suécia (ambos com +1.9%) e Eslovénia (+1.5%).
Na comparação anual, o Eurostat indica uma subida na produção de 5,7% na zona euro e de 6% na UE27, aumentando a produção de bens intermédios 2 e 2,2%, respectivamente.
Os bens não duráveis, por sua vez, subiram a produção em 0,6% na zona euros e 1,1% na UE27, enquanto os bens duráveis caíram 1,3 e 1,4%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com maiores variações positivas estão a Letónia (+9.6%), Lituânia (+8.3%) e Polónia (+7.9%), enquanto as maiores descidas foram registadas na Itália (-2.7%), Grécia (-2.3%) e Dinamarca (-2.2%).