Actividade económica com pior variação homóloga desde Março de 1984
Desde 1984 que a actividade económica em Portugal não registava níveis tão baixos. Curiosamente, o pior resultado foi mesmo obtido pouco depois de o Governo ter recorrido FMI, mas em 1984.
Lusa
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O indicador coincidente da actividade económica do Banco de Portugal (BdP) caiu em Setembro 3% relativamente ao ano anterior, agravando a tendência negativa que se regista desde o início do ano.
Segundo os dados hoje [Sexta-feira] divulgados pelo BdP, a actividade económica em Portugal caiu pelo oitavo mês consecutivo e registou a pior variação homóloga mensal desde Março de 1984 – pouco depois de o Governo da época ter recorrido ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em todos os meses desde Janeiro (em que a variação foi nula), o indicador tem sucessivamente registado valores mais negativos. Em Julho, o indicador caiu 1,8%; em Agosto, 2,4%.
Também o indicador coincidente para o consumo privado do Banco de Portugal caiu em Setembro 4,4% relativamente ao mesmo mês do ano anterior – a pior queda desde que há dados disponíveis (Janeiro de 1978).
O indicador para o consumo privado do BdP mede a evolução do consumo dos particulares em Portugal. Desde dezembro de 2010 que todos os meses a variação deste indicador tem sido negativa.
A variação acumulada até Setembro do indicador do consumo privado é também negativa – uma taxa de variação de menos 2,7%.