Bosch prevê investir 65 milhões de euros até 2013
Depois de ter investido já 130 milhões de euros nos últimos cinco anos, o grupo Bosch admite investir mais 65 milhões em Portugal até 2013.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Ao comemorar o 100.º aniversário em Portugal e depois de ter investido, nos últimos cinco anos, cerca de 130 milhões de euros nas suas fábricas portuguesas, o grupo fundado em 1886 por Robert Bosch, anunciou a previsão de um investimento de 65 milhões de euros até 2013, particularmente, nas áreas de componentes electrónicos, sistemas de navegação e termotecnologia.
Durante o evento que marcou o centenário da Bosch no nosso País, Rudolf Colm, membro do Conselho de Administração do grupo Bosch, referiu que, “para as actividades globais do grupo Bosch, Portugal é um local de produção importante. Os produtos aqui fabricados são exportados para mais de 60 mercados espalhados por todo o mundo”, salientando ainda que, actualmente, o grupo alemão “é um dos maiores empregadores estrangeiros e o quarto maior exportador em Portugal”.
Em 2010, as empresas do grupo Bosch em Portugal registaram um crescimento de 27% nas vendas, e ultrapassaram, pela primeira vez, a marca de mil milhões de euros. Mais de 900 milhões de euros resultaram de exportações, o que fez com que a Bosch Portugal fosse o quarto maior exportador.
Em 2010, as vendas no mercado interno foram superiores a 260 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 2% em comparação com o ano anterior.
Para 2011, a Bosch espera que as vendas das suas subsidiárias portuguesas cresçam ainda mais, para valores próximos dos 1.1 mil milhões de euros, incluindo as exportações. Em 2010 e após a crise de 2008 e 2009, o número de colaboradores aumentou novamente para cerca de 3.500, esperando a companhia integrar mais 200 colaboradores este ano.
Actualmente, o grupo Bosch tem seis subsidiárias a operar em Portugal. Em 1988 a Bosch adquiriu uma participação maioritária na Vulcano Termodomésticos SA, actualmente designada Bosch Termotecnologia SA (com sede em Aveiro), tendo o grupo, desde dessa data e até ao momento, produzido mais de 20 milhões de esquentadores, que foram exportados para mercados de todo o mundo.
Para este unidade de Aveiro está planeada uma nova linha de montagem para caldeiras altamente eficientes em termos energéticos, o que permitirá a entrada da Bosch Termotecnologia no ramo da tecnologia de condensação e, por conseguinte, introduzir em Portugal uma tecnologia chave na área do aquecimento. Paralelamente, a Bosch tem vindo a produzir painéis solares em Aveiro desde 2007, acrescentando recentemente as bombas de calor à sua gama de produtos fabricados naquele local.
Além deste negócio, a Bosch produz autorrádios desde 1990, em Braga, tendo, em 2010, aempresa, agora conhecida como Bosch Car Multimedia Portugal, produziu um total de 3,3 milhões de autorrádios e 1,5 milhões de sistemas de navegação. Negócio novo foi, também iniciado em 1996, com a Bosch a entrar no negócio dos travões em Portugal, através de uma fábrica em Abrantes, actualmente conhecida como Robert Bosch Travões. A Bosch Security Systems, localizada em Ovar, produz sistemas de segurança há quase 10 anos. Paralelamente, a Bosch tem ainda duas entidades comerciais localizadas em Lisboa – a Robert Bosch SA, responsável pelas vendas e serviço ao cliente de produtos da área automóvel e ferramentas eléctricas e a BSHP Electrodomésticos Lda, subsidiária da Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH, uma joint-venture entre a Siemens e a Bosch.