Porto Gran-Plaza é primeiro shopping com certificação 100 R
O 100R foi responsável por encaminhar mais de 500 toneladas através das suas 30 certificações.

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Centro Comercial Porto Gran-Plaza, localizado na cidade portuense, é primeiro centro comercial no País a receber a certificação 100R – Reciclagem 100% Garantida.
O selo certifica eventos, espectáculos e espaços comerciais, garantindo que os resíduos de embalagens gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados correctamente para reciclagem.
“Desde a criação deste selo, há três anos, têm sido várias as entidades que adoptaram práticas mais sustentáveis. O comprometimento com a boa gestão de resíduos é uma realidade crescente, contribuindo para dar um destino adequado aos resíduos de embalagens”, sublinha Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde, a entidade responsável pela criação do 100R em 2008.
O espaço comercial do Porto tem um conjunto de 70 lojas distribuídas por 5 pisos. No âmbito da certificação 100R, a Imorendimento Active Services, entidade gestora do shopping, reformulou a gestão dos resíduos com implementação de novas práticas ambientais.
“O processo de certificação envolveu a reestruturação do sistema de recolha e tratamento de resíduos e uma acção de formação a todos os intervenientes na gestão diária, nomeadamente lojistas e prestadores de serviços”, explica Bento Aires, responsável de operações da Imorendimento Active Service.
“Foram depositados em aterro menos 16% de resíduos indiferenciados, enviados para reciclagem mais 36%, assim como enviadas para compostagem 25 toneladas de resíduos orgânicos”, Bento Aires, responsável de operações da Imorendimento Active Service.
Desde o lançamento, o 100R foi responsável por encaminhar mais de 500 toneladas através das suas 30 certificações.