Amanhã no Hipersuper: Entrevista a Carlos Maia, Director-geral da Staples
Nesta edição do Hipersuper: entrevistas Staples e Orivarzea, mercados de arroz e massas, análise Kantar Worldpanel (azeitona), vodka Russian Standard, Nespresso, IVA+IEC no vinho, Conselho dos Notáveis.

Hipersuper
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Nesta edição do Jornal Hipersuper trazemos uma entrevista ao director-geral da Staples Portugal. No ano em que comemora o seu 15.º aniversário em Portugal e depois de terem surgido alguns rumores a dar conta de uma possível saída da Staples do nosso País, Carlos Maia deixou claro que “a Staples não vai sair de Portugal”.
O investimento de 100 milhões de euros, previsto para a abertura de 15 lojas até 2014, fica, no entanto, congelado até à vinda de melhores dias, ou seja, condições económicas e de consumo.
Na “Produção”, entrevistámos o responsável comercial pelo maior produtor de arroz em Portugal e o maior produtor na Europa no tipo carolino. Jorge Parreira, admite que “hoje, come-se em Portugal arroz de vários pontos do mundo em que a qualidade do mesmo jamais se pode comparar com o arroz produzido em Portugal”.
Contudo, são, na opinião de Jorge Parreira, muitas as empresas que gostam de utilizar a denominação “Made in Portugal” nas suas embalagens. “Está na moda”, diz o director comerical da Orivarzea.
Para complementar, de alguma forma, a entrevista de Jorge Parreira, trazemos uma análise ao mercado de arroz e massas em Portugal. Ouvidos os profissionais destes mercados, de modo geral existe unanimidade de que não haverá uma mexida na taxa de IVA a que os seus produtos estão sujeitos.
Para finalizar a “Produção”, a Kantar Wordpanel analisa o mercado de “Azeitona”. De acordo com a consultora, este foi uma das categorias que mais cresceu no total FMCG. Contudo, se para o crescimento em valor, MdF e MdD contribuíram praticamente de igual forma, em volume a primazia pertenceu às MdF.
Nas “Bebidas”, damos a conhecer a nova vodka que chega ao mercado português. Produzida a partir da receita secular o russo Dmitri Mendeleev, a vodka Russian Standard chega ao nosso País pelas mãos da em, portuense Luxury Drinks.
Nas “Bebidas”, mais concretamente no café, a Nespresso apresentou, também, uma novidade. De seu nome Dhjana, é a primeira edição limitada 100% sustentável da Nespresso.
Nos “Vinhos”, trazemos a preocupação da fileira quanto a uma possível mexida na taxa do IVA e de uma eventual e futura taxação de IEC. Palavras como preocupação, retracção do consumo, prejudical ao sector, devastador, dramático, entrave ao crescimento ou machadada final no sector do vinho foram ouvidas para este artigo.
O Jornal Hipersuper publica, em primeira mão, a carta enviada pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) à ministra da Agricultura, Assunção Esteves.
No “Conselho dos Notáveis”, fazemos uma espécie de balanço destes primeiros tempos de Governo PSD/CDS-PP.
Quanto aos artigos de opinião, ficaram a carga de Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Livres”; e Pedro Santos (Hays), “Exportação ou importação: qual a melhor opção”.