Electrodomésticos animam sector tecnológico
Apenas os sectores de grandes e pequenos electrodomésticos aumentam a facturação no quarto trimestre de 2010

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O mercado português de produtos tecnológicos recuou 5,4% para 760 milhões de euros no quarto trimestre de 2010 face a igual período do ano anterior, segundo o índice GfK TEMAX.
As categorias fotografia, tecnologias de informação, electrónica de consumo, telecomunicações e equipamento de escritório, registaram quebras na facturação (de -2.6.%, -4.9%, -8.8% e -25.3% respectivamente). Apenas os sectores de grandes e pequenos electrodomésticos contrariam esta tendência
Grandes Electrodomésticos
No quarto trimestre de 2010, o sector dos grandes electrodomésticos cresceu 6.7% para 176 milhões de euros. Entre Janeiro e Dezembro de 2010, facturou 639 milhões euros, ou seja, mais 9.1%.
Pequenos Electrodomésticos
O sector dos pequenos electrodomésticos cresceu 3.6% para 75 milhões de euros no quarto trimestre deste ano. O volume de vendas acumulado foi de 223 milhões de euros, mais 4.3%.
Fotografia
O mercado de fotografia facturou 31 milhões de euros, menos 2.6%. As câmaras digitais continuam a registar crescimento mas as molduras digitais apresentaram uma quebra na facturação de dois dígitos. No acumulado do ano, este sector cresceu 6.4% para 105 milhões euros.
Tecnologias de Informação
No quarto trimestre de 2010, o mercado das TI registou uma quebra de 4.9% para 140 milhões de euros. As vendas acumuladas caíram 4.4% para 487 milhões. Os portáteis que representam já mais de dois terços do sector mas estão em queda.
Electrónica de Consumo
O mercado de electrónica de consumo apresentou caiu 8.8% para 195 milhões. Com a excepção das LCD TV, os auscultadores e HD Recording Media, todas as categorias analisadas pelo TEMAX registaram quebras na facturação.
Telecomunicações
O sector de telecomunicações recuou 13.7% no quarto trimestre de 2010 para 103 milhões EUR. Os smartphones mantêm a tendência positiva e têm ganho cada vez mais importância neste mercado.
Equipamento de Escritório
O sector de equipamento de escritório apresentou uma variação homóloga negativa de -25.3%, e registou um volume de vendas de 41 milhões de euros.