Electrodomésticos animam sector tecnológico
Apenas os sectores de grandes e pequenos electrodomésticos aumentam a facturação no quarto trimestre de 2010

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O mercado português de produtos tecnológicos recuou 5,4% para 760 milhões de euros no quarto trimestre de 2010 face a igual período do ano anterior, segundo o índice GfK TEMAX.
As categorias fotografia, tecnologias de informação, electrónica de consumo, telecomunicações e equipamento de escritório, registaram quebras na facturação (de -2.6.%, -4.9%, -8.8% e -25.3% respectivamente). Apenas os sectores de grandes e pequenos electrodomésticos contrariam esta tendência
Grandes Electrodomésticos
No quarto trimestre de 2010, o sector dos grandes electrodomésticos cresceu 6.7% para 176 milhões de euros. Entre Janeiro e Dezembro de 2010, facturou 639 milhões euros, ou seja, mais 9.1%.
Pequenos Electrodomésticos
O sector dos pequenos electrodomésticos cresceu 3.6% para 75 milhões de euros no quarto trimestre deste ano. O volume de vendas acumulado foi de 223 milhões de euros, mais 4.3%.
Fotografia
O mercado de fotografia facturou 31 milhões de euros, menos 2.6%. As câmaras digitais continuam a registar crescimento mas as molduras digitais apresentaram uma quebra na facturação de dois dígitos. No acumulado do ano, este sector cresceu 6.4% para 105 milhões euros.
Tecnologias de Informação
No quarto trimestre de 2010, o mercado das TI registou uma quebra de 4.9% para 140 milhões de euros. As vendas acumuladas caíram 4.4% para 487 milhões. Os portáteis que representam já mais de dois terços do sector mas estão em queda.
Electrónica de Consumo
O mercado de electrónica de consumo apresentou caiu 8.8% para 195 milhões. Com a excepção das LCD TV, os auscultadores e HD Recording Media, todas as categorias analisadas pelo TEMAX registaram quebras na facturação.
Telecomunicações
O sector de telecomunicações recuou 13.7% no quarto trimestre de 2010 para 103 milhões EUR. Os smartphones mantêm a tendência positiva e têm ganho cada vez mais importância neste mercado.
Equipamento de Escritório
O sector de equipamento de escritório apresentou uma variação homóloga negativa de -25.3%, e registou um volume de vendas de 41 milhões de euros.