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Conheça as opiniões dos profissionais: O que foi 2010. E o que será 2011? (Parte II)

Segunda parte das opiniões deixadas pelos profissionais ao Jornal Hipersuper. as certezas de 2010 e as dúvidas relativamente a 2011.

Victor Jorge
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Conheça as opiniões dos profissionais: O que foi 2010. E o que será 2011? (Parte II)

Segunda parte das opiniões deixadas pelos profissionais ao Jornal Hipersuper. as certezas de 2010 e as dúvidas relativamente a 2011.

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2010 foi um ano caracterizado pelo aumento de consumo dos produtos de Marca da Distribuição e Primeiros Preços. Na parte final do ano, começou a verificar-se um aumento generalizado dos preços dos produtos de grande consumo, devido aos aumentos das matérias-primas e dos materiais de embalagem, onde se incluem as Marcas Próprias. Para 2011, não são esperados melhores resultados, sendo que as opções de negócio passam pelas alternativas aos mercados existentes, mas cumprindo os critérios rigorosos de transacções comerciais onde se incluem os pagamentos e os recebimentos.
José Carlos, Director Comercial da F.Lima

O Vinho Verde vai chegar ao fim de 2010 com exportações recorde, próximas dos 40M€, culminando assim cinco anos de crescimento consecutivo. O crescimento na exportação é liderado pelos EUA e pela Alemanha, países cujos mercados estão já em expansão. A região tem investido anualmente em dezenas de acções de promoção nesses mercados que consideramos prioritários. O Vinho Verde representa hoje 42% das exportações Portuguesas de vinhos DOC. Pelo contrário, o mercado nacional encontra-se recessivo e hiper sensível ao preço. Os preços médios descem, assim como o consumo per capita. A nossa estratégia para a década passa claramente pelo investimento num conjunto seleccionado de mercados de exportação.
Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão Executiva Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)

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O ano de 2010 ficará na história da Silvex como um ano de grande investimento em instalações e no incremento e aperfeiçoamento da nossa capacidade produtiva o que, acreditamos, que se irá repercutir de forma positiva nos resultados dos próximos anos.
Foi um ano de grande intensidade e esforço que resultou, apesar dos variadíssimos obstáculos, da crise e da descrença generalizada em que o país mergulhou, de forma positiva para a Silvex que viu a sua facturação crescer. Não nos deixamos contagiar negativamente e avançamos com investimentos que nos tornarão mais competitivos e criarão riqueza para Portugal e para os Portugueses.
Pedro Couto, Responsável Nacional de Vendas da Silvex Indústria de Plásticos e Papéis, SA

Para a Gateway 2010 foi um ano de muitas dificuldades sendo que o nosso sector reduziu drasticamente os investimentos habituais…com poucas aberturas de Shoppings e novas lojas, o mercado limitou-se ao existente onde a procura de cross-selling foi tremendamente confrontada com concorrências desmedidas para sobreviver derivado á grande pressão dos compradores em obter os menores preços possíveis…o que levou a que despedimentos, cash-flows mais reduzidos, reajustamentos internos e estratégias futuras já a partir de 2011 em seguirmos para outros mercados (Espanha/Angola), façam parte dos projectos futuros da nossa empresa…com toda a certeza que baixar os braços após 2 anos de pouco ânimo e com um 2011 pouco atractivo no mercado Português, não faz parte da nossa filosofia…se aqui não dá mais, vamos lá fora…
Carlos Truta, Managing Director, Gateway Portugal

O ano de 2010, no sector dos lácteos e julgo que, na generalidade dos sectores de grande consumo teve 2 períodos bem distintos: os primeiros 3 trimestres em que se manteve um nível de consumo similar ao ano anterior embora com um crescente esmagamento de margens para a industria e o ultimo trimestre no qual assistimos a uma “travagem “ brusca nas vendas e um reforço da pressão da distribuição sobre as empresas industriais. Para 2011 antevemos a continuação de uma forte pressão quer pela baixa do rendimento disponível e consumo, pela continuação de uma tendência de alta da matéria-prima e de outros factores de produção, quer pelas barreiras, cada vez maiores, no acesso dos produtos ao consumidor. Os principais desafios passarão por conseguir ser relevante para o cliente e para o consumidor apresentando propostas diferenciadoras numa equação de valor interessante e atractiva. Do ponto de vista da economia nacional será muito importante evitar a asfixia das PMEs, principais geradoras de emprego e riqueza, através de um reequilíbrio de peso e capacidade negocial.
Clara Moura Guedes, Administradora-delegada da Saloio

O Mercado de Congelados continuou a ter taxas de crescimento consideráveis derivado de um aumento do número de refeições em casa e de uma maior aderência a soluções convenientes para essas mesmas refeições. A Iglo com um dinamismo considerável em termos de inovação relevante para os consumidores conseguiu crescer face ao ano anterior. Para 2011, é esperado um acentuar das tendências do consumidor já verificadas em 2010. O nosso programa de inovação vai-se manter bastante activo e o principal desafio é conseguir continuar a ser relevante para os nossos consumidores e clientes perante as dificuldades que são esperadas em termos de consumo em 2011.
Rui Braga, Director-geral da Iglo Portugal

O ano de 2010 foi absolutamente desolador para o comércio e restauração tradicional, base da nossa operação e que retraiu a uma taxa superior a 10 %, tendo como impacto na nossa organização um nível apreciável de perca de vendas, com a necessária reorganização de custos e processos de gestão. Quanto a 2011 a expectativa é muito negativa, dada a previsão de encerramento de um número significativo de unidades comerciais, acelerada pela ausência e mesmo retracção de financiamentos e créditos. Assim, os principais desafios serão virados á sustentabilidade do negócio, procurando ajudar o tecido empresarial do comércio e restauração tradicional na manutenção das suas actividades.
Carlos Martins, Director-geral do grupo Manuel Nunes

O sector onde operamos teve uma tendência de crescimento face às dificuldades das famílias em manter o mesmo número de refeições em restaurantes, ao mesmo tempo que se sente que o mundo dos alimentos congelados é sem dúvida uma óptima alternativa nas vertentes qualidade/diversidade/preço.
Para 2011 o maior desafio é sem duvida o sustentarmos a nossa quota de mercado. Envolvimento sempre muito grande com o mercado consumidor para em tempo muito reduzido responder às suas expectativas e continuar a merecer a confiança da nossa marca.
Manuel Tarré, Director-geral da Gelpeixe

Em 2010 entre mortos e feridos sobrevivemos e em 2011 embora possamos esperar o melhor deveremos estar preparados para o pior.
José António Rousseau, Consultor e Professor de Distribuição

2010 foi, para a nossa empresa, um ano de bastante procura motivada pelas imposições legais relativas ao SNC, alterações de IVA e certificação ERP.
2011 será um ano muito mais difícil, principalmente a partir de Março altura em que a certificação deve estar concluída em quase todos os clientes.
O grande desafio será conseguir explicar ás empresas que o ERP deve ser um motor de desenvolvimento de negócios, e que parar o investimento na customização e desenvolvimento dos seus sistemas de informação é o mesmo que investir em novos equipamentos mas continuar a utilizar os velhos métodos de trabalho sem qualquer ganho de produtividade.
Continuar o investimento em customização do ERP, e utilizá-lo assim para estabelecer vantagens competitivas, é o caminho certo para todas as empresas que acabaram de comprar o upgrade e portanto têm agora ferramentas de customização adequadas na sua empresa.
Pedro Rêgo, Director-geral da Sidinfor

O ano de 2010 foi de quebra de mercado nos segmentos dos Comerciais Ligeiros = 3,5t e dos Pesados, mas foi possível absorver estes impactos, já que estruturalmente a Iveco Portugal está organizada de forma a poder absorver uma realidade de quebra. Esperamos no entanto que 2010 seja um ano de recuperação embora ligeira, onde teremos o grande desafio de a manter viva e em boas condições a rede de concessionários Iveco e consequentemente os bons serviços aos nossos clientes finais.
João Martins de Almeida, Director-geral da Iveco Portugal

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Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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Alimentar

Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados

A Takis, marca reconhecida pelos seus snacks intensos e irreverentes, acaba de lançar em Portugal uma das suas versões mais icónicas: os Takis Blue Heat.

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Esta nova referência junta-se ao portefólio da marca com a promessa de uma experiência sensorial arrojada, marcada por um sabor picante extremo e uma cor azul vibrante que transforma o ato de consumir num momento visualmente impactante.

Com um toque cítrico de limão a intensificar o perfil de sabor, os Takis Blue Heat destacam-se no segmento dos snacks, posicionando-se como a escolha ideal para consumidores que procuram intensidade e inovação. O produto, que já é um sucesso consolidado no mercado norte-americano, chega agora a Portugal com o objetivo de conquistar os paladares mais ousados e consolidar a sua presença no mercado nacional, apostando numa estratégia de diferenciação que alia inovação, intensidade de sabor e uma identidade visual disruptiva.

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Bebidas

Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025

De entre 21 países e 433 vinhos inscritos, o vinho Quinta de Canivães DOC Douro ganhou o prémio de melhor vinho tinto da competição.

Hipersuper

A Casa Ermelinda Freitas voltou a ver os seus vinhos reconhecidos com mais uma distinção no Concurso Citadelles Du Vin 2025: conquistou o Prémio Especial – Melhor Vinho Tinto da Competição, 1 medalha de Grande Ouro, 3 Medalhas de Ouro e 2 medalhas de Prata), No total, recebeu 7 medalhas.

De destacar o Prémio Especial atribuído ao vinho Quinta de Canivães DOC Douro 2020, que foi considerado o melhor vinho tinto na competição.

Citadelles du Vin 2025

Prémio Especial 2025:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalha de Grande Ouro:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalhas de Ouro:
– Vinha do Torrão Grande Escolha Branco 2023
– Gábia Jovem e Refrescante Ligeiro
– Quinta de Canivães Reserva 2019

Medalhas de Prata:
– Casa Ermelinda Freitas Cabernet Sauvignon Reserva 2023
– Vinha da Valentina Reserva Signature Tinto 2022



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ESG

Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal

A iniciativa resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford.

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O Continente está a lança uma nova iniciativa desenvolvida em parceria com a Antarr, que tem por objetivo contribuir para a revalorização de capital natural e para o desenvolvimento de uma floresta produtiva e biodiversa.

A marca de retalho alimentar da MC vai plantar um total de 115.280 árvores, numa iniciativa que resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, campanha de recolha e reciclagem de cadernos fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford. Em 2024, desão dos clientes Continente a estes dois projetos resultou na recolha e reciclagem de 37 mil toneladas de rolhas de cortiça e 89 toneladas de papel, o que motivou a iniciativa de plantação de árvores.

Assim, para incentivar as pessoas a preferirem sacos reutilizáveis em alternativa aos tradicionais, por cada saco Pl’Antarr comprado nas lojas Continente, será plantada uma árvore em Portugal, informa a marca. “Com uma capacidade de 20 kg, os sacos Pl’Antarr são versáteis e multiusos, o que potencia a sua reutilização, e têm estampadas as frases ‘Empowered by Nature’ ou ‘The Places You’ll Grow’. Estão disponíveis em todas as lojas Continente, com um PVP de 4€”, refere ainda o Continente, numa nota de imprensa.

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Retalho

Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal

No The Adecco Group, Ricardo García López desempenhou funções como head of FP&A em Espanha, liderando a planificação financeira, a otimização de processos e a melhoria da eficiência operacional.

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A Adecco Portugal, empresa de soluções de recursos humanos, nomeou Ricardo García López como Diretor Financeiro, “reforçando a sua equipa de liderança e consolidando a aposta numa gestão financeira orientada para a inovação e eficiência operacional”, informou.

Com uma trajetória consolidada na área financeira, Ricardo García López desenvolveu um percurso em empresas como EY, BNP Paribas e The Adecco Group. No grupo, desempenhou funções como Head of FP&A em Espanha, liderando a planificação financeira, a otimização de processos e a melhoria da eficiência operacional.

“A nomeação de Ricardo García López reforça o compromisso da Adecco em promover uma gestão financeira robusta e inovadora. A sua experiência internacional e capacidade estratégica serão determinantes para continuar a impulsionar o crescimento sustentável da Adecco Portugal, assegurando valor para clientes, colaboradores e parceiros”, refere Alexandra Andrade, Country manager da Adecco Portugal.

Licenciado em Administração e Direção de Empresas pela Universidade Autónoma de Madrid e com um mestrado em Banca e Riscos pela Universidade de Alcalá, traz consigo um conhecimento aprofundado do setor financeiro e uma visão “que contribuirá para fortalecer a Adecco Portugal e potenciar o seu crescimento sustentável”, destaca a empresa.

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ESG

II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto

Sob gestão da Widerproperty, o evento juntou 17 entidades, incluindo organizações locais, associações, instituições sociais e a autarquia, numa manhã dedicada à mobilização comunitária e à partilha de boas práticas.

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O Tavira Plaza voltou a vestir-se de verde na passada sexta-feira, 11 de abril, com a realização da segunda edição do “Go Green – Comunidade de Parceiros”, uma iniciativa que pretende reforçar o compromisso do centro comercial com a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a cidadania ativa.

A programação diversificada foi enriquecida pela adesão de novos parceiros, como a Tavira Verde, a Cruz Vermelha de Tavira, a Associação de Proteção à Rapariga e Família e a ARCCDA, que se associaram pela primeira vez à iniciativa. A sua participação contribuiu para ampliar o alcance e o impacto da ação junto da comunidade, reforçando a importância das pequenas ações com grande repercussão social e ambiental.

Segundo o João Xavier, diretor de retail da Widerproperty “A II Edição do Go Green no Tavira Plaza demonstrou, uma vez mais, que a união da comunidade em torno de causas comuns é o caminho para um futuro mais sustentável, inclusivo e consciente. Cada parceiro, cada ação, reforça a força da mudança quando é feita em conjunto.”.

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Vinho na Vila regressa a Vila Alva com mais produtores, experiências e cultura alentejana

A terceira edição do Vinho na Vila realiza-se a 10 de maio e promete uma celebração vibrante do vinho, da gastronomia e da cultura local, num ambiente de festa pensado para atrair visitantes de todo o país.

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A aldeia de Vila Alva, no concelho de Cuba, volta a ser palco de um dos eventos mais singulares do Alentejo. A terceira edição do Vinho na Vila realiza-se a 10 de maio e promete uma celebração vibrante do vinho, da gastronomia e da cultura local, num ambiente de festa pensado para atrair visitantes de todo o país.

O programa deste ano integra cerca de 250 vinhos em prova, oriundos de 35 produtores nacionais e internacionais, que estarão em destaque no Mercado da Vila, acompanhados por uma seleção de produtores regionais. A estes juntam-se exposições de olaria e artes gráficas, passeios de charrete, novas zonas de descanso e um miradouro com vista para o património envolvente.

De acordo com Luís Gradíssimo, do projeto Enóphilo, “este é um projeto que tem crescido de forma sustentada, em número de produtores, de visitantes, de adegas recuperadas, de novas experiências e de animação”. Desde a primeira edição, o evento já atraiu mais de 1200 visitantes, maioritariamente portugueses.

Este ano, 16 adegas da aldeia aderiram à iniciativa, mais quatro do que em 2023, espelhando o envolvimento crescente da comunidade local. “Algumas adegas têm vindo a ser recuperadas e sente-se, também, um maior estímulo nos alojamentos da região e na restauração”, partilha, por sua vez, Ricardo Santos, do projeto XXVI Talhas.

A programação estende-se ao dia seguinte, 11 de maio, com o regresso da ação “Chefs na Vila”, liderada pelo chef João Simões, do restaurante Casta85, de Alenquer. O almoço, com reserva obrigatória até 7 de maio, tem o custo de 65 euros por pessoa.

Além da componente vínica e gastronómica, o evento promove também a cultura local, com a participação de artistas como Fernando Estevens, que apresenta a exposição “Cancioneiro Ilustrado”, e o artesão José Miguel, especializado em olaria tradicional.

“Queremos que o Vinho na Vila seja um evento de referência a nível nacional, proporcionando um ambiente autêntico e diferente, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura”, acrescentam.

Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e na Ticketline, com preços especiais até 7 de maio.

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