Oliveira Ramos é a proposta da J. Portugal Ramos para azeites e vinagres
Depois do vinhos, João Portugal Ramos aventura-se no azeite e no vinagre. A marca: Oliveira Ramos.

Victor Jorge
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
O grupo J. Portugal Ramos acaba de apostar num novo segmento de mercado: o azeite gourmet, sob a marca Oliveira Ramos Premium. Depois dos vinhos, a nova oferta do azeite gourmet apresenta-se numa oferta limitada, admitindo João Portugal Ramos que “o azeite já estava pensado na nossa gama de produtos há algum tempo, mas queríamos ter a certeza que oferecíamos ao consumidor um azeite diferente, com um sabor único e que mantivesse o mesmo nível de qualidade dos nossos vinhos”.
Produzido a partir de azeitonas da variedade Galega, Cobrançosas e Picual, o azeite Oliveira Ramos possui um grau de acidez de 0,2º, com a extracção a ser efectuada por centrifugação, de duas fases, totalmente automatizada, com controlo rigoroso das temperaturas e da higiene das instalações, equipamentos e pessoal.
Como complemento, é também lançado o Vinagre Oliveira Ramos, criado a partir de um vinho de colheita tardia de uvas brancas e que estagiou em meias barricas de carvalho francês durante oito anos. O novo vinagre da J. Portugal Ramos foi produzido a partir das castas Arinto, Fernão Pires, tendo sido vinificado tradicionalmente em bica aberta com paragem de fermentação de forma a deixar açúcares residuais. Posteriormente foi acetificado. Estagiou em barrricas de carvalho americano e castanheiro.
O azeite e o vinagre estão disponíveis para venda nas principais lojas gourmet, ao preço de 8,90 e de 6,50 euros, respectivamente.
De referir que o azeite agora lançado por João Portugal Ramos já ganhou uma Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Azeites Virgem Extra 2010.