Tesco quer preço mínimo para bebidas alcoólicas
A Tesco pediu, recentemente, ao Governo britânico que estude a possibilidade de aplicar um preço mínimo às bebidas alcoólicas vendidas nas lojas do país.

Victor Jorge
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Segundo noticia a agência Efe, a Tesco, maior cadeia de supermercados do Reino Unido, pediu ao Governo britânico que estude a possível aplicação de um preço mínimo ao álcool vendido em lojas, como forma de lutar contra o abuso das bebidas, tendo reconhecido Terry Leahy, CEO da companhia britânica, que “o consumo excessivo de álcool por homens e mulheres se tornou um dos maiores problemas do país”.
A preocupação expressada pelo líder da Tesco ganha força devido a um projecto do Governo, que quer proibir a venda de bebidas alcoólicas por um preço inferior ao de custo nos supermercados, querendo Leahy ir, porém, mais longe, afirmando que “a Tesco apoiará eventuais medidas para fixar um preço mínimo para o álcool”.
Leahy admitiu mesmo que as bebedeiras frequentes de muitos britânicos não criam só um problema de saúde, mas também “de decência” e de convivência “em uma sociedade civilizada”, citando uma pesquisa entre os clientes do supermercado, segundo a qual 70% consideram o abuso das bebidas alcoólicas “um dos problemas mais graves do Reino Unido”.
Cerca de 60% dos participantes da pesquisa demonstraram também preocupação pelo comportamento “antissocial” demonstrado por pessoas que se embebedam deliberadamente e “se orgulham” disso.