Ahold planeia expansão belga e no e-commerce
A Ahold está apostada em expandir o seu negócio para a Bélgica com a insígnia de supermercados Albert Heijn. O e-commerce é outra das oportunidades que o retalhista holandês irá explorar.
Victor Jorge
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Ao que apurou o Planet Retail, a Ahold confirmou estar a planear uma expansão para a Bélgica com a insígnia de supermercados Albert Heijn. Numa recente conferência de imprensa, John Rishton, CEO da Ahold, referiu que “estamos a avaliar o crescimento orgânico para a Albert Heijn na Bélgica – em particular, se poderemos utilizar a nossa força logística holandesa na operação”.
Revelando que a Ahold pretende aumentar o seu investimento em 40% para 1,1 mil milhões de euros, em 2010, “enquanto assistimos a muitos concorrentes a reduzir investimentos”.
Parte deste investimento suportará o desenvolvimento de remdelações de loja, incluindo a Albert Heijn, bem como a operação da Stop & Shop e Giant-Carlisle nos EUA, enquanto termina o programa de três anos de remodelação de 100 lojas da Giant-Landover.
Quanto à operação na República Checa, que continua a dar prejuízo, Rishton adiantou que a operação será lucrativa já este ano.
Relativamente ao e-commerce, o CEO da Ahold avançou que “a Ahold terá uma oportunidade de, sustentadamente, melhorar a sua oferta de e-commerce. Mesmo sem uma oferta muito vasta, as vendas de lojas online deverão crescer a duplo dígito nos próximos cinco anos nos mercados desenvolvidos. Possuimos as marcas e infraestruturas para ganhar quota neste mercado”.
Em relação ao restante exercício de 2010, Rishton admitiu não ver “melhoria significativas a curto prazo na conjuntura económica. Penso que o desemprego se manterá alto e, consequentemente, o consumidor continuará cauteloso. Antecipamos alguma inflação durante este ano”.
Quanto a lucros, “a estabilidade das nossas margens nos últimos anos estão nos 5% e deverão fornecer-nos algum conforto que podermos equilibrar”, concluiu Rishton.