Porto de Sines cresce nos contentores e na tonelagem total movimentada
O Porto de Sines fechou o 1.º trimestre de 2010 com um crescimento de 70% no movimento de contentores face a período homólogo do ano anterior, enquanto no total da mercadoria movimentada foram movimentadas 6,5 milhões de toneladas, ou seja, mais 20%.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Porto de Sines fechou o 1.º trimestre de 2010 com um crescimento de 70% no movimento de contentores face ao período homólogo do ano anterior, com um total de 76.500 TEU movimentados nos primeiros três meses do corrente ano contra 44.911 TEU em igual período de 2009.
No total da mercadoria movimentada neste 1.º trimestre foram movimentadas 6,5 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 20% face aos três primeiros meses do ano anterior. Para além dos contentores, os granéis líquidos contribuíram fortemente para esta performance, com um crescimento de 36% face a 2009, tendo as ramas e os produtos refinados sido as classes de mercadorias com maior crescimento.
Impulsionado pelo crescimento dos contentores, a carga geral foi a família de mercadorias que mais cresceu, tendo sido movimentadas mais 68% de mercadorias de carga geral do que em igual período de 2009. Os granéis sólidos tiveram um decréscimo de 33%, motivado, essencialmente, pela forte pluviosidade que se fez sentir no período em referência o que levou a um menor consumo de carvão.
O crescimento do movimento de mercadorias foi acompanhado por um crescimento dos navios que escalaram Sines em operação comercial, com mais 26% neste 1.º trimestre, tendo sido batido, no mês de Março, o recorde mensal de número de navios recebidos desde a entrada em funcionamento do Porto de Sines. Março de 2010 foi o melhor mês de sempre com um total de 145 navios em operação comercial.
Este 1.º trimestre de 2010 foi também o melhor de sempre em navios entrados desde 1978, com um total de 406 navios recebidos, com um porte médio de 20.514 Toneladas de GT (Gross Tonnage).