Bruxelas lança convite a projectos que transformem desafios ambientais em oportunidades comerciais
A CE lançou um convite à apresentação de projectos de Eco-Inovação a financiar, até ao limite de 35 milhões de euros, especialmente dirigido às PME. O sector alimentar é um dos abrangidos por este convite.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Comissão Europeia lançou ontem (Terça-feira) um convite à apresentação de projectos de Eco-Inovação a financiar, até ao limite de 35 milhões de euros, ao abrigo do Programa Competitividade e Inovação (PCI). No âmbito do convite à apresentação de propostas PCI Eco-Inovação de 2010, está disponível financiamento para novos projectos nos domínios da reciclagem de materiais, dos produtos de construção sustentável, do sector alimentar e das práticas empresariais ecológicas.
Em comunicado, a Comissão refere que são “especialmente bem-vindas as candidaturas de pequenas empresas com produtos ou serviços ecológicos que necessitem de apoio para penetrar no mercado”.
Janez Potočnik, comissário Europeu responsável pelo Ambiente refere no comunicado que “este convite à apresentação de projectos inovadores representa, para o talento empresarial europeu, uma enorme oportunidade de pôr em evidência novas ideias que reduzam a nossa ‘pegada’ ecológica. O PCI Eco-Inovação prova que a contribuição para a protecção do ambiente faz sentido do ponto de vista económico, sendo actualmente numerosos os produtos e serviços que confirmam que o crescimento concorrencial e a protecção do ambiente são compatíveis”.
O convite abrange quatro domínios principais: Reciclagem de materiais; Produtos de construção sustentável; Sector alimentar; Práticas empresariais ecológicas
O convite é especialmente dirigido às PME que tenham desenvolvido um produto, processo ou serviço ecológico que, embora tecnicamente comprovado, ainda tenha dificuldade em se implantar no mercado, oferecendo co-financiamento directo mediante subvenções até ao limite de 50% do custo total dos projectos.
A comissão espera que os 35 milhões de euros disponíveis para o convite de 2010 “permitam tornar realidade 45 a 50 novos projectos”.
Os projectos são seleccionados com base na sua abordagem inovadora, potencial de aplicação comercial e contribuição para as políticas ambientais europeias, especialmente em termos de eficiência dos recursos.
O convite está aberto até 9 de Setembro de 2010.