Novas tecnologias com papel crucial de compra
Segundo um estudo realizado pela SOWINE/SSI, a Internet assume um papel cada vez mais importante nos hábitos de compra dos consumidores.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A popularidade da Internet como meio para escolher o vinho foi revelado pelo estudo realizado pela SOWINE/SSI 2010. Neste estudo, a consultora mostra que a Internet é usada, actualmente, duas vezes mais que os normais meios de comunicação, ou seja, revistas e jornais, para preparar a compra de um vinho.
Em França, por exemplo, o estudo refere que as novas tecnologias, tais como a Internet e redes sociais estão a tornar-se cada vez mais importantes para os consumidores fazerem as suas opções, alterando por completo os hábitos de compra. Outro resultado indica que o vinho continua a ocupar um “lugar especial” nos corações dos franceses: cerca de 70% dos consumidores admitiram que o vinho é diferente de todas as outras bebidas, apesar de 63% indicar que só novos no universo do vinho e que possuem poucos conhecimentos.
Este facto explica, talvez, a razão para que 78% dos inquiridos acreditarem ser essencial descobrir o mais possível acerca de um vinho antes de adquiri-lo. Os franceses deixaram de ignorar as novas tecnologias quando toca a descobrir algo sobre determinado vinho, verificando-se que a Internet ocupa cada vez mais o lugar as revistas especializadas e de interesse geral.
Também os blogs e redes sociais aumentaram a sua relevância quando o consumidor busca informação acerca de um vinho, procurando, assim, experiências de outros consumidores para efectuar a sua compra.
O estudo, numa análise, mais vasta, refere que os hábitos de compra na Internet são muito diferentes do offline, na medida em que a compra na world wide web é, normalmente, quatro vezes superior à compra efectuada nas lojas tradicionais. Contudo, refere o estudo, 60% dos consumidores procura informação sobre determinado vinho antes de comprá-lo na loja.