Novas tecnologias com papel crucial de compra
Segundo um estudo realizado pela SOWINE/SSI, a Internet assume um papel cada vez mais importante nos hábitos de compra dos consumidores.
Victor Jorge
Adega do Cartaxo recebe certificação de sustentabilidade do setor vitivinícola
Grupo InPost movimentou 322,1 milhões de encomendas no 4º trimestre de 2024
Auchan volta a ser distinguida com o selo Top Employer
Foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal em 2024
PEPAC abre candidaturas para jovens agricultores no valor de 143,6 M€
Cinco mil maiores empresas portuguesas faturaram 293.250 M€ em 2024
Turistas brasileiros já podem pagar com PIX no El Corte Inglés
Cabaz de alimentos essenciais com ligeira subida de preço
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
A popularidade da Internet como meio para escolher o vinho foi revelado pelo estudo realizado pela SOWINE/SSI 2010. Neste estudo, a consultora mostra que a Internet é usada, actualmente, duas vezes mais que os normais meios de comunicação, ou seja, revistas e jornais, para preparar a compra de um vinho.
Em França, por exemplo, o estudo refere que as novas tecnologias, tais como a Internet e redes sociais estão a tornar-se cada vez mais importantes para os consumidores fazerem as suas opções, alterando por completo os hábitos de compra. Outro resultado indica que o vinho continua a ocupar um “lugar especial” nos corações dos franceses: cerca de 70% dos consumidores admitiram que o vinho é diferente de todas as outras bebidas, apesar de 63% indicar que só novos no universo do vinho e que possuem poucos conhecimentos.
Este facto explica, talvez, a razão para que 78% dos inquiridos acreditarem ser essencial descobrir o mais possível acerca de um vinho antes de adquiri-lo. Os franceses deixaram de ignorar as novas tecnologias quando toca a descobrir algo sobre determinado vinho, verificando-se que a Internet ocupa cada vez mais o lugar as revistas especializadas e de interesse geral.
Também os blogs e redes sociais aumentaram a sua relevância quando o consumidor busca informação acerca de um vinho, procurando, assim, experiências de outros consumidores para efectuar a sua compra.
O estudo, numa análise, mais vasta, refere que os hábitos de compra na Internet são muito diferentes do offline, na medida em que a compra na world wide web é, normalmente, quatro vezes superior à compra efectuada nas lojas tradicionais. Contudo, refere o estudo, 60% dos consumidores procura informação sobre determinado vinho antes de comprá-lo na loja.