GS1 reduz 70% dos custos com factura electrónica
Para o universo das facturas emitidas pela GS1, cerca de 10 a 12 mil por ano, a redução de custos, só neste processo, é de cerca de 70%.

Rita Gonçalves
Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional
RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas
Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas
Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra
Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática
ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos
Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten
Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre
Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024
Lagoas Park inaugura praça central e galeria comercial
A Influe Portugal, filial do grupo francês Generix, desenvolveu o projecto de Factura Electrónica da GS1 Portugal, que contribuiu para uniformizar as transacções electrónicas de documentos comerciais, logísticos e financeiros inter-empresas (EDI).
“A maioria das empresas apenas têm em consideração as transacções no sentido empresa-cliente e raramente consideram o sentido fornecedor-empresa. Pretendemos dar a oportunidade às empresas para as quais emitimos facturas de as recepcionarem em formato electrónico normalizado, totalmente desmaterializadas, com valor legal e integradas nos ERP”, explica João Picoito, responsável pelo Projecto EDI da GS1 Portugal.
“Do lado da GS1 Portugal CODIPOR, para o universo das facturas emitidas (cerca de 10 a 12 mil por ano) perspectivamos uma redução de custos, só neste processo, na ordem dos 70%”.
Mas há mais vantagens: “este projecto contribui para a agilização do processo de tratamento das facturas emitidas e/ou recebidas, reduz o nível de divergências, assegura e optimiza o tempo de transacção por documento. A solução permite ainda de forma eficaz e centralizada o total controlo da rastreabilidade dos documentos”, acrescenta Marc Defretin CEO da Influe Portugal
O projecto GS1 baseia-se na solução de gestão de facturas electrónicas Invoice Manager em modo SaaS (Software as a Service) responsável pela desmaterialização e arquivo, de acordo com a legislação em vigor.