Toshiba Portugal alcança 1 milhão de portáteis
A Toshiba alcançou os objectivos que tinha traçado para o exercício de 2009: nos portáteis chegou às 300 mil unidades vendidas (+6.7%), atingindo uma quota de 20%. Desde 2000, a empresa já vendeu um milhões e portáteis.
Victor Jorge
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A Toshiba alcançou os objectivos que tinha traçado para o exercício de 2009: nos portáteis chegou às 300 mil unidades vendidas e manteve a quota de mercado acima dos 20%, assim como a liderança no mercado empresarial, representando um crescimento de 6,7% face ao ano anterior e, segundo os responsáveis da empresa, “consolidação da posição da Toshiba em todos os segmentos e canais de distribuição”.
Um marco significativo que fica de 2009 foi o atingir o milhão de portáteis vendidos (vendas acumuladas desde o surgimento da subsidiária, em 2000), “um feito importante na breve história da subsidiária portuguesa, a assinalar junto dos consumidores, os principais responsáveis pela posição que a Toshiba ocupa como líder incontestável no mercado nacional de portáteis”, salienta João Amaral, director-geral da Toshiba.
O ano de 2009 fica marcado pelo lançamento da Consumer Product Division, uma nova unidade de negócio, que abrange televisores e leitores de DVD, e que se revelou uma aposta vencedora da Toshiba – no último trimestre do ano a quota de mercado dos televisores estava já fixada nos 3%, e as vendas representavam 10% do total de vendas da marca.
“A implementação desta nova unidade de negócio revestiu-se tanto de interesse como de exigência”, afirma João Amaral, acrescentando que, “implicou a criação e lançamento de uma infra-estrutura de marketing, vendas e suporte que se queria tão bem sucedida como a do segmento dos portáteis, que se assume já como um modelo de negócio de sucesso”.
“Com objectivos claros quanto à penetração de mercado pretendida – a conquista de 3% de quota em 2 anos -, que acabou por ser mais rapidamente alcançada, a estratégia para o lançamento desta divisão passou por tirar o máximo partido da notoriedade que a marca tem em Portugal, preparando o negócio para a realidade da convergência total entre dispositivos, oferecendo diferenciação tecnológica”, conclui o mesmo responsável.
Para 2010, a estratégia da Toshiba assenta na convergência entre dispositivos. Numa altura em que os consumidores tomam consciência desta realidade e começam a perceber o potencial de uma interacção plena entre tecnologias, dispositivos e conteúdos, a Toshiba estabelece como metas para este ano manter um crescimento sustentado, acima do mercado, e consolidar uma posição relevante nos diferentes mercados e canais em que opera.
No que ao mercado de televisores se refere, a Toshiba espera atingir os 5% de quota de mercado (um objectivo inicialmente fixado para 2011), reforçar a sua presença nos canais de distribuição e potenciar a interoperabilidade entre dispositivos.
Relativamente ao mercado dos portáteis, os objectivos passam pela manutenção de um crescimento superior a 20%, num mercado já maduro, e a consolidação da liderança no segmento profissional. Já no segmento dos periféricos, a Toshiba aposta no alargamento da oferta a novos produtos e conceitos – como o affiliate business, MultimediaHD e o lançamento do tablet Journe Touch, a título de exemplo.