Toshiba Portugal alcança 1 milhão de portáteis
A Toshiba alcançou os objectivos que tinha traçado para o exercício de 2009: nos portáteis chegou às 300 mil unidades vendidas (+6.7%), atingindo uma quota de 20%. Desde 2000, a empresa já vendeu um milhões e portáteis.

Victor Jorge
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A Toshiba alcançou os objectivos que tinha traçado para o exercício de 2009: nos portáteis chegou às 300 mil unidades vendidas e manteve a quota de mercado acima dos 20%, assim como a liderança no mercado empresarial, representando um crescimento de 6,7% face ao ano anterior e, segundo os responsáveis da empresa, “consolidação da posição da Toshiba em todos os segmentos e canais de distribuição”.
Um marco significativo que fica de 2009 foi o atingir o milhão de portáteis vendidos (vendas acumuladas desde o surgimento da subsidiária, em 2000), “um feito importante na breve história da subsidiária portuguesa, a assinalar junto dos consumidores, os principais responsáveis pela posição que a Toshiba ocupa como líder incontestável no mercado nacional de portáteis”, salienta João Amaral, director-geral da Toshiba.
O ano de 2009 fica marcado pelo lançamento da Consumer Product Division, uma nova unidade de negócio, que abrange televisores e leitores de DVD, e que se revelou uma aposta vencedora da Toshiba – no último trimestre do ano a quota de mercado dos televisores estava já fixada nos 3%, e as vendas representavam 10% do total de vendas da marca.
“A implementação desta nova unidade de negócio revestiu-se tanto de interesse como de exigência”, afirma João Amaral, acrescentando que, “implicou a criação e lançamento de uma infra-estrutura de marketing, vendas e suporte que se queria tão bem sucedida como a do segmento dos portáteis, que se assume já como um modelo de negócio de sucesso”.
“Com objectivos claros quanto à penetração de mercado pretendida – a conquista de 3% de quota em 2 anos -, que acabou por ser mais rapidamente alcançada, a estratégia para o lançamento desta divisão passou por tirar o máximo partido da notoriedade que a marca tem em Portugal, preparando o negócio para a realidade da convergência total entre dispositivos, oferecendo diferenciação tecnológica”, conclui o mesmo responsável.
Para 2010, a estratégia da Toshiba assenta na convergência entre dispositivos. Numa altura em que os consumidores tomam consciência desta realidade e começam a perceber o potencial de uma interacção plena entre tecnologias, dispositivos e conteúdos, a Toshiba estabelece como metas para este ano manter um crescimento sustentado, acima do mercado, e consolidar uma posição relevante nos diferentes mercados e canais em que opera.
No que ao mercado de televisores se refere, a Toshiba espera atingir os 5% de quota de mercado (um objectivo inicialmente fixado para 2011), reforçar a sua presença nos canais de distribuição e potenciar a interoperabilidade entre dispositivos.
Relativamente ao mercado dos portáteis, os objectivos passam pela manutenção de um crescimento superior a 20%, num mercado já maduro, e a consolidação da liderança no segmento profissional. Já no segmento dos periféricos, a Toshiba aposta no alargamento da oferta a novos produtos e conceitos – como o affiliate business, MultimediaHD e o lançamento do tablet Journe Touch, a título de exemplo.