FMCG

Nova fórmula Tide

Inovação e criatividade marcam o lançamento do novo Tide, com aroma Flower Party, trazendo consigo a renovação da própria imagem.

Victor Jorge
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Inovação e criatividade marcam o lançamento do novo Tide, com aroma Flower Party, trazendo consigo a renovação da própria imagem.

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Inovação e criatividade marcam o lançamento do novo Tide, com aroma Flower Party, trazendo consigo a renovação da própria imagem.

Com o desenvolvimento da fórmula exclusiva Blue EnergyTM, assente em duas tecnologias inovadoras – um polímero de reforço de limpeza e um polímero de libertação de partículas de sujidade – esta permite aos ingredientes de limpeza activos penetrar mais profundamente nas fibras da roupa dissolvendo a sujidade encardida e, até, nódoas difíceis.

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A fórmula Blue EnergyTM está presente nos formatos pó e líquido.

O novo Tide apresenta-se assim com uma imagem renovada – patente na comunicação da marca -, uma fórmula revolucionária, e acrescenta um aroma à gama de detergentes líquido e em pó.

A adicionar às variantes Regular e à recente Splash de Lima&Mandarina, a marca lança agora o aroma Flower Party, que tem por missão trazer todo o perfume das flores campestres para a roupa.

Com tantas novidades para comunicar, Tide criou, também, uma campanha de publicidade, desenvolvida em TV (dois spots) e ponto de venda, que conta com Rita Blanco no papel de protagonista.

Assinada pela Leo Burnett, a campanha Tide estará no ar a partir de Fevereiro.

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Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra

‘Para Que Nunca Acabe’ pretende mobilizar comunidades, parceiros e consumidores para cuidar e valorizar a origem da água da Serra da Estrela.

Proteger a água e regenerar a Serra da Estrela é o objetivo do ‘Para Que Nunca Acabe’, lançado pela Água Serra da Estrela. O programa reflete “o compromisso da marca com a preservação da água da Serra da Estrela e com a regeneração do ecossistema único onde nasce”, assegura a marca.

O Programa pretende promover uma mudança comportamental e um impacte ambiental positivo, através de práticas responsáveis da operação da marca, da regeneração da floresta e de práticas tradicionais que a protegem, e da mobilização de comunidades, parceiros e consumidores.

Reduzir a pegada hídrica e a pegada de carbono da marca, bem como a utilização de matéria-prima virgem, regenerar a floresta, o ecossistema e revitalizar práticas tradicionais que protegem a Serra, mobilizar as comunidades locais e os consumidores para adotarem comportamentos responsáveis são os três eixos de ação do ‘Para Que Nunca Acabe’.

O programa dá sequência a iniciativas ambientais já implementadas pela Água Serra da Estrela, “como o programa de reflorestação iniciado em 2002, através do qual foram plantadas mais de 1,7 milhões de árvores em parceria com várias organizações às quais se juntou mais recentemente a Associação Cuidar”, adianta a empresa. A marca foi pioneira na introdução de medidas que reduziram drasticamente o uso de plástico virgem, atingindo em 2025 o marco de utilização de 100% rPET em todas as suas embalagens.

“A Água Serra da Estrela nasce num lugar extraordinário, que todos temos o dever de proteger. Com o programa ‘Para Que Nunca Acabe’, queremos não só agir de forma responsável, mas envolver nessa ação todos os que estão determinados a que este património natural seja preservado para as gerações futuras”, afirma Ana Rita Martins, Marketing manager da Água Serra da Estrela.

 

 

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ESG

Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade

A GS1 Portugal atribuiu à Logifrio – Grupo Zolve, a primeira estrela Lean & Green, pela redução voluntária de 20% das emissões de Gases de Efeito de Estufa em âmbito logístico.

A Logifrio – Grupo Zolve, atinge este reconhecimento após implementação de medidas previstas no plano de ação apresentado em 2022, nomeadamente, promovendo ações de formação sobre condução eficiente, procurando a otimização da taxa de ocupação das viaturas, renovando a sua frota e priorizando a compra de energia proveniente de fontes 100% renováveis, que complementou o investimento anterior ao plano em unidades de produção fotovoltaica para autoconsumo.

Foi igualmente parte deste plano a reestruturação do sistema de frio, com vista a otimizar a eficiência energética. “A atribuição da estrela por parte da GS1 Portugal, no âmbito do programa Lean & Green, é o reconhecimento para o mercado de que a estratégia desenhada para esta área gera os impactos desejados”, afirma Vítor Figueiredo, CEO da Logifrio – Grupo Zolve.
“Atendendo a que desenvolvemos uma atividade intensiva no consumo de energia e combustível, é para nós imperativo ter uma estratégia concreta, com medidas efetivas, que reduzam a nossa pegada de carbono. Esse é o nosso compromisso para com clientes, colaboradores e sociedade em geral. Este resultado motiva-nos a continuar o caminho rumo à descarbonização completa da nossa atividade”, acrescenta.

O Lean & Green é uma certificação ambiental presente em 16 países e que conta com mais de 600 empresas. Em Portugal, fazem parte do programa Lean & Green 33 empresas de pequena, média e grande dimensão. “Cada vez que atribuímos prémios ou estrelas Lean & Green, estamos a reconhecer o compromisso das empresas com a sustentabilidade e com a redução voluntária das suas pegadas carbónicas. Acompanhar empresas como a Logifrio – Grupo Zolve e vê-las conquistar os seus objetivos é, para nós, um enorme motivo de orgulho”, explica o Diretor-Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães.

Para aderir à certificação, cada empresa começa por definir um plano de ação, com a duração máxima de cinco anos. Esse plano define as etapas de um compromisso da empresa em reduzir, pelo menos, 20% das emissões. Para receber o prémio Lean & Green, o plano tem de ser validado por uma auditora independente, que, por um lado, avalia a pegada de carbono das suas atividades
logísticas e de transporte, por outro, comprova a viabilidade do plano em alcançar uma redução mínima de 20% das suas emissões num período de cinco anos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience

A Delta Coffee House Experience lançou uma nova bebida: Dubai Chocolate Delight. A proposta combina chocolate de pistácio com café, numa aposta alinhada com as atuais tendências de consumo.

A Delta Coffee House Experience acaba de lançar a Dubai Chocolate Delight, uma nova bebida que alia o sabor intenso do café à cremosidade do chocolate de pistácio, um dos ingredientes em destaque nas atuais tendências de consumo.

Inspirada no conceito Feel your coffee, a Delta aposta nesta criação para proporcionar uma experiência sensorial diferenciadora, destinada a surpreender os consumidores mais curiosos e exigentes. A combinação do sabor aveludado do café com a textura rica e sofisticada do chocolate de pistácio resulta numa proposta premium e inovadora, disponível nas lojas Delta Coffee House Experience, em Lisboa e no Porto.

Com um preço de venda ao público de 8 euros, a Dubai Chocolate Delight estará ainda em destaque até 30 de abril com uma campanha promocional: na compra de duas bebidas, a segunda tem 50% de desconto.

Desde a abertura, as Delta Coffee House Experience têm vindo a consolidar-se como espaços que elevam o ato de beber café, combinando inovação, sofisticação e o know-how da marca portuguesa na criação de momentos únicos.

 

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Não Alimentar

Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio

A Absorvit acaba de apresentar a sua mais recente campanha sob o mote “No Desporto, há diferenças que fazem toda a diferença”.

A iniciativa pretende sublinhar a importância do magnésio na preparação, desempenho e recuperação de quem pratica exercício físico, destacando a sua relevância em diferentes modalidades e perfis de desportistas.

A campanha assinala o reposicionamento da gama Absorvit Magnésio, composta por três soluções específicas e disponíveis em farmácias e parafarmácias: Absorvit Magnésio Resist Duo – desenvolvido para atletas de alta competição e treinos intensivos. Combina magnésio, vitamina B6, ginseng siberiano e ácido fólico, recorrendo a uma tecnologia de libertação modificada, que assegura uma ação rápida (em 5 minutos) e prolongada (até 6 horas), Absorvit Magnésio B6 – dirigido a praticantes regulares de exercício físico, sem carga extrema, com benefícios na redução da fadiga e recuperação muscular e Absorvit Magnésio Mulher – pensado para mulheres com estilos de vida ativos. Enriquecido com óleo de onagra e vitaminas, além do magnésio, contribui para o equilíbrio do sistema nervoso e bem-estar geral.

A marca contará com várias figuras públicas ligadas ao desporto para amplificar a mensagem da campanha. Entre os rostos escolhidos estão o atleta patrocinado Joaquim Chaves, Maria Van-Zeller Garin e atletas da Méritis, igualmente apoiados pela Absorvit. A comunicação decorrerá em mupis e nas redes sociais da marca, onde serão partilhados conteúdos exclusivos ao longo do mês.

Com esta campanha, a Absorvit reforça o seu compromisso com o bem-estar físico e a performance desportiva, destacando como detalhes como a suplementação com magnésio podem fazer a diferença nos resultados de atletas e entusiastas do exercício físico.

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Retalho

O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025

Organizado pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, o APCC Summit 2025 reúne líderes do setor, académicos e especialistas internacionais de diversas áreas.

‘Intelligent Retail Hubs’ é o tema do congresso que a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) realiza a 4 de junho, no Convento do Beato, em Lisboa.

O APCC Summit 2025 vai analisar os principais avanços tecnológicos, da inteligência artificial (IA) à automação, passando pela ciência de dados; as mudanças no comportamento do consumidor; a sustentabilidade; a influência do e-commerce; a volatilidade económica; a arquitetura e design.

O evento de referência do setor conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, académicos e reúne líderes do setor dos centros comerciais, gestores, proprietários, investidores, retalhistas, fornecedores e todos os envolvidos neste ecossistema.
Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, será um dos oradores e irá dar uma palestra com o tema ‘Um mundo em mudança’, no atual contexto económico e geopolítico.

Rohit Bhargava, fundador da Non Obvious Company, que ensina as marcas e os consumidores a prever tendências pouco óbvias; Grant Dudson, premiado diretor criativo da Fever Originals, especializado na conceção de experiências impactantes das marcas, eventos e design; Marc Vidal, analista económico, considerado uma das figuras mais influentes em Economia Digital, são alguns dos oradores confirmados.

“O congresso oferece uma oportunidade única de análise aos temas que impactam o setor e é também um momento para partilha de experiências e networking, para explorar tendências, inovação e tecnologias que estão a transformar os centros comerciais e o futuro do retalho”, destaca a diretora executiva da APCC. Carla Pinto acredita que “daqui resultarão respostas para garantir mais eficiência e competitividade ao setor dos centros comerciais, tão importante para o país e para a economia, sem esquecer a personalização destes espaços, que respondem a um conjunto cada vez mais alargado de necessidades das comunidades”. “E é, principalmente, para os milhares de visitantes dos centros comerciais que trabalhamos e procuramos inovar”, conclui.

A APCC é uma associação de âmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Atualmente, conta com mais de 170 associados, com 104 conjuntos comerciais, que integram mais de 8.500 lojas. O setor cria mais de 280 mil postos de trabalho e recebe mais de 550 milhões de visitas por ano.

 

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Bebidas

Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta

‘Há histórias passageiras, esta fica para sempre’ é o mote com que Macieira Cream Caramelo Salgado regressa aos pontos de venda.

“Macieira Cream, referência inovadora no segmento dos licores cremosos, relança a sua edição limitada – Macieira Cream Caramelo Salgado, após uma receção entusiástica por parte dos consumidores no último trimestre de 2024”, informa a marca.

O sabor, que combina o caramelo com um toque salgado, alcançou a liderança de mercado dentro do segmento dos licores cremosos, na subcategoria dos flavours tendo sido “o licor cremoso de sabor mais vendido no último trimestre de 2024 e foi o quarto produto mais vendido dentro da categoria de licores cremosos segundo dados da Nielsen, tendo sido solicitado pelos consumidores desde a sua saída dos pontos de venda”, destaca a marca do grupo Pernod Ricard.

O regresso desta referência, tanto nos principais retalhistas como no canal HoReCa, é acompanhado por um vídeo de relançamento, segundo o mote ‘Há histórias passageiras, esta fica para sempre’ e retrata os elogios e pedidos de regresso por parte dos consumidores.

“Sabendo que os consumidores procuram novidade dentro da categoria, desenvolvemos um novo produto e escolhemos um sabor tendência que se adapta perfeitamente ao nosso licor cremoso Macieira Cream. O entusiasmo do público nas redes sociais, os dados de mercado atingidos e os múltiplos pedidos a solicitarem o regresso confirmaram a aposta neste relançamento”, afirma Francisca Ribeiro, Brand Manager de Macieira.

Fundada por José Guilherme Macieira em 1885, em Portugal, Macieira tem acompanhado gerações de consumidores. Atualmente, a marca pode ser encontrada em cada um dos cinco continentes, estando presente em 36 países.

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Retalho

Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial 

O Lidl, presente em 32 países, escolheu Portugal para lançar o Lidlab, o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial.

O Lidl acaba de inaugurar o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação – o Lidlab –, marcando uma nova etapa na estratégia da insígnia no que toca ao desenvolvimento de produtos de marca própria. Esta estreia mundial do formato decorre em território nacional e conta com dois espaços físicos, localizados junto às lojas de Linda-a-Velha (Oeiras) e Agramonte (Porto).

O Lidlab é um espaço de cocriação com o consumidor, onde os clientes do Lidl são convidados a participar ativamente em diversas iniciativas, como focus groups, provas cegas sensoriais, testes de receitas e estudos de mercado. O objetivo é claro: reforçar o posicionamento das marcas próprias da insígnia, dando voz ao consumidor no processo de desenvolvimento e otimização da oferta.

Para participar, os clientes das zonas abrangidas podem aceder ao banner do Lidlab na aplicação Lidl Plus, onde encontrarão mais informações e o formulário de registo. Após a inscrição, são selecionados para atividades de acordo com os seus perfis de consumo e disponibilidade.

Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, sublinha que “no ano em que comemoramos os 30 anos no mercado português, damos aos nossos clientes um papel ainda mais determinante no processo de definição dos produtos de marca própria. Desta forma, além de participarem no processo de decisão para eventuais melhorias nos seus produtos favoritos e no desenvolvimento de novos produtos, os clientes contribuem para que o Lidl continue a distinguir-se pela sua oferta variada de produtos, com a máxima qualidade ao melhor preço, e sobretudo diferentes daquilo que já existe no mercado.”.

Com cerca de 80% do sortido composto por marcas próprias, o Lidl reforça assim um dos pilares estruturais do seu modelo de negócio. Através do Lidlab, a cadeia aprofunda o seu compromisso com a inovação, proximidade ao cliente e valorização de produtos nacionais, ao mesmo tempo que introduz um modelo colaborativo que potencia decisões mais informadas e orientadas pelas reais necessidades de mercado.

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Alimentar

Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo

O conceito ‘Sem Rótulos, de Propósito’ traduz-se numa diminuição significativa na utilização de materiais, reduzindo o impacto ambiental do produto.

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Oliveira da Serra apresentou ao mercado a primeira garrafa de azeite em Portugal feita de plástico 100% reciclado e sem rótulo frontal.

Sob o mote ‘Sem Rótulos, de Propósito’, a marca “apresenta um movimento pioneiro na categoria dos azeites através do lançamento de uma nova garrafa mais sustentável, produzida a partir de plástico inteiramente reciclado, que reduz significativamente o uso de novos recursos, minimizando a pegada ambiental do produto”, destaca  num comunicado.

Ao abdicar do rótulo frontal, Oliveira da Serra diminui ainda mais o desperdício de materiais e adotou um design mais limpo e funcional, “que reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade e a transparência”. O rótulo dorsal também foi repensado, de modo a ter 30% menos área e a contribuir para a redução do consumo de tinta e papel.

“Fazer o bom pela Terra é o principal compromisso de Oliveira da Serra. Acreditamos que a inovação deve estar ao serviço da sustentabilidade, e esta embalagem é um exemplo concreto deste princípio. Trabalhamos diariamente para impulsionar práticas responsáveis no setor e inspirar a categoria a inovar de forma consciente, sem comprometer a qualidade e acessibilidade do azeite”, define Joana Oom de Sousa, diretora de Sustentabilidade da Sovena.

Loara Costa, diretora de Marketing & Trade Marketing da Sovena, acrescenta que esta nova embalagem “é um símbolo do nosso empenho no desenvolvimento de produtos que respondam às necessidades dos consumidores, sem comprometer o planeta. É mais um passo para garantir que os nossos consumidores possam optar por soluções mais práticas e amigas do ambiente”.

Através do novo packaging, toda a informação essencial do produto é apresentada no verso da embalagem, garantindo conformidade com as normas regulamentares sem comprometer o conceito inovador. A nova embalagem já está disponível nos pontos de venda habituais. Com quase 65 anos de história, Oliveira da Serra pertence à Sovena, do Grupo Nutrinveste.

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Bebidas

Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience

O evento intimista dedicado ao vinho do Porto, Port Wine Experience regressa a 12 de abril, a Vila Nova de Gaia.

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Neste sábado, dia 12 de abril, o Forte de Gaia, Autograph Collection, em Vila Nova de Gaia, abre as as portas das 15h às 20h para mais uma edição do Port Wine Experience.

Esta terceira edição conta com uma dezena de produtores de vinho do Porto e tem na agenda duas provas comentadas, numa oportunidade para conhecer em maior detalhe o vinho do Porto, a cargo da DR Port e Churchill’s, limitadas a 15 participantes. Dos 10 produtores presentes, dois são em estreia absoluta: Quinta da Vacaria e Falua com a Quintão do Mourão. Blackett, Drik Portvin, Churchill’s, Porto dos Santos, Real Companhia Velha, Port DR, Quevedo e Van Zellers & Co “voltam para apresentar os clássicos, as novidades, as edições limitadas e os vinhos mais especiais”, destaca a organização.

Esta terceira edição traz ainda outra novidade: o início da tarde será de acesso exclusivo a profissionais do setor. Entre as 13h e as 15h, a sala Magnum Vintage do Forte de Gaia, Autogratph Collection vai estar reservada a representantes de restaurantes, garrafeiras, lojas de vinhos e media. Nesse horário, a entrada é feita mediante acreditação, conseguida por convite, pedido de inscrição, para o e-mail geral@winebook.pt.

Entre as 15h e as 20h as portas abrem-se ao público. A entrada no Port Wine Experience, com o acesso à degustação de vinhos do Porto tem o valor de 15 euros até dia 11 de abril e de 20 euros no dia do evento.

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Alimentar

Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas

Numa colaboração que alia inovação, sustentabilidade e sofisticação, a Salutem e a marca A Tarte uniram esforços para criar a primeira Tarte de Granola do mercado, concebida a partir do reaproveitamento de ingredientes e desenhada para responder às tendências emergentes de consumo consciente.

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A base desta nova sobremesa resulta da transformação das tortitas de arroz da Salutem em farinha, criando uma estrutura crocante e diferenciadora. O recheio é composto pela Granola Superior AntiOx da marca, que combina flocos de aveia, frutos secos e sementes, conferindo um sabor único e uma textura rica, adequada a momentos especiais, como a celebração da Páscoa.

A edição limitada da Tarte de Granola reflete um posicionamento estratégico que valoriza a economia circular no setor alimentar. “Esta parceria com A Tarte reflete o compromisso da Salutem em dar uma segunda vida aos nossos alimentos e criar produtos de alta qualidade” menciona João Basto, general manager da Salutem. “A Tarte de Granola é um exemplo perfeito de como podemos transformar ingredientes subvalorizados numa sobremesa diferenciadora. Criar soluções a partir do que já temos é um caminho que queremos continuar a seguir” conclui.

Também para A Tarte, este projeto representa um marco na abordagem à confeção de sobremesas. “Acreditamos que a criatividade na cozinha também deve servir para dar resposta a desafios reais e tendências de consumo. Saber que podemos dar uma segunda vida aos alimentos e transformar algo num produto de elevada qualidade é inspirador, além de criarmos uma sobremesa única e diferenciadora, perfeita para fazer parte da mesa dos portugueses nesta Páscoa”, afirma Vasco Valença de Sousa, co-founder & Head of Innovation de A Tarte.

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