Conselho dos Notáveis
O ranking da Distribuição em 2008 e previsões para o actual exercício, os principais desafios para os retalhistas em 2009 e qual o conceito que melhor se adaptará à crise, […]
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O ranking da Distribuição em 2008 e previsões para o actual exercício, os principais desafios para os retalhistas em 2009 e qual o conceito que melhor se adaptará à crise, foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. Além disso, as opiniões sobre o proteccionismo na União Europeia e um novo código de práticas para as cadeias de retalho no Reino Unido.
1. De acordo com os dados da TNS, o Ranking da Distribuição Moderna é composto da seguinte forma: Continente (13,8%); Modelo (10,4%); Intermarché (9,9%); Pingo Doce (9,8%); Lidl (9%); Minipreço/Dia (8,5%). Para 2009, …
a) é provável que os discounts subam neste ranking 25.0%
b) com as estratégias de marca própria, o Continente deverá manter a liderança, mas Pingo Doce e Dia deverão subir muito 36.7%
c) não deverão haver grandes alterações 28.3%
d) tudo dependerá da actual conjuntura 10.0%
2. Quais os principais desafios para os retalhistas em 2009?
a) Encontrar o mix certo entre marcas próprias e marcas de fabricante 56.7%
b) Apostar em sortido básico. O consumidor está mais sofisticado, compra menor e pondera mais 11.7%
c) Reforçar acções no ponto de venda. O consumidor está a comprar menos, mas vai mais vezes às compras 28.3%
d) Aproveitar as potencialidades do segmento masculino. 60% dos homens fazem compras de produtos grande consumo 3.3%
3. Qual o conceito de retalho que melhor se está a adaptar à crise?
a) Supermercados 28.3%
b) Discounts 53.4%
c) Hipermercados 15.0%
d) Comércio tradicional 3.3%
4. Os países da União Europeia deveriam adoptar medidas proteccionistas?
a) Sim, seria uma forma de incentivar a economia 5.1%
b) Não, o arranque da economia europeia e mundial não passa por acções proteccionistas 52.6%
c) Em determinados produtos deveria existir um incentivo à compra de produtos nacionais, sem forçosamente ser proteccionista 42.3%
5. A iniciativa “Compro o que é nosso” poderá ser entendida como uma forma de proteccionismo?
a) Sim 15.2%
b) Não 37.3%
c) É tão proteccionista como o “Buy American” 47.5%
6. A Comissão de Concorrência britânica irá introduzir um novo código de práticas para as cadeias de retalho com o objectivo de aumentar e assegurar o tratamento justo dos fornecedores.
a) É uma medida correcta, já que os fornecedores estão a perder cada vez mais força de negociação 62.1%
b) Com a crescente pressão, esta é uma medida que irá forçosamente ser implementada em todo o lado 12.1%
c) É inútil. Os fornecedores não estão a ser tratados injustamente pelos retalhistas 10.3%
d) Já era altura de as autoridades intervirem. A distribuição e marca própria já detêm uma quota superior a 30% nalguns mercados 15.5%
Quem são:
Alexandre Relvas, Director-geral da Logoplaste
Álvaro Piteira, Director de Vendas da Bonduelle
Américo Ribeiro, Director-geral da Auchan Portugal
Ana Calheiros, Responsável pela de Soluções Empresariais da Microsoft
António Machado, Director de Expansão da IKEA
António Pereira Joaquim, Director de Comunicação da Nissan
António Reffoios, Administrador-delegado da Nestlé
António Reis Pereira, Country Manager da MAN Financial Services Portugal
António Simões, Administrador da Sovena
Arménio Mendes, Director-geral da Dr. Oetker
Artur Moreira, Director Comercial da El Pozo
Beatriz Imperatori, Directora-geral da Centromarca
Carlos Liz, Director-geral da APEME
Carlos Maia, Director-geral da Staples Portugal
Carlos Martins, Director-geral da Manuel Nunes Cash&Carry
Carlos Miguel da Conceição, Director Comercial e Marketing da Empresa Águas do Vimeiro
Carlos Truta, Director-geral da Gateway
Clara de Moura Guedes, Administradora-delegada da Saloio
Cláudia Almeida e Silva, Directora-geral da FNAC Portugal
Cláudia Portugal, Directora-geral da PrimeDrinks
Eduardo Medeiro, Administrador da Aliança
Emmanuel Pouey, General Manager da Baccardi-Martini Portugal
Fernanda Vieira, Administradora da José Maria Vieira
Fernando Costa, Director Comercial da Fricon
Gonzalo Sanmartin, Gestor de mercado da Kellog´s Portugal
Henrique Lehrfeld, Director-geral da Hörmann Portugal
Jaime Alves Cardoso, Director de Marketing da Sumolis
Joana Queiroz Ribeiro, Directora de Comunicação e Relações Institucionais da Unicer
João Almeida, Director-geral da Iveco Portugal
João Morais e Castro, Presidente do Conselho de Administração da Azal
João Palmeira, Director-geral da Chep
João Torres, Gestor de Comunicação e Mercado, da Unidade de Camiões e Autocarros Volvo
João Ribeiro, General Manager da ADT Portugal
Joaquim Lima, Director-geral da APCOR
Joaquin Borges Martins, Director Marketing da Henkel
Jorge Amado, Director-geral da Europastry
Jorge Ferraz, Director de Operações da McDonalds Portugal
Jorge Henriques, Director-geral da Mineraqua
Jorge Lopes, Director Comunicação da Unilever
Jorge Valdeira, Director-geral da Kimberly Clark
José Alberto Antunes, Marketing Manager Coca-Cola
José António Rousseau, Director-geral da APED
José António Silva, Presidente da CCP
José Fortunato, Director de Marketing da Sonae Distribuição
José Seno, Membro da AICC
Luís da Bernarda, Administrador da PortSpar
Luís Pires, Director-geral da Ségécé
Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV
Manuel Rocha, Director-geral da PortuVinus
Manuel Sousa Pinto, Director-geral da Sogrape Distribuição
Manuel Tarré, Director-geral da Gelpeixe
Maria do Carmo Pinto Sousa, Trade Marketing Manager da Active Brands
Maria João Freixo, Head of Category Solutions da Johnson&Johnson
Maria Luiza Carreira, Secretária-geral da CODIPOR
Miguel Major, Director-geral da Itautec Portugal
Nelson Brito, Director-geral da Kraft Foods
Nuno Teles, Director de Marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Paul Miles, Presidente da POPAI
Paulo Amorim, Presidente da Anceve
Paulo Borges, Director de Marketing para Sul da Europa da Checkpoint Systems
Paulo Caldeira, Business Development Director da TNS Euroteste
Paulo Carracha, Director-geral da Imaje
Paulo Castro Dias, Administrador-delegado da Florette Portugal
Paulo Gomes, Director de Comunicação e Imagem da SGS
Paulo Ribeiro, Director-geral da Brindauto
Pedro Couto, Responsável Nacional de Vendas da Silvex
Pedro Nogueira, Director-geral da Diageo Portugal
Pedro Queiroz, Director-geral da FIPA
Rui Braga, Director-geral da Iglo
Rui Garcia, Director de Vendas da F. Lima
Rui Leite, Presidente da ANIL
Rui Miguel Nabeiro, Administrador do grupo Nabeiro-Delta Cafés
Sandra Campos, Head of Retail da Cushman&Wakefield
Susana Pais, Marketing Manager da Vitacress
Vera Norte, Directora de Comunicação da Tetra Pak Ibéria
Vítor Amaral, Marketing Director da Nielsen Portugal