Tendências salariais no Retalho em Portugal: como atrair e reter talento em 2025

Os perfis no setor do Retalho têm vindo a evoluir de forma constante ao longo dos anos. Se em 2017/2018 era evidente o investimento das empresas em profissionais com formação académica superior, hoje percebemos que, embora esse esforço continue, o verdadeiro diferencial pode estar noutros fatores.

Tendências salariais no Retalho em Portugal: como atrair e reter talento em 2025

Os perfis no setor do Retalho têm vindo a evoluir de forma constante ao longo dos anos. Se em 2017/2018 era evidente o investimento das empresas em profissionais com formação académica superior, hoje percebemos que, embora esse esforço continue, o verdadeiro diferencial pode estar noutros fatores.

Mara Martinho
Sobre o autor
Mara Martinho

O compromisso, a experiência prática e a capacidade de acrescentar valor tornaram-se critérios cada vez mais valorizados. Paralelamente, também os próprios Candidatos mudaram – as suas motivações, expectativas e ambições foram-se adaptando a um mercado dinâmico e em permanente transformação.

Atualmente, e sobretudo no período pós-pandemia, os Candidatos continuam a valorizar uma situação financeira estável e atrativa, mas a qualidade de vida tornou-se uma prioridade inegável. A proximidade de casa, horários mais ajustados que permitam tempo em família e, sempre que possível, folgas ao fim de semana são fatores decisivos na escolha profissional. Como resultado, muitos talentos qualificados acabam por abandonar o Retalho em busca de melhores condições noutros setores. É, por isso, fundamental encontrar soluções que, por um lado, permitam o crescimento sustentável das empresas e, por outro, atraiam e desenvolvam mão de obra qualificada no Retalho. Caso contrário, corremos o risco de ver um retrocesso nos avanços conquistados ao longo dos últimos anos.

Importa, contudo, perceber que não podemos mudar a forma como o sistema está montado, isto é, o setor do Retalho obrigará sempre a um horário de trabalho mais alargado e as lojas continuarão a estar abertas ao fim-de-semana. Da mesma forma, na Restauração, os almoços e jantares serão sempre uma constante, independentemente do dia da semana. Visto por este prisma, raramente questionamos outros serviços que também funcionam para além do horário tradicional de oito horas. Assim sendo, não nos poderemos inquietar por podermos fazer compras às 22h00 ou desfrutar de um lanche num Centro Comercial a um Domingo à tarde.

Em relação aos Salários, felizmente, temos assistido a um aumento progressivo dos mesmos no setor, com algumas empresas a nivelar acima da média. No entanto, ainda existem exceções, nomeadamente aquelas que continuam a reger-se pelos Contratos Coletivos de Trabalho, que, em muitos casos, se revelam desatualizados face à realidade atual. Para uma visão mais detalhada e atualizada das médias salariais para 2025, a consulta dos Estudos Salariais online disponibilizados pela Michael Page é sempre uma boa opção: https://www.michaelpage.pt/not%C3%ADcias-estudos/estudos/estudos-de-remunera%C3%A7%C3%A3o.

Entre os benefícios mais valorizados pelos profissionais do Retalho, destaca-se a atribuição de um Seguro de Saúde, tradicionalmente oferecido a cargos de gestão de loja e superiores, mas que pode também ser estendido a colaboradores full-time com maior antiguidade na empresa. Os descontos nas marcas são igualmente apreciados, sobretudo no setor alimentar, que permitem aos colaboradores poupar nas compras do dia-a-dia. Já o horário flexível e a possibilidade de ter um ou mais fins de semana de folga por mês continuam a ser fatores determinantes na retenção de talento. Para posições que incluem viatura, o seu uso total, incluindo em períodos não laborais, pode ser um diferencial atrativo. Outros benefícios valorizados incluem o desconto no passe de transportes públicos, ou um transfer pago pela empresa, facilitando a deslocação dos colaboradores. Por fim, a formação contínua tem ganhado cada vez mais relevância, seja através de apoio à formação académica, seja em áreas como o desenvolvimento de competências linguísticas. Acresce o facto de a preocupação com o bem-estar dos colaboradores ser uma tendência crescente, traduzindo-se na disponibilização de diferentes formas de apoio, desde programas de saúde mental a iniciativas de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Em suma, é essencial que os profissionais do Retalho compreendam a dinâmica do setor em que operam – desde a exigência de horários alargados até à necessidade de um perfil ágil e resiliente, capaz de lidar com um Cliente cada vez mais informado e exigente. Por outro lado, cabe às empresas estarem preparadas para oferecer as melhores condições laborais, promovendo o equilíbrio e a valorização dos colaboradores.

O Retalho continuará a ser um setor feito de pessoas, para pessoas e o seu progresso dependerá sempre do esforço conjunto de todos os que nele trabalham e acreditam no seu potencial de crescimento e inovação. Quanto mais atrativo se tornar este setor, mais e melhores perfis atrairá e mais rapidamente irá evoluir.

Sobre o autorMara Martinho

Mara Martinho

Manager de Retail, Sales & Marketing da Michael Page
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.