RFID: como a tecnologia pode apoiar o retalho em épocas de grande movimento
Com o aproximar dos últimos meses do ano, o retalho prepara-se para enfrentar uma das épocas mais movimentadas: da black friday, à cyber monday, até à época natalícia e posteriores promoções, os comércios enchem-se de compradores ávidos de conseguir os melhores preços para os produtos que esperaram todo o ano para adquirir.
Emanuele Soncin
Business unit director de Portugal, Espanha e França da Checkpoint Systems
Face a dias em que não apenas as lojas físicas estarão cheias de clientes, como os canais online serão invadidos por carros de compras eletrónicos não finalizados, stocks em constante rotação e procura, a identificação por radiofrequência, RFID, tornou-se nos últimos anos uma aliada essencial para os retalhistas, os seus colaboradores e os consumidores na garantia de uma experiência de compra sem problemas, sem perdas, com total satisfação e conversão de vendas.
A tecnologia RFID traz consigo etiquetas inteligentes que garantem elevadíssimos padrões de rastreabilidade em toda a cadeia de distribuição. Passíveis de serem implementadas tanto na origem como em loja, as etiquetas RFID permitem manter os stocks totalmente atualizados, com visibilidade total, garantindo uma correta gestão da rotatividade e disponibilidade dos produtos, sobretudo os de maior procura. Assim, não apenas o retalhista possui uma verdadeira visibilidade dos produtos em stock e da sua localização, como permite ao cliente adquirir o produto no momento em que pretende ou, caso seja necessário aguardar, rastrear a sua compra em tempo real, garantindo a sua aquisição.
Simultaneamente, esta tecnologia aporta uma experiência de compra inigualável ao cliente. Não apenas, como referido, tem um maior garante de disponibilidade e localização do produto que pretende adquirir, como a RFID permite ao retalhista e seus colaboradores saberem ao segundo onde se localiza um determinado artigo, fazendo-o chegar ao cliente no menor tempo possível. Esta é uma característica inerente à alta capacidade de gestão de inventário que a RFID aporta ao retalho e que, ao mesmo tempo, diminui o tempo que os colaboradores possam ter que despender para gerir manualmente os stocks, assim como os liberta de tarefas tão morosas como pode ser a etiquetagem de segurança em loja.
Mais ainda, o potencial da tecnologia de identificação por radiofrequência não se reduz às lojas físicas e à experiência presencial. A RFID traz um potencial acrescido à total omnicanalidade uma vez que a visibilidade de inventário e rastreabilidade são fatores fundamentais para o sucesso de compra online. Não apenas é comum os clientes deixarem nos carrinhos de compras eletrónicos artigos que demoram a adquirir e que estagnam a real visibilidade do stock, como ao mesmo tempo muitos optam pela compra online com levantamento em loja, outros como aquisição online e recolha em diferentes pontos ou com entrega em casa. Numa tão grande diversidade de opções, apenas a tecnologia RFID permite ao retalhista garantir ao cliente optar pela solução que lhe seja mais conveniente.
Focados em experiências de compras cada vez mais complexas, os retalhistas são confrontados com a necessidade de dar resposta aos seus clientes garantindo a sua satisfação, como também a conversão das suas vendas. Não apenas está ao alcance do retalhista garantir a visibilidade do seu inventário e a melhor experiência de compra possível, como também ao cliente adquirir os produtos que pretende, ao seu tempo, e aproveitando todas as vantagens que a época pode trazer ao consumo.