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Principais tendências e previsões de marketing digital para 2025

Mais um ano que começa e optimistas e cautelosos dividem-se sobre o que 2025 nos reserva. Sendo eu uma optimista inabalável, no campo da tecnologia, vejo um futuro promissor e cheio de oportunidades, impulsionado pelos avanços mais recentes.

Principais tendências e previsões de marketing digital para 2025

Mais um ano que começa e optimistas e cautelosos dividem-se sobre o que 2025 nos reserva. Sendo eu uma optimista inabalável, no campo da tecnologia, vejo um futuro promissor e cheio de oportunidades, impulsionado pelos avanços mais recentes.

Sobre o autor
Mafalda Franco Frazão

A velocidade da mudança tem sido vertiginosa. E é difícil acreditar que já passaram 25 anos desde o lançamento da Pesquisa Google, permitindo que as pessoas digitem as suas perguntas e obtenham respostas numa questão de segundos.
Hoje, podemos pesquisar de várias formas, incluindo imagens, voz e até tirar uma fotografia do que se pretende comprar. A IA está a potenciar a pesquisa e a libertar toda a sua capacidade com novas funcionalidades, como o Circundar para Pesquisar. Agora, imagine as possibilidades que temos pela frente.

As principais tendências e previsões de marketing digital para 2025 estão focadas na crescente importância da IA ou da tomada de decisões baseada em dados. Eis algumas considerações importantes:

O agente de IA: o seu “Director de Simplificação”

Se 2024 foi o ano dos grandes modelos de linguagem, então 2025 é o ano dos agentes de IA. Trata-se de sistemas de software inteligentes que podem processar informações multimodais, o que permite ao agente demonstrar raciocínio, adaptar-se e pensar vários passos à frente para ajudar a gerir os fluxos de trabalho complexos. Pense no agente de IA como o seu “Diretor de Simplificação”.
Os agentes de IA podem ajudar nas complexidades de gestão e no processamento de dados. Muitas empresas ainda têm dados espalhados por diferentes sistemas, normalmente em silos. A disseminação dos agentes de IA irá acelerar enormemente em 2025. Isto inclui atualizações de ferramentas de IA existentes, o que tornará os agentes de IA mais acessíveis. O recém-lançado Gemini 2.0, com as suas avançadas capacidades de raciocínio e janela de contexto longa, é o primeiro passo para tornar os agentes multimodais ainda mais poderosos no cumprimento da sua missão como “Diretores de Simplificação”.

No passado, tinha de mudar o seu sistema de informação para adotar a tecnologia, mas os agentes de IA colocam a inteligência autónoma na ponta dos seus dedos, permitindo-lhe integrar perfeitamente a IA nas suas operações.

O ressurgimento do modelo do marketing mix

A fragmentação dos media, os orçamentos cada vez mais apertados e as mudanças contínuas na privacidade estão a colocar a eficácia dos media em evidência para 2025. Os modelos de marketing mix (MMMs) sempre desempenharam aqui um papel crítico, ajudando as marcas a destacarem-se do ruído para perceber o que está realmente a funcionar para impulsionar o impacto nos negócios. No entanto, existe uma crescente necessidade e procura por insights mais granulares e acionáveis. Outrora complexos e dispendiosos, os MMM de hoje são mais inteligentes, rápidos e oferecem uma visão holística do desempenho entre canais.

Para fazer face a este desafio, em 2025 vamos assistir, por exemplo, a uma maior disponibilidade do Meridian da Google — um MMM de código aberto com acesso aos dados da Google e do YouTube — que deverá ser lançado globalmente no início de 2025 para satisfazer a procura de uma solução de medição transparente e robusta.

2025 é o ano para dominar a medição. Comece por alinhar os KPIs, mapear os seus gastos com os media e criar um calendário de experiências. A medição é um processo contínuo, que exige uma aprendizagem e otimização contínuas para libertar todo o potencial do seu marketing.

Shoppable Video: As pessoas compram o que vêem

As receitas globais do comércio social deverão ultrapassar um trilião de dólares até 2028. E com as pessoas a comprarem cada vez mais o que veem — 62% dos utilizadores no Reino Unido concordam que o YouTube ajuda-os a decidir o que comprar — o Shoppable Video apresenta uma grande oportunidade para as marcas em 2025.

As marcas que desejam aproveitar esta tendência devem:
– Configurar a loja: Configure os shoppable videos ligando-os ao seu Google Merchant Feed e adicionando feed de produtos às campanhas de vídeo. Isto vai permitir que os utilizadores comprem os produtos diretamente dos vídeos.
– Transformar anúncios em montras: utilize as campanhas Demand Gen com feed de produtos para ampliar esta abordagem e transformar os anúncios no YouTube e nas interfaces mais visuais da Google numa montra virtual. Isto vai ajudar mais pessoas a descobrir a sua marca e os seus produtos, direcionando-as para o ponto de venda.
– Estabelecer parcerias com criadores: aproveite as vozes autênticas dos criadores nos anúncios de parceria para envolver os utilizadores e ampliar o alcance. Depois, torne esses anúncios compráveis ao adicionar o feed de produtos, o que faz com que a compra esteja à distância de um clique.

Ao adotar shoppable videos as marcas podem criar experiências de compra envolventes e eficazes que impulsionam as vendas e criam lealdade à marca a longo prazo.

2025 é um ano chave para a IA e Portugal tem a oportunidade de se destacar nesta nova onda. A grande questão é qual o papel que cada um de nós quer ter na aplicação destas tendências para resolver os problemas atuais das nossas organizações.

Neste ano, mais do que nunca, é importante que cada indivíduo, cada organização e cada setor tente integrar a IA de forma responsável e ousada.

Sobre o autorMafalda Franco Frazão

Mafalda Franco Frazão

Head of Sales da Google Portugal
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