Em tempo de saldos, a tecnologia dita o sucesso nas vendas
Da tradição de poucas compras de outros tempos, hoje compra-se com desconto durante muito mais tempo, o que significa mais pressão sobre as lojas, físicas e de e-commerce, na medida em que as visitas e compras se estendem no tempo, mas não diminuem em volume.
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Surgem logo depois do Natal, prolongando-se até ao final de janeiro, início de fevereiro. Os saldos de Inverno, que antes da adoção da Black Friday e a Cyber Monday pelos comerciantes eram a única e verdadeira época de grandes descontos, continuam a ser um momento muito importante, que coloca os negócios portugueses à prova.
Da tradição de poucas compras de outros tempos, hoje compra-se com desconto durante muito mais tempo, o que significa mais pressão sobre as lojas, físicas e de e-commerce, na medida em que as visitas e compras se estendem no tempo, mas não diminuem em volume.
De acordo com um estudo da GfK, os compradores online, em particular, são pesquisadores e comparadores diligentes: 42% afirma que compara sempre os preços do mesmo produto entre diferentes retalhistas, enquanto 31% admitem fazê-lo frequentemente. Nos saldos e nas promoções, o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido na loja nos últimos 30 dias. E perante o escrutínio constante, é fundamental ser rigoroso.
Porém, hoje o desafio que se coloca aos negócios vai além dos números. Os consumidores já não procuram apenas o melhor preço, querem também ter a melhor experiência de compra.
Há um esforço que deve ser levado a cabo para otimizar todas as etapas do processo de compra, desde a pesquisa do produto até ao pós-venda. Um pequeno erro, como a falta de stock nos produtos mais procurados ou um sistema de pagamento e faturação lento, pode ser suficiente para levantar alguma insatisfação e fazer perder a confiança do cliente ou até mesmo uma potencial oportunidade de venda. Há quem argumente que, pelo facto se se tratar de saldos, em muitos casos, fins de stock, poderia ser algo desculpável. Mas para a maior parte dos negócios, a distinção entre “épocas” e “coleções” é cada vez mais ténue. Os lançamentos sucedem-se, e o que muda é a época e a estratégia de venda em promoção.
Tecnologia para gerir, analisar, prever e compreender
Com a tecnologia certa, os riscos são minimizados, uma vez que permite otimizar toda a informação que envolve o processo de compra, aproveitando os dados recolhidos para ajudar a tomar as decisões mais inteligentes em cada fase. As possibilidades que se abrem vão desde prever que produtos serão mais procurados – e, portanto, assegurar o stock adequado – até entender que canais geram maior conversão. A análise de dados é o ponto de partida capaz de transformar incertezas em oportunidades.
As empresas que tratam os processos de gestão através de soluções tecnológicas têm uma vantagem competitiva quando se trata de gerir dados estratégicos. Com o software adequado, torna-se possível identificar padrões de compra anuais, adaptar-se em tempo real às mudanças de comportamento do consumidor em cada ano, sincronizando o stock entre lojas físicas e digitais, e realizar o ajuste dinâmico da oferta de acordo com as tendências emergentes. Mas a verdadeira mudança vem com a análise preditiva, que permite aos retalhistas antecipar as suas necessidades: ajustar stocks, priorizar produtos e projetar estratégias de marketing mais eficazes, com base em projeções precisas e experiências de compra anteriores.
Aqui, a Inteligência Artificial também nos permite elevar o relacionamento com o cliente a um novo patamar. Ferramentas como chatbots que respondem a perguntas em tempo real, e sistemas personalizados de recomendação de produtos e notificações adaptadas aos interesses de cada cliente, tornam a experiência de compra algo de verdadeiramente único. Esta personalização gera satisfação e fidelização, fazendo com que cada pessoa se sinta compreendida num ambiente saturado de ofertas.
Experiência omnicanal e logística
Há quem prefira comprar em loja física e receber a atenção humana. E quem prefira a agilidade do digital, no conforto do seu lar, ou até em viagem. Para os comerciantes, porém, é importante assegurar que o cliente não sente a diferença, seja qual for a sua preferência. Em termos de estratégia, esta quer-se integrada e independente dos canais. A regra é “zero problemas”, independentemente do canal. Através do telemóvel, comprando online, ou indo recolher à loja um produto comprado online, ou ainda passando pela experiência de devolução na loja física de um produto comprado online, a experiência omnicanal é o padrão, e tanto mais relevante em épocas de grande volume de compras, como a época de saldos.
Conseguir essa integração não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia também a torna possível. Plataformas que integram todos os pontos de contato do cliente com a marca promovem consistência e eficiência, garantindo que nenhuma interação fique de fora do processo. A integração de todos esses pontos de contacto com o sistema de faturação/gestão é fundamental para assegurar uma gestão controlada do negócio, desde o ponto de venda (seja físico seja online), até à gestão de stocks, passando pela gestão de campanhas de desconto e ações de satisfação e retenção do cliente.
Nas soluções de faturação e gestão online como o Cegid Vendus, torna-se simples integrar todos os processos envolvidos nas operações do comércio a retalho, permitindo aos gestores controlar o negócio de forma centralizada, numa única plataforma online, com acesso em tempo real a dados de apoio à gestão.
O maior “presente” para as empresas que esta época traz é a possibilidade de fidelização. Um cliente que tenha ficado satisfeito com a experiência de compra, certamente voltará a repeti-la. Investir em ferramentas tecnológicas já não é opcional, é a chave para transformar um desafio comercial num motor de sucesso empresarial.
Independentemente do tamanho da empresa e dos modelos comerciais, só com o apoio de um software de faturação e gestão ágil, que permita acompanhar o negócio em tempo real, é possível tirar partido desta época comercial por excelência, convertendo clientes em fãs que testemunham e recomendam um serviço de excelência.