A experiência do consumidor é uma parte importante do produto e da marca
Muitas marcas preparam embalagens especiais, desenhos adaptados e formatos especiais para estas datas. Veremos colaborações de enchidos e licores, bacalhau e vinho e muitas outras configurações para chamar a atenção e ser o produto de eleição. Muitos laços, muito vermelho e muitas caixas serão a constante nas prateleiras dos supermercados.
Aproxima-se o Natal, uma época de grande consumo e de vendas elevadas, sobretudo em algumas categorias. É tempo de bacalhau, charcutaria, queijos, doces e licores, os grandes beneficiários desta época e uma boa oportunidade para deixar a nossa marca na mente dos consumidores com a experiência que vão ter com o nosso produto.
Muitas marcas preparam embalagens especiais, desenhos adaptados e formatos especiais para estas datas. Veremos colaborações de enchidos e licores, bacalhau e vinho e muitas outras configurações para chamar a atenção e ser o produto de eleição. Muitos laços, muito vermelho e muitas caixas serão a constante nas prateleiras dos supermercados.
Mas não é só nestas alturas que devemos considerar a experiência do produto e o seu consumo. Durante todo o ano existem oportunidades para nos diferenciarmos da concorrência através de algo que gere uma forte ligação emocional com o consumidor.
Na Lantern, já trabalhámos no passado na construção destas experiências de produto. Um desses projetos foi com a marca de presunto ibérico 5 Jotas. O seu posicionamento premium numa categoria que já é vista como um pequeno luxo não estava a ser adequadamente expresso no produto e na sua experiência de utilizador.
De certeza que sabem do que estou a falar. Compra-se um pacote de bom presunto, não propriamente barato, com uma bela caixa de cartão embrulhando um envelope de plástico onde o presunto se cola, é difícil tirá-lo, quanto mais torná-lo atraente quando se prepara um aperitivo para os amigos.
Se é uma marca responsável e procura a excelência, sabe que essa experiência não é aceitável para o seu produto. É por isso que começamos por falar com os consumidores da marca e da categoria para ver como a categoria e a experiência do consumidor são avaliadas e percepcionadas. É necessário saber quais são os principais pontos problemáticos antes de os poder abordar.
Também procurámos as melhores execuções no mercado que nos pudessem inspirar e trabalhámos muito para encontrar novos materiais de embalagem que pudessem melhorar a usabilidade sem comprometer a qualidade e o prazo de validade.
Com toda esta informação, desenvolvemos uma vasta gama de novas formas de desfrutar do produto. Novas embalagens, novas rotas para o mercado, experiências imersivas e serviços diretos ao consumidor. Todo um universo de iniciativas que nos ajudarão a construir a marca, a diferenciação e a relação com o consumidor.
Desenvolvemos soluções que vão para além de melhorias nas embalagens e novos designs de embalagens. É necessário pensar na história que queremos contar, surpreender nos diferentes pontos da cadeia de valor, naquele momento “uau! da marca. Elementos que tornam a experiência memorável.
No mercado português temos bons exemplos nas conservas de peixe. A categoria desenvolveu códigos que ajudam a proporcionar uma experiência de produto superior. O papel que envolve a lata, o design, as mensagens… até os pontos de venda que estão a ser um exemplo a nível internacional, estando presentes até em Times Square em Nova Iorque.