Entrevista

Paulo Mota: “Na nossa quinta apenas praticamos o Modo de Produção Biológico”

A inovação na Quinta da Caramuja já se traduziu na criação de produtos diferenciados, como o Queijo Kefir Bio e os bombons de chocolate com recheio de Queijo Serra da Estrela. “Estamos sempre a fazer experiências e a testar novos produtos”, assegura Paulo Mota em entrevista ao Hipersuper.

Ana Grácio Pinto
Entrevista

Paulo Mota: “Na nossa quinta apenas praticamos o Modo de Produção Biológico”

A inovação na Quinta da Caramuja já se traduziu na criação de produtos diferenciados, como o Queijo Kefir Bio e os bombons de chocolate com recheio de Queijo Serra da Estrela. “Estamos sempre a fazer experiências e a testar novos produtos”, assegura Paulo Mota em entrevista ao Hipersuper.

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O projeto é recente, mas, fruto da visão e do respeito pelo saber ancestral, os responsáveis pela Quinta da Caramuja viram o seu Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó ser premiado nos World Cheese Awards 2024. A inovação já se traduziu na criação de produtos diferenciados, como o Queijo Kefir Bio e os bombons de chocolate com recheio de Queijo Serra da Estrela.
“Estamos sempre a fazer experiências e a testar novos produtos”, assegura Paulo Mota, responsável pela Quinta da Caramuja, em entrevista ao Hipersuper.

São 70 hectares de uma propriedade agrícola inserida num projeto de agroturismo. A Quinta da Caramuja conta com um rebanho de ovelhas da raça Serra da Estrela e cabras da raça Serrana e pratica apenas o modo de Produção Biológico, com certificação desde o ano 2007. Os produtos que cria, para além da qualidade intrínseca, contribuem para a sustentabilidade da região onde se insere, para a preservação das raças autóctones e para a continuidade do saber fazer. “Na nossa quinta apenas praticamos o Modo de Produção Biológico e estamos certificados desde o ano 2007”, sublinha Paulo Mota.

A Quinta da Caramuja é um projeto de agroturismo? O que os levou a investir nesta quinta e quantos hectares tem?
A Quinta da Caramuja iniciou a sua atividade na agropecuária e, hoje, é um projeto de agroturismo, que alia a atividade agrícola ao turismo, seja com alojamento, seja com visitas à propriedade. Neste momento, contamos com cerca de 70 hectares de propriedade agrícola, dividida por várias culturas. O fato de ter nascido no campo e de ter gosto pela atividade, levou-me a estudar agricultura, tanto no ensino secundário como no ensino superior, portanto, faltava mesmo a ‘terra’ para aplicar os conhecimentos adquiridos.

O projeto inicial foi o turismo rural ou nasceu já com a componente de produção de queijos?
O projeto inicial previa a componente agrícola e de agroturismo. Mais tarde, surgiram os animais, primeiro os bovinos de carne, depois, as galinhas poedeiras. Em 2023, na sequência da compra de outra quinta confinante com a primeira, iniciámos a produção de vinho, de queijo e a produção de leite de ovelha e de cabra para abastecimento da própria queijaria.

Tinham experiência nestas áreas ou foi um ‘começar do zero’?
Até à entrada neste negócio não tinha experiência na produção de queijo, apenas na ótica do apreciador, pois sou grande apreciador de queijo. Também não tinha nenhuma experiência na produção de vinho. Nas restantes atividades da quinta, atividade agropecuária, principalmente, na produção de ovos, tenho muita experiência acumulada. De qualquer forma, a minha formação base permite-me aprender com relativa facilidade sobre as novas atividades da quinta.

O leite é de produção própria? O modo de produção biológica é comum a todos os produtos?
Neste momento temos cerca de 260 ovelhas da raça Serra da Estrela para produção de leite, das quais 30 ainda são borregas – este é o leite que nos permite produzir Queijo Serra da Estrela DOP. Para além das ovelhas, também temos cerca de 160 cabras de raça Serrana, para produzir o nosso queijo de cabra.
Na nossa quinta apenas praticamos o Modo de Produção Biológico e estamos certificados desde o ano 2007. No entanto, alguns animais de produção convencional que comprámos recentemente ainda estão em período de conversão, por isso, não estamos a certificar o Queijo Serra da Estrela como biológico. A nossa expectativa é certificar a partir do próximo alavão, ou seja, a partir da próxima campanha de produção de leite.

Que variedades de queijo produzem? E quantos queijos produzem por ano?
Dentro dos queijos de ovelha, produzimos Queijo Serra da Estrela e Queijo Serra da Estrela Velho. Pontualmente compramos leite para produzir queijo de ovelha amanteigado e queijo de ovelha curado, ou seja, queijo mais duro do que o amanteigado, um queijo específico para quem queira queijo que seja possível cortar à fatia. Quanto ao queijo de cabra, produzimos o queijo fresco, a nossa queijeta e o queijo de cabra curado ou de cura prolongada.
Quanto à quantidade, produzimos ainda poucas unidades pois ainda estamos na fase de acréscimo de produção.

Em que aspetos seguem a forma tradicional de fazer o queijo da região e, por outro lado, que técnicas inovadoras introduziram?
Uma vez que produzimos Queijo Serra da Estrela, temos de seguir o método tradicional e ancestral de produzir este queijo e, obrigatoriamente, temos de respeitar o que está definido no caderno de especificações do produto – caso contrário não poderíamos utilizar a designação Queijo Serra da Estrela, mas sim Queijo de Ovelha. Os únicos processos mais mecanizados na queijaria são o corte da coalhada e a prensagem, os restantes são manuais, desde o enchimento das formas, até à salga e lavagem do queijo.

Em novembro do ano passado viram o vosso Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó conquistar a medalha de Ouro dos World Cheese Awards, depois de já ter sido distinguido no concurso Queijos de Portugal. O que o fez destacar-se, o que tem de diferenciador?
O nosso queijo de cabra é um produto distinto dos restantes. Na minha opinião tem um aroma especial, que se deve a vários fatores. Em primeiro lugar trata-se de um queijo produzido com leite pasteurizado que permite agradar aos consumidores que gostam de queijo de cabra, mas também permite agradar aos consumidores que não gostam deste tipo de queijo, pois a pasteurização retira-lhe alguma intensidade ao aroma a cabra característico deste tipo de queijo.
Em segundo lugar, o nosso queijo é produzido com leite de cabra Serrana, ecótipos Jarmelista e da Serra, uma raça autóctone nacional em vias de extinção, cuja genética também contribui para qualidade do queijo, enquanto outros queijos existentes no mercado são produzidos com leite produzido por cabras de raças seletas, raças estrangeiras.

Em relação à inovação, como surgiu o projeto de produção do Kefir Bio? Porque este queijo e como é feito? Abre portas a outros possíveis clientes?
O Kefir é uma bebida produzida com leite fermentado, com benefícios para a saúde intestinal. É um alimento probiótico. Após pesquisa no mercado, verificámos que o kefir comercializado nos supermercados era todo importado, logo, vimos aqui uma oportunidade pois tínhamos condições para o produzir. Tínhamos pasteurizador de leite de cabra e tínhamos a matéria-prima (o leite de cabra), ainda por cima produzido por animais de raça autóctone. Rapidamente concluímos que tínhamos condições para fazer um produto diferente dos restantes, mais suave, menos ‘amargo’, com características que iriam agradar a mais consumidores. Foi então que decidimos avançar com a produção, ainda que em pequena escala.

Que outros produtos diferenciados lançaram? Como os bombons de chocolate com recheio de queijo Serra da Estrela DOP…
No início de 2024, lançámos os Bombons de Chocolate com recheio de Queijo Serra da Estrela, e, mais recentemente, Queijo Serra da Estrela em Azeite aromatizado e Queijo de Cabra Bio em azeite Bio aromatizado, fruto de uma parceria com o Chef Flávio Silva. Proporcionámos aqui alguns casamentos felizes entre o Chocolate negro 72% e o Queijo Serra da Estrela, o Queijo Serra da Estrela e o azeite e o Queijo de cabra com azeite, aos quais juntamos as aromáticas da Milastas e da Ervas do Zoé, neste caso, dos Biológicos.

Que entraves encontram à produção e comercialização dos queijos? Que apoios são necessários?
É um mercado muito competitivo, com muita oferta, com grande recurso a mão de obra. Por outro lado, são poucos os consumidores que valorizam os queijos provenientes de pequenas produções, ou mesmo os produtos produzidos com recurso a raças autóctones. Como são raças menos produtivas há, naturalmente, um impacto no preço do produto final e o poder de compra da maioria dos portugueses pode ser um obstáculo.

Até onde querem levar a Queijaria da Caramuja? Que investimentos têm projetados?
Vamos continuar a crescer na produção de leite, com mais animais e consequente acréscimo na produção de queijo. Também pretendemos vinificar todas as uvas produzidas na quinta, uma vez que os nossos vinhos monocasta Encruzado e Gouveia têm tido muito boa aceitação. Em relação à atividade turística, pretendemos aumentar a visitação à quinta, com venda direta dos nossos produtos, para isso, estamos a equacionar a requalificação de uma antiga adega da quinta de forma a criar condições para receber grupos maiores.

Os vinhos são também produzidos em modo biológico?
A Quinta da Caramuja está incluída na região do Dão, Sub-Região Serra da Estrela, assim, ambos os vinhos aqui produzidos foram classificados como vinhos do Dão, Sub-Região Serra da Estrela. Quer os monocastas Encruzado e Gouveio, quer o blend das duas castas, têm uvas produzidas em Modo Biológico, ainda que em conversão. Por este motivo ainda não estamos a certificar os vinhos no Modo de Produção Biológico, mas pretendemos comercializar vinho Bio no final do período de conversão, que se espera que aconteça em 2026.

Porque esta aposta nos vinhos?
A produção de vinhos tem a ver com a nossa estratégia de diversificação de produtos, de forma a valorizar o potencial da quinta. Pretendemos oferecer ao consumidor um leque diversificado de produtos, mas que se complementam entre si e que têm um denominador comum: são todos produzidos na Quinta da Caramuja. Desde o queijo até aos vinhos, passando também pelo azeite, todos são produzidos de forma tradicional, respeitando a natureza e valorizando as raças autóctones, em Modo de Produção Biológico e em pequenas quantidades, mas de excelente qualidade. Os nossos produtos são comercializados com duas marcas, a marca Caramuja, no azeite e vinho, e a marca Conde de Vinhó, nos queijos e derivados.

A exportação é já uma realidade? Caso seja, para onde exportam?
Atualmente exportamos pequenas quantidades de alguns queijos para o mercado da saudade, França, Suíça e Luxemburgo.

2025 vai trazer novos queijos?
Estamos sempre a fazer experiências e a testar novos produtos, caso se entenda que algum tem “pernas para andar”, faremos o seu lançamento pois fazemos questão de partilhar aquilo que gostamos com os nossos clientes.

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Worten lança nova marca dedicada ao segmento de equipamentos recondicionados

A Worten acaba de lançar a “Flippers by Worten”, uma nova marca dedicada ao segmento de equipamentos recondicionados, que abrange smartphones, smartwatches, portáteis, tablets e consolas.

Esta nova aposta visa consolidar a Worten como uma referência na oferta de tecnologia sustentável, ao mesmo tempo que responde à crescente procura por soluções mais acessíveis e ambientalmente responsáveis.

A nova marca surge com o objetivo claro de se posicionar como a principal escolha para consumidores que procuram equipamentos de alta qualidade a preços competitivos, com vantagens como preços desde 99,99€, descontos que podem atingir os 70% em relação ao preço de equipamentos novos, garantia de três anos e certificação total dos produtos.

“Flippers é uma marca da Worten que vem responder a uma necessidade – equipamentos eletrónicos de alta qualidade recondicionados, 100% certificados a preços acessíveis.”, explica Andreia Vaz, head of brand & CX da Worten. “Este é o “flip side” dos equipamentos que ainda estão bons e podem ter uma 2ª vida útil, contribuindo para a Circularidade. É uma marca fresca, genuína e despreocupada – atributos que são importantes para quem procura estas soluções”, acrescenta.

A campanha de lançamento da Flippers aposta numa forte presença digital, com foco em plataformas como TikTok e YouTube, apoiando-se em conteúdos gerados por utilizadores (UGC) e influenciadores digitais, para comunicar de forma autêntica e próxima do público-alvo. Ainda assim, a campanha marca também presença nos meios tradicionais, como rádio e digital, bem como nas lojas físicas da Worten e nos canais próprios da marca, incluindo site e app.

A Flippers by Worten representa, assim, um passo estratégico na afirmação da marca no segmento da tecnologia circular, ao mesmo tempo que procura conquistar as novas gerações com uma proposta assente na sustentabilidade, confiança e acessibilidade.

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Tecnologia de cacifos inteligentes capta 28M€ para a Bloq.it

O investimento será usado na expansão da equipa, na presença em novos mercados europeus e no crescimento do negócio através de fusões e aquisições.

A portuguesa Bloq.it captou uma ronda de investimento, no valor de 28 milhões de euros, que afirma ser “a maior Série B alguma vez alcançada por uma empresa de logística fora de casa na Europa, e uma das mais rápidas e eficientes em termos de capital na área da tecnologia em Portugal”.

Este valor permitirá à empresa fundada em 2019, que desenvolveu uma tecnologia de cacifos inteligentes, acelerar o seu crescimento e impulsionar a consolidação do setor. Entre as principais prioridades, estão a expansão da equipa e a presença em novos mercados europeus, bem como o reforço do crescimento do negócio através de fusões e aquisições.

Os cacifos e sistemas da Bloq.it foram desenvolvidos para se integrarem facilmente com qualquer operador logístico, sendo escaláveis e personalizáveis para diferentes países, localizações e tipos de produtos. Esta flexibilidade permite responder à procura por alternativas fiáveis e seguras de entrega ao domicílio.

João Lopes, co-fundador, COO e CRO da Bloq.it, sublinha que este recente investimento permitirá levar o talento nacional a novos mercados. “A Bloq.it assume um papel central na transição para entregas fora de casa em toda a Europa. Apesar do crescimento já alcançado nos últimos anos, acreditamos claramente que estamos apenas a começar”, assegura.

Ricardo Carvalho, também co-fundador e CTO da Bloq.it, diz que este investimento representa uma oportunidade para estimular um setor mais resiliente e competitivo. “Estamos a criar uma infraestrutura que qualquer pessoa pode implementar e, acima de tudo, confiar. É isto que realmente nos motiva e entusiasma: construir a camada invisível que sustenta e conecta todo o ecossistema de última milha”, acrescenta.

As soluções da Bloq.it têm como foco empresas de logística, e-commerce e retalho. Em 2024, a empresa registou um crescimento superior a 100%, tendo instalado mais de 5.000 novos cacifos, um aumento de 290% face ao ano anterior.

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89% dos profissionais consideram urgente renovar os modelos de liderança

Estudo da QSP antecipa os principais motores estratégicos que vão moldar o futuro das organizações

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  • Cerca de 9 em cada 10 profissionais (89,3%) defendem a necessidade de novos perfis de liderança, face aos desafios estratégicos atuais
  • Apenas 0,6% considera as lideranças atuais bem preparadas para os novos desafios estratégicos, revelando um desfasamento claro entre exigência e capacidade de resposta
  • Mais de metade dos inquiridos (51,8%) considera a gestão de talento o principal motor estratégico para o futuro das organizações – à frente da inteligência artificial (47%) e da transformação digital (36,9%).
  • Só 1 em cada 10 empresas tem uma estratégia altamente adaptável, num mundo onde a agilidade é decisiva para sobreviver

Liderança, talento e agilidade estratégica estão no centro das prioridades para o futuro das organizações. É este o ponto de partida dos resultados do estudo “The New Strategic Drivers”, conduzido pela QSP – Marketing Management & Research, que antecipa os grandes temas da 18ª edição do QSP SUMMIT, a decorrer de 1 a 3 de julho de 2025 no Porto e em Matosinhos.

Liderança em mudança e drivers de futuro

A liderança surge como um dos principais pontos de tensão. A necessidade de transformação é amplamente reconhecida: 89,3% dos inquiridos consideram que os novos drivers estratégicos exigem novos perfis de liderança, numa opinião transversal a vários contextos profissionais. Esta perceção é particularmente vincada entre trabalhadores por conta de outrem (93,8%) e independentes (100%). Já entre proprietários e sócios, observa-se uma maior diversidade de opiniões quanto à urgência dessa mudança.

Para além do consenso quanto à necessidade de novos perfis de liderança, subsiste uma visão crítica sobre o grau de preparação das lideranças atuais: 59,5% consideram que a maioria não está preparada para enfrentar os desafios emergentes, enquanto apenas 0,6% acredita que estão verdadeiramente prontas.

Os drivers estratégicos considerados mais relevantes para o futuro das organizações são a gestão de talento e competências (51,8%), a inteligência artificial e automação (47%) e a transformação digital (36,9%). A cultura organizacional, a inovação, a ética e a transparência surgem também como prioridades relevantes. Já temas como diversidade e inclusão, embora pertinentes, são menos frequentemente mencionados.

Como responder: formação, cultura de experimentação e governação ágil

Para responder aos novos desafios, os profissionais destacam o desenvolvimento de lideranças mais humanas e adaptativas, o reforço da formação contínua e a promoção de uma cultura de experimentação. Modelos de governação mais ágeis, alianças estratégicas e investimento em I&D completam o leque de estratégias valorizadas.

Apesar disso, apenas 10,7% das empresas dizem ter uma estratégia altamente adaptável à mudança. Um quarto (25,6%) reconhece dificuldades reais de adaptação, e 10,1% não tem sequer uma estratégia formalizada. A maturidade digital surge como fator-chave: empresas mais avançadas nesse domínio são também mais ágeis e resilientes.

Cultura e pessoas continuam no centro

No plano cultural, os valores mais referidos são o foco no cliente (47,6%), a orientação para resultados (38,1%) e a excelência e qualidade (37,5%). A colaboração, a ética e a inovação também são frequentemente mencionadas, sublinhando uma cultura empresarial voltada para desempenho e entrega de valor.

Na gestão de pessoas, os principais desafios são o bem-estar e motivação dos colaboradores (31%), a retenção de talento (24,4%) e o desenvolvimento de competências (18,5%).

Competências mais críticas para o futuro

As competências mais valorizadas para o futuro incluem o pensamento crítico e resolução de problemas (57,1%), a adaptabilidade (39,9%), a capacidade de trabalhar com IA e dados (38,7%), a inteligência emocional (37,5%) e a literacia digital (35,1%). Estas capacidades equilibram domínio técnico com inteligência relacional e são vistas como determinantes para responder à complexidade crescente.

Pedro Carneiro, Head of Marketing Research da QSP, afirma: “Os resultados deste estudo refletem uma consciência clara, por parte das organizações, de que os modelos de liderança, as estruturas de talento e a capacidade de adaptação são fatores críticos de competitividade num contexto de mudança acelerada. Mais do que identificar tendências, este trabalho pretende ser um contributo estratégico para que as empresas possam reavaliar as suas prioridades, alinhar as suas culturas internas e desenvolver as competências certas para liderar o futuro com ambição, responsabilidade e visão.”

“Num mundo onde a tecnologia tem um papel cada vez mais preponderante, o foco deverá continuar a estar nas pessoas – na sua capacidade de adaptação, na valorização das competências críticas e na construção de culturas organizacionais mais ágeis, inclusivas e orientadas para a aprendizagem contínua. É nesse equilíbrio entre inovação tecnológica e desenvolvimento humano que se joga, em grande medida, a sustentabilidade das organizações no futuro próximo,” finaliza.

A partir das respostas de 168 profissionais de vários setores e funções, o estudo revela os principais desafios e oportunidades da transformação organizacional.

Serve também de antevisão aos temas centrais da edição 2025 do QSP SUMMIT, dedicada aos “New Strategic Drivers”, e ajuda a perceber o que vai definir a gestão nos próximos anos.

Mais informações: www.qspsummit.pt

Consulte o estudo completo em:

https://issuu.com/qspmarketing/docs/pt_estudo_qsp_x_qsp_summit_2025

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Continente apresenta novas bolas de Berlim

Com a chegada do verão, o Continente reforça a sua oferta de pastelaria com uma seleção especial de bolas de Berlim.

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A gama de bolas de Berlim inclui desde as tradicionais simples ou com creme até versões inovadoras, como a bola de chocolate do Dubai, com duplo recheio de chocolate e pistácio com crocante de kataifi. Outros sabores disponíveis são maracujá, maçã e canela, doce de leite e speculoos. Todas as bolas são produzidas de forma artesanal, recheadas manualmente, sem corantes artificiais.

Em destaque está também uma criação exclusiva do pasteleiro Marco Costa: uma bola de Berlim com recheio de ovo e um toque cítrico de assinatura.

Complementando esta oferta, o Continente disponibiliza o pastel de nata da pastelaria Aloma, reconhecido quatro vezes como “O Melhor Pastel de Nata” de Lisboa, consolidando a sua aposta em produtos de excelência para a época estival.

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Já pode ler a edição 434 em formato digital

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mercado pet em Portugal continua a crescer, acompanhando uma transformação profunda na relação dos tutores com os seus animais. Vários players partilham com o Hipersuper como têm adaptado os seus modelos de negócio a esta nova realidade.

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Estivemos na 4.ª edição da SagalExpo, que reuniu mais de 1.100 compradores internacionais na FIL, em Lisboa. José Frazão, CEO da Exposalão, antecipa já a próxima edição, prometendo crescimento superior a 10%.

Em Carnaxide, a Obramat abriu o seu maior armazém de sempre e a primeira loja fora de Espanha. Em entrevista, Luís Filipe, diretor da unidade, explica os pilares da estratégia da insígnia para conquistar o mercado português.

Os dados mais recentes da Marktest mostram crescimento no consumo de refrigerantes com gás e de sumos, refletindo novas tendências de indulgência equilibrada. Já no segmento de molhos e condimentos, a saudabilidade e a conveniência guiam a inovação.

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Na fileira hortofrutícola, os dados do estudo “Tracking Hortofrutícolas” da GS1 Portugal revelam que a frescura e a competitividade comercial são os critérios mais valorizados pelos retalhistas.

Com base no Adyen Index: Retail Report 2025, mostramos como a Inteligência Artificial está a transformar os hábitos de compra: 32% dos consumidores portugueses já usam IA para fazer compras, um crescimento de 47% face a 2024.

Nesta edição, estreamos a rubrica “O outro lado do negócio”, dedicada a empresas com práticas ESG. Luís Setúbal, CEO da Integer, partilha a visão da tecnológica sobre gestão de talento, bem-estar e desenvolvimento humano, com ações concretas como habitação para colaboradores estrangeiros e programas de coaching.

Estes são alguns dos destaques da edição 434 que conta ainda com a opinião de Sara Monte e Freitas, de Ana Ruta Silva, Raja Patel, Joana Bacelar e a rubrica Desculpa Lá de Filipa Tomás.


A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Hipersuper. Pode comprar apenas esta edição ou efectuar uma assinatura aqui obtendo o acesso imediato.
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Hambúrguer híbrido é o novo lançamento do Future Taste da Auchan

Trata-se de um hambúrguer híbrido elaborado com 70% carne de vaca, 30% proteína vegetal.

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Maio traz um novo produto ao Future Taste da Auchan. Trata-se de um hambúrguer híbrido elaborado com 70% carne de vaca, 30% proteína vegetal.

“Com esta mistura, o hambúrguer reduz em 30% a quantidade de carne, sem perder aquele toque grelhado e suculento”, apresenta o retalhista.

O Future Taste é o espaço do Auchan que dá a conhecer as novas tendências alimentares e evidencia os produtos inovadores nas lojas da marca.

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FENAREG e CAP vão debater o futuro da agricultura no Sul da Europa

A conferência internacional promovida pela FENAREG em parceria com a CAP vai reunir em Santarém, a 11 de junho, líderes e responsáveis institucionais pela política agrícola do Sul da Europa.

Hipersuper

A resiliência da agricultura de regadio face às alterações climáticas, as ferramentas políticas e tecnológicas ao dispor dos agricultores, as expectativas em relação à nova PAC,  o papel da agricultura e das florestas na sustentabilidade e coesão dos países do sul da Europa. Serão estas as questões em debate na conferência internacional dedicada ao tema ‘Agricultura Nos Países do Sul da Europa’.

Organizada pela FENAREG (Federação Nacional dos Regantes de Portugal) em parceria com a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), a conferência decorre a partir das 10h de 11 de junho, na Sala Ribatejo do CNEMA, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura de Santarém.

A Federação considera que este é um encontro de alto nível e “decisivo para refletir sobre os desafios e prioridades da Política Agrícola Comum (PAC) pós-2027, com destaque para a necessidade de um orçamento robusto, fundamental para o futuro da agricultura europeia”.

“Temos a expectativa de que este debate possa também contribuir para que o Plano de Resiliência Hídrica Europeu ganhe uma visão holística e capaz de unir as realidades e as necessidades distintas do Norte e do Sul da Europa. O grande desafio no que diz respeito à água é equilibrar realidades e ajustar as soluções à medida de cada uma das regiões do continente, articulando Planos de Inundação com Planos de Seca, e fazendo convergir os sentidos”, destaca José Núncio, Presidente da FENAREG e da Irrigants d’Europe.

A conferência terá a presença de responsáveis das principais organizações agrícolas europeias de Portugal, França,  Espanha, Itália, Grécia e Croácia. Pierre Bascou, diretor-geral adjunto da Direção-Geral da Agricultura da Comissão Europeia; José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas de Portugal; José Núncio, presidente da FENAREG e dos Irrigants d’Europe; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP; Paulo do Nascimento Cabral, eurodeputado; Elli Tsifourou, Secretária Geral do Copa–Cogeca, serão alguns dos intervenientes nos debates.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas aqui.

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O mercado pet em Portugal continua a crescer, acompanhando uma transformação profunda na relação dos tutores com os seus animais. Vários players partilham com o Hipersuper como têm adaptado os seus modelos de negócio a esta nova realidade.

Na área da produção nacional, acompanhamos a edição de 2025 do Enlácteos, promovido pela ANIL. Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da associação, alerta: “Se a cadeia alimentar não funcionar, estamos perante um risco sério”.

Portugal lidera a reputação corporativa no setor da distribuição generalista entre os 20 países analisados pelo Merco. Um reconhecimento ao desempenho consistente das empresas do setor junto de consumidores, colaboradores e investidores. Apresentamos as conclusões nesta edição.

Estivemos na 4.ª edição da SagalExpo, que reuniu mais de 1.100 compradores internacionais na FIL, em Lisboa. José Frazão, CEO da Exposalão, antecipa já a próxima edição, prometendo crescimento superior a 10%.

Em Carnaxide, a Obramat abriu o seu maior armazém de sempre e a primeira loja fora de Espanha. Em entrevista, Luís Filipe, diretor da unidade, explica os pilares da estratégia da insígnia para conquistar o mercado português.

Os dados mais recentes da Marktest mostram crescimento no consumo de refrigerantes com gás e de sumos, refletindo novas tendências de indulgência equilibrada. Já no segmento de molhos e condimentos, a saudabilidade e a conveniência guiam a inovação.

Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde, alerta para o risco de Portugal não atingir as metas de reciclagem de vidro em 2025. Em resposta, a entidade promove um novo modelo para recolha seletiva de vidro de embalagem.

Na fileira hortofrutícola, os dados do estudo “Tracking Hortofrutícolas” da GS1 Portugal revelam que a frescura e a competitividade comercial são os critérios mais valorizados pelos retalhistas.

Com base no Adyen Index: Retail Report 2025, mostramos como a Inteligência Artificial está a transformar os hábitos de compra: 32% dos consumidores portugueses já usam IA para fazer compras, um crescimento de 47% face a 2024.

Nesta edição, estreamos a rubrica “O outro lado do negócio”, dedicada a empresas com práticas ESG. Luís Setúbal, CEO da Integer, partilha a visão da tecnológica sobre gestão de talento, bem-estar e desenvolvimento humano, com ações concretas como habitação para colaboradores estrangeiros e programas de coaching.

Estes são alguns dos destaques da edição 434 que conta ainda com a opinião de Sara Monte e Freitas, de Ana Ruta Silva, Raja Patel, Joana Bacelar e a rubrica Desculpa Lá de Filipa Tomás.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Logística

Adriana Collado é a nova diretora de marketing da InPost Ibérica

A InPost nomeou Adriana Collado Durán como diretora de marketing para a Península Ibérica, reforçando a sua aposta no crescimento e consolidação da marca em Espanha e Portugal.

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Com um percurso profissional marcado por cargos de liderança em empresas como Google, Rakuten, BlaBlaCar, FreeNow, Housell e Lastminute, Adriana Collado traz consigo uma vasta experiência em marketing estratégico e comunicação internacional, essencial para impulsionar a notoriedade e o posicionamento da InPost numa fase crítica de expansão.

“Estou muito entusiasmada por me juntar à InPost, uma empresa que desafiou o setor da logística com uma proposta disruptiva e cujo mercado foi praticamente criado do zero. Estou certa que continuar a promover uma estratégia de marketing e comunicação que destaca o modelo de entrega não domiciliária é, ao mesmo tempo, tão estimulante quanto exigente”, afirma a nova responsável de marketing.

A nomeação insere-se numa estratégia de reforço da estrutura de liderança da InPost na região, que recentemente integrou também Luis Florit como diretor comercial e Luigi Cirocco como diretor de operações, sob a direção de Marc Vicente, CEO para Espanha e Portugal.

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Bebidas

Buondi apresenta os Cofftails by Buondi

A marca portuguesa Buondi, detida pelo grupo Nestlé, apresenta os Cofftails by Buondi, uma nova proposta de bebidas que alia a intensidade do café a ingredientes inesperados, desafiando as convenções e promovendo uma experiência sensorial personalizada.

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Com o objetivo de renovar a forma como o café é consumido, dentro e fora de casa, a Buondi lança uma coleção inovadora de receitas que promete transformar o café num reflexo da individualidade de cada consumidor. Esta iniciativa surge no âmbito do trabalho desenvolvido pela Academia Barista by Nestlé e integra criações como o Pistachio Iced Latte, o Strawberry Iced Mocha ou o Crispy Delight.

“Queremos que cada pessoa explore e crie a sua própria receita, transformando o café num reflexo da sua individualidade e do seu estilo de vida. A versatilidade é a chave dos Cofftails by Buondi. Com opções quentes e frias, as receitas foram pensadas para serem apreciadas em qualquer estação do ano e em qualquer lugar, desde o conforto do lar até aos espaços mais trendy da cidade.” afirma Nuno Castanheira, especialista de café e responsável pela Academia Barista by Nestlé.

Com esta nova gama, a Buondi reforça a sua aposta na inovação e no envolvimento emocional com os consumidores, celebrando a criatividade e a paixão pelo café.

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