Luis Simoes é o novo diretor-geral da NielsenIQ para Espanha e Portugal
A NielsenIQ (NIQ) anunciou a nomeação de Luis Simoes como novo diretor-geral para a Ibéria, supervisionando e expandindo o negócio da empresa em Espanha e Portugal.

Hipersuper
“O Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022 é o resultado da nossa dedicação contínua e empenho”
Supermercados Apolónia estão a abrir 70 vagas de emprego
Carvalhelhos elimina cor das tampas das garrafas e reforça compromisso ambiental
Sensodyne criou pasta dentífrica branqueadora que combate a sensibilidade dentária
Marcas próprias já valem 39% do mercado da UE
Consumo de chá cresce
Setor alimentar deverá crescer mais de 3% em 2025
Nestlé Kéfir reconhecido com o selo da Associação Portuguesa de Nutrição
Abriram 83 lojas de comércio de luxo nas 20 principais artérias da Europa em 2024
Luis Simoes é o novo diretor-geral da NielsenIQ para Espanha e Portugal
Luis Simoes sucede a Patricia Daimiel, que liderou a empresa nos últimos cinco anos e que agora assume um cargo de liderança global na recém-criada organização de Strategic Insights & Analytics, que reúne Advanced Analytics, BASES e Consumer & Marketing Insights, com o objetivo de ajudar os clientes da NIQ a tomarem decisões informadas e baseadas nos melhores dados.
“Estou muito entusiasmado e orgulhoso por me juntar à NIQ e ajudar as empresas a desbloquearem o poder da tomada de decisões baseadas em dados. A capacidade única da NIQ de integrar de forma perfeita os dados dos painéis de consumidores e dos retalhistas proporciona uma visão incomparável que reduz a distância entre as ações na loja e o que acaba no cesto de compras. Isto permite às marcas e aos retalhistas compreender verdadeiramente o comportamento do consumidor e aproveitar as oportunidades de crescimento.”, sublinha Luis Simoes em comunicado.
“Num mundo omnicanal em constante evolução, a capacidade da NIQ de combinar dados de comércio eletrónico com informação sobre o consumidor e o retalho mantém os nossos clientes na vanguarda. Estou ansioso por trabalhar com os nossos clientes para descobrir o porquê, o quando e o onde do comportamento do consumidor e ajudá-los a ter sucesso num mercado dinâmico.”, acrescenta.
Emilie Darolles, presidente da NIQ para a Europa Ocidental, sublinha que “graças à sua vasta experiência no setor em todos os continentes, o Luis traz um conhecimento profundo das necessidades do negócio e da importância que a informação sobre distribuição — física e online — e sobre o consumidor têm no mercado atual.”
E acrescenta: “a sua liderança irá fortalecer ainda mais a nossa equipa de especialistas em Espanha e Portugal, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes, promovendo a integração contínua e a melhoria da nossa plataforma Discover e impulsionando a inovação constante em todas as nossas soluções.” Aproveitou também para expressar “o meu mais profundo agradecimento a Patricia Daimiel, que liderou o nosso negócio na Ibéria nos últimos cinco anos.” .
O novo diretor-geral para a Ibéria iniciou a sua carreira na NIQ em França e traz mais de 25 anos de experiência no setor de serviços de dados e informação. Ao longo da sua carreira, ocupou posições de liderança na Europa, América Latina, Ásia e EUA. Antes de regressar à NIQ em setembro de 2024 como CPS Strategic Projects and Iberia Lead, desempenhou um papel crucial na configuração da indústria global de painéis de consumidores como Diretor de Estratégia Global na Kantar Worldpanel, onde liderou a aquisição da Numerator.
Para além da sua liderança corporativa, Luis Simoes é um investidor “business angel”, apoiando startups como a STEAM Academy, que oferece programas extracurriculares para crianças, e a World Data Lab, uma empresa especializada em previsões demográficas e de consumo em mais de 100 países.