Linha de Apoio ao Cliente da IKEA recebeu mais de 400 chamadas de potenciais casos de violência doméstica em 2024
“Transformar a nossa Linha de Apoio ao Cliente numa linha de informação e apoio a vítimas de violência doméstica e contribuir para o fundo de autonomização são passos concretos para apoiar quem mais precisa. Queremos continuar a fazer a diferença, ajudando mulheres a reconstruir as suas vidas com dignidade, segurança e esperança no futuro.” afirma Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.

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No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a IKEA reafirma o seu compromisso no combate à violência doméstica, juntando-se, pelo quarto ano consecutivo, à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). A parceria visa reforçar o apoio às vítimas, maioritariamente mulheres, através de iniciativas concretas que facilitam o acesso a ajuda especializada.
Uma das principais ações desta colaboração é a transformação da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA num canal de informação e apoio às vítimas de violência doméstica. Esta iniciativa permite o reencaminhamento imediato para o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, onde profissionais qualificados prestam apoio de forma anónima e confidencial. A chamada, registada como sendo para a IKEA, garante discrição e segurança às vítimas.
Os números revelam a urgência e importância desta medida: só em 2024, foram recebidas mais de 400 chamadas, refletindo a necessidade crescente de suporte especializado.
Além desta linha de apoio, a IKEA reforçou, no arranque do seu ano fiscal (setembro de 2024), o fundo de apoio à autonomização das vítimas, contribuindo com 15.000 euros. Com este novo montante, o apoio total prestado pela marca ao longo dos quatro anos de parceria soma 52.000 euros. Este fundo, gerido pela CIG, destina-se a ajudar mulheres que estão a sair de contextos de violência doméstica e encontram-se temporariamente acolhidas em Casas de Abrigo da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.
“Na IKEA, acreditamos que todos merecem uma casa onde se sintam seguros. É por isso que continuamos a reforçar o nosso compromisso no combate à violência doméstica. Transformar a nossa Linha de Apoio ao Cliente numa linha de informação e apoio a vítimas de violência doméstica e contribuir para o fundo de autonomização são passos concretos para apoiar quem mais precisa. Queremos continuar a fazer a diferença, ajudando mulheres a reconstruir as suas vidas com dignidade, segurança e esperança no futuro.” afirma Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.
“Este fundo é uma grande ajuda ao apoio contínuo que a CIG providencia às mulheres que tomaram a decisão de começar uma nova vida, longe de um ambiente abusivo. O estado atual do mercado de habitação tem tido um impacto enorme na capacidade de autonomização destas mulheres que são obrigadas a recomeçar. Além disso, a utilização da linha de apoio ao cliente como linha de informação, presta um serviço discreto muito importante para quem precisa de pedir ajuda, pelo que consideramos esta parceria com a IKEA um apoio fundamental às vítimas de violência doméstica”, acrescenta Sandra Ribeiro, presidente da CIG.
Estas iniciativas inserem-se no âmbito do Pacto contra a Violência, firmado entre a IKEA e a CIG em 2021, reforçando a missão conjunta de apoiar quem mais precisa e promover um futuro mais seguro para todas as mulheres.
As vítimas ou testemunhas de violência podem pedir ajuda através da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA +351 21 989 99 45, selecionando a opção 8.
A outra alternativa para pedir ajuda ou denunciar casos é a Linha Nacional de Apoio a Vítimas de violência doméstica (800 202 148 ou SMS para 3060).