Prémios Sakata foram os mais concorridos de sempre
Os Prémios Sakata realizaram-se pela primeira vez em Almería.

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A sexta edição dos Prémios Sakata, que este ano se realizou, pela primeira vez, em Almería, no âmbito do Congresso Internacional de Gastronomia Verde ‘Vestial’ e contou com mais de 300 participantes. “Com esta sexta edição, os Prémios Sakata consolidam a sua posição como uma referência na promoção da gastronomia saudável, da sustentabilidade e da inovação no setor alimentar”, refere a empresa citada num comunicado.
Os Prémios Sakata 2025 foram presididos por um dos melhores chefs do mundo, Martín Berasategui, detentor de 11 estrelas Michelin e conduzidos pelos chefs Irmãos Torres e pela jornalista da TVE Mar Villalobos. O chef Dani García, com três estrelas Michelin, recebeu o Prémio Sabor das mãos do seu mentor, Martín Berasategui, e o político e embaixador mundial dos brócolos, Miguel Ángel Revilla, foi distinguido com o Prémio Savia, pelo seu incansável trabalho na promoção deste legume.
O chef e educador Juan Llorca foi reconhecido com o Prémio Semente, destacando a importância de incutir hábitos alimentares saudáveis às futuras gerações. Por sua vez, a jornalista Laura Caorsi foi galardoada com o Prémio Sentidos pelo seu trabalho na divulgação sobre rotulagem alimentar e na luta contra a publicidade enganosa em produtos ultraprocessados.
O Prémio Sustentabilidade foi atribuído ao Grupo Cajamar, pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar. Javier Bernabéu, diretor-geral da Sakata Seed Ibérica, ao entregar o prémio, sublinhou “a inquebrantável adesão e o apoio permanente que a Cajamar tem dado à produção protegida sustentável desde os seus primórdios, há mais de 60 anos”. Por fim, o Prémio Solidariedade foi entregue à World Central Kitchen e à iniciativa Desde Valencia Para Valencia.