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Alegro Setúbal é o primeiro centro comercial em Portugal a receber classificação “eCIRCULAR” da ADENE

Este reconhecimento destaca o desempenho e as boas práticas do centro comercial na gestão de recursos e na promoção de uma economia circular.

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Alegro Setúbal é o primeiro centro comercial em Portugal a receber classificação “eCIRCULAR” da ADENE

Este reconhecimento destaca o desempenho e as boas práticas do centro comercial na gestão de recursos e na promoção de uma economia circular.

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O Alegro Setúbal, gerido pela Nhood, tornou-se o primeiro centro comercial do país a conquistar a classificação “eCIRCULAR”, atribuída pela Adene– Agência para a Energia. Este reconhecimento destaca o desempenho e as boas práticas do centro comercial na gestão de recursos e na promoção de uma economia circular, refletindo o compromisso da Nhood com a sustentabilidade e a eficiência na utilização de recursos.

A classificação “eCIRCULAR” avalia o desempenho das organizações em áreas fundamentais da economia circular, como energia, água e resíduos, oferecendo também recomendações para melhorias contínuas.

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Entre os resultados obtidos, a área de energia recebeu uma classificação de 62%, impulsionada pela instalação de painéis fotovoltaicos e pela implementação de medidas para a redução do consumo energético. Na gestão de água, o centro obteve 53%, fruto do sistema de aproveitamento de águas pluviais e do avanço na reutilização de águas cinzentas. Além disso, o Alegro Setúbal obteve 80% na gestão de resíduos, com iniciativas como o correto encaminhamento de resíduos, e 100% em certificações no domínio da sustentabilidade como a ISO 14001, BREEAM e Resíduo Zero. Com uma classificação global de 50%, este resultado é significativo para o setor de centros comerciais, reforçando o papel do Alegro Setúbal como um modelo de práticas sustentáveis e inovadoras.

No total, o Alegro Setúbal obteve uma classificação global de 50%, um marco relevante para o setor dos centros comerciais, posicionando-o como uma referência em práticas sustentáveis.

“Esta é uma valorização importante para a jornada de sustentabilidade do Alegro Setúbal, destacando-se como um exemplo no setor do retalho comercial em Portugal. Além disso, é também um reconhecimento do empenho da Nhood na implementação de práticas de gestão que respeitam os princípios da economia circular, ao investir em fontes de energia renováveis, reduzir o consumo de recursos e recuperar materiais. Continuaremos a liderar pelo exemplo, promovendo mudanças significativas que beneficiem tanto o ambiente como as comunidades onde operamos.”, sublinha João Jesus, Head of Sustainability and Operations da Nhood, em comunicado.

Desenvolvido pela Adene, o eCIRCULAR é um sistema abrangente de avaliação que incentiva empresas e organizações a implementarem práticas sustentáveis e de economia circular. Este modelo permite auditorias externas que avaliam o desempenho em circularidade, atribuindo classificações de A+ (a melhor) a F (a pior) e apresentando recomendações para melhorias contínuas.

 

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Yoco dá vida a Vaiana na sua nova edição limitada

A edição limitada de Yoco Vaiana 2 já está disponível nos super e hipermercados, em packs de seis e doze unidades.

Yoco celebra a estreia do filme de animação “Vaiana 2” com uma nova edição limitada de garrafas colecionáveis. Através de uma parceria entre a Longa Vida – Lactalis e a The Walt Disney Company, os fãs poderão escolher entre 14 garrafas diferentes com várias personagens do filme.

“Vaiana é uma história inspiradora sobre família, aventura e coragem”, afirma Joana Dias, Group Brand Manager de Kids. “Com esta nova edição, pretendemos que as crianças embarquem nesta aventura, desfrutando de um lanche saboroso e nutritivo, já que conta com 100% ingredientes naturais, Vitamina D e é fonte de cálcio e proteína, enquanto celebram a nova aventura de Vaiana, que desta vez parte numa missão impossível para provar a si mesma do que é capaz e salvar o seu povo. Esta edição limitada é uma forma divertida de gerar conversação à mesa das famílias portuguesas, enquanto mergulha na magia da Vaiana 2.”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

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Projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ da Renova conquista Green Design International Award

O projeto nasceu do compromisso da empresa “em oferecer soluções que respeitem o ambiente, reduzindo o impacto ambiental da produção de papel tissue”, sublinhou a Renova ao Hipersuper.

A Renova viu o seu projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ ser galardoado com o Green Design International Award, atribuido pela World Green Design Organization.

A distinção premiou a sustentabilidade dos produtos reciclados e os processos inovadores que os origina, com destaque para as gamas ‘Recycled’ e ‘Love & Action’, “como exemplos de excelência ambiental e que incorporam o conceito de Green Design”, referiu a marca num comunicado.

Ao Hipersuper, fonte oficial da Renova explicou que o projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ nasceu do compromisso da empresa “em oferecer soluções que respeitem o ambiente, reduzindo o impacto ambiental da produção de papel tissue”.

“Este projeto está alinhado com o longo percurso de escolhas que, ao longo dos anos, se mostraram adequadas para a marca, mesmo quando as questões ambientais não estavam no centro das discussões. Um exemplo disso é que a Renova instalou a sua unidade de reciclagem na década de 80, antecipando-se às tendências de sustentabilidade que hoje são essenciais no mercado”, sublinhou a fonte.

O desenvolvimento da gama de produtos originada neste projeto obrigou a Renova a realizar alterações nos seus processos de fabrico, com a implementação de soluções inovadoras.” Este projeto, portanto, não só reflete a nossa preocupação com a sustentabilidade, mas também a inovação constante no nosso processo produtivo, que se adapta para responder às necessidades existentes”, destacou a mesma fonte.

Para este ano, no âmbito do ‘Low-Carbon Tissue Products’, a Renova projeta lançar, já no primeiro trimestre, novos produtos patenteados “que irão reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, revela a fonte da empresa, sublinhando que “este é um tema transversal a todas as gamas e um imperativo para a marca”.

De referir que a cerimónia de entrega dos Green Design International Award decorreu em Bruxelas e contou com a presença de líderes globais, representantes governamentais e especialistas em sustentabilidade. Entre as 200 candidaturas, foram selecionados 10 finalistas em projetos que abrangem áreas como o design de turbinas eólicas, interiores de veículos automóveis, packaging e eletrodomésticos.

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Lidl reforça compromisso com a alimentação consciente

O Lidl anunciou novas metas para impulsionar a alimentação consciente, comprometendo-se com objetivos ambiciosos alinhados com a Dieta da Saúde Planetária (PHD – Planetary Health Diet).

A estratégia global da insígnia visa transformar o sistema alimentar, promovendo escolhas mais saudáveis e sustentáveis para os consumidores nos 31 países onde opera.

Até 2030, o Lidl Internacional pretende aumentar em 20% a proporção de vendas de alimentos à base de plantas, como proteínas vegetais, cereais integrais, frutas e legumes, em comparação com 2023. Este compromisso inclui o apoio técnico da WWF, que tem trabalhado em conjunto com o retalhista para implementar uma metodologia que avalia e orienta a oferta alimentar de acordo com princípios de sustentabilidade e saúde.

Com a adoção da metodologia da WWF, o Lidl tornou-se o primeiro retalhista alimentar a implementar transparência integral nas suas categorias de produtos em todos os países onde está presente. A marca disponibilizará um relatório anual, a partir de 2025, para monitorizar e divulgar o progresso das metas traçadas, reforçando o compromisso com a saúde humana e ambiental.

“Para alimentar uma população mundial em crescimento, de forma saudável e dentro dos limites do planeta, é fundamental uma transformação global do sistema alimentar. Há anos que o Lidl está empenhado em contribuir para este objetivo – tendo por base as descobertas científicas da Dieta da Saúde Planetária. Com a WWF como parceira experiente do nosso lado, pretendemos aumentar o nosso impacto no futuro e oferecer aos nossos clientes uma seleção cada vez maior de alternativas mais saudáveis e sustentáveis, com a máxima qualidade ao melhor preço.”, sublinha Cristina Hanganu, diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal, em comunicado.

O Lidl reforça que os consumidores mantêm liberdade de escolha, mas terão ao seu dispor um portefólio de produtos que facilita decisões de compra mais conscientes.

Metas específicas para 2030

  • Proteínas vegetais: O Lidl Portugal compromete-se a atingir 20% de fontes de proteína vegetal na sua gama, incluindo alternativas à carne, ovos e peixe. Desde 2022, a insígnia já analisa a “divisão de proteínas” para avaliar a proporção de fontes vegetais em relação às de origem animal.
  • Cereais integrais: O retalhista pretende que 10% dos produtos à base de cereais sejam integrais, disponibilizando pelo menos uma opção por categoria relevante de marca própria.
  • Frutas e legumes frescos: A insígnia continuará a expandir a oferta de produtos frescos, promovendo o consumo diário de frutas e vegetais como pilar da sua estratégia de Alimentação Consciente.

Mariella Meyer, da WWF Suíça, elogiou a abordagem do Lidl: “Congratulamo-nos com o alinhamento do Lidl com a Dieta da Saúde Planetária e com a utilização da Metodologia de Retalhista de Dietas Planetárias da WWF. Este é um passo crucial na transformação do sistema alimentar, que é o principal fator de perda de vida selvagem e da natureza. Ao concentrar-se em garantir mais opções à base de plantas, o Lidl dá prioridade à saúde humana e planetária. Esperamos que isto inspire outros retalhistas a seguirem o exemplo e a concentrarem-se mais nas alternativas à base de plantas, face à oferta de proteína animal”.

 

 

 

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Retalho

Montijo Retail Park atinge limite da sua ocupação com abertura da Padaria Portuguesa

A Cushman & Wakefield (C&W) anuncia a colocação da marca A Padaria Portuguesa no Montijo Retail Park, a primeira loja da cadeia a abrir no formato de retail park, que inaugura esta sexta-feira, 24 de janeiro.

Propriedade do fundo CA Património Crescente – Fundo de Investimento Imobiliário Aberto, gerido pela Square Asset Management, este espaço comercial é gerido e comercializado pela C&W em regime de exclusividade, atingindo agora o limite da sua ocupação com o arrendamento desta loja de 139 m².

“É com grande entusiasmo que anunciamos a colocação de uma marca de referência na área da restauração no Montijo Retail Park. Esta operação marca um importante passo para o futuro deste equipamento comercial, proporcionado a este ativo uma maior variedade na sua oferta com o primeiro espaço no setor da restauração. Estamos extremamente satisfeitos com este desfecho, que confirma o potencial do Montijo Retail Park como um destino comercial de referência e uma escolha de eleição para marcas de renome”, refere João Pereira, consultor sénior no departamento de retalho da Cushman & Wakefield.

O Montijo Retail Park, situado à entrada da cidade do Montijo, é um espaço de retalho com 18.000 m² de área bruta locável, que oferece unidades comerciais de média e grande dimensão, entre os 1.000 m² e os 9.000 m². Conta com a presença de marcas dos segmentos de moda, desporto, decoração e materiais de construção, entre as quais a Be Fit, Calçado Guimarães, Sports Direct, Conforama, Espaço Casa, e Leroy Merlin. Localizado junto às autoestradas A12 e A33 e a poucos minutos da Ponte Vasco da Gama, o retail park tem um parque de estacionamento gratuito com um total 800 lugares, dos quais 420 cobertos em cave.

 

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Bebidas

Red Bull Zero chega a Portugal

Com esta novidade chega também o programa Red Bull Zero Excuses, um desafio de 30 dias que vai envolver os atletas Vasco Vilaça, Teresa Bonvalot, B-Girl Vanessa, Helder Nunes e Kika Nazareth.

Depois do sucesso em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, chega a Portugal a Red Bull Zero, com zero açúcar e zero calorias. As latas de cor azul claro mate escondem no interior um novo sabor que mistura uma agradável acidez com notas de tutti frutti, ananás e baunilha, revelando um delicado equilíbrio doce/ácido, avança a marca.

À venda em todo o país, a Red Bull Zero está disponível em latas de 250 ml e junta-se à Red Bull Apricot Edition (Alperce-Morango), Red Bull Yellow Edition (Tropical), Red Bull Red Edition (Melancia) e Red Bull Purple Açaí Sugarfree – cinco opções com sabor, da mesma família das clássicas Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugarfree.

O ano de 2025 arranca com o desafio Red Bull Zero Excuses – um programa de 30 dias focado na performance física, que pretende despoletar uma motivação acrescida a quem desejou nas suas resoluções de Ano Novo, melhorar a sua condição. No site da marcat os participantes vão poder desbloquear em cada dia um novo jogo ou estimulante desafio. Uma dinâmica que vai contar com a participação dos atletas Vasco Vilaça (triatlo), Teresa Bonvalot (surf), B-Girl Vanessa (breaking), Helder Nunes (hóquei em patins) e Kika Nazareth (futebol).

 

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Logística

Still fornece equipamentos para novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin

A Still foi escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística para o novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin, em Castanheira do Ribatejo.

No âmbito do recente investimento no novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) da Leroy Merlin, localizado em Castanheira do Ribatejo, a Still foi a empresa escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística. Esta aposta visa reforçar a parceria estratégica iniciada em 2018 entre as duas empresas em Portugal.

O CDN, inaugurado a 3 de dezembro de 2024, representa um investimento global de cerca de 120 milhões de euros e assume-se como o maior centro logístico do país, com uma área total de 105.500 m² e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas. O novo centro centraliza toda a operação logística da Leroy Merlin em Portugal, permitindo a criação de 400 empregos diretos em Castanheira do Ribatejo.

A Still foi selecionada para fornecer equipamentos modernos que contribuem para o aumento da eficiência e sustentabilidade da operação logística da Leroy Merlin. O contrato de aluguer de longa duração com a Leroy Merlin foi considerado uma grande oportunidade de crescimento para a Still, perspectivando-se um aumento da visibilidade da marca e um reforço da posição da empresa no mercado.

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal, afirma em comunicado que, com este contrato, a Still “ganha maior exposição em clientes de relevo no setor, fortalece a sua imagem ao associar-se a uma marca reconhecida como é a Leroy Merlin e cria novas oportunidades de venda de produtos Still no mercado.” A parceria, que iniciou em 2018, tem evoluído de forma significativa, com a Still a fornecer soluções de intralogística e equipamentos de movimentação de cargas para as lojas e centros de distribuição da Leroy Merlin.

No novo centro, estão em operação 140 equipamentos, incluindo porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais. A Still sublinha que fornece baterias de iões de lítio e de chumbo, conforme a análise de aplicação do cliente. Para garantir a máxima segurança e eficiência nas operações, os equipamentos contam com dispositivos como cintos de segurança, faróis e blue spots, bem como câmaras nos garfos para visualização da carga em altura.

Carlos Gonçalves destaca ainda que “uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da Leroy Merlin”, e sublinha que, no futuro, a implementação de tecnologias avançadas, como a automação, permitirá uma operação ainda mais eficiente e precisa.

José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin

A parceria entre as duas empresas está baseada em três pilares principais: inovação tecnológica, sustentabilidade e eficiência operacional. José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, refere que “um investimento como o CDN exige ter do nosso lado os parceiros certos, e é aqui que entra a Still. Não podíamos estar mais satisfeitos por poder contar com a Still no equipamento do nosso novo Centro de Distribuição Nacional, pois a dimensão e a complexidade deste investimento exigem soluções logísticas de excelência.”.

 

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Andreia Agostinho, diretora comercial & marketing

Alimentar

Frutorra distinguida pelo 4º ano consecutivo pela Escolha do Consumidor

A Frutorra entra em 2025 com uma nova distinção, ano em que irá inaugurar uma nova fábrica, um investimento estratégico que permitirá escalar o trabalho desenvolvido ao longo das suas mais de três décadas de existência.

Pelo 4º ano consecutivo, a Frutorra foi eleita pelos consumidores como a marca nº1 na categoria de frutos secos.

A Frutorra sublinha em comunicado que este é um sinal claro da consistente satisfação dos consumidores, que mais uma vez vêm valorizar a qualidade e inovação da marca.

Como parte da estratégia para sustentar o crescimento contínuo alcançado ao longo dos últimos anos, a Frutorra irá inaugurar uma nova fábrica em 2025, um investimento estratégico que permitirá escalar o trabalho desenvolvido ao longo das suas mais de três décadas de existência. Este projeto, motivado pelo aumento do volume de produção, visa reforçar a eficiência operacional e consolidar o posicionamento da empresa como uma referência no mercado.

 

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Exportação

Smart Agri em destaque na Fruit Logistica 2025

A área de Smart Agri vai estar em destaque na Fruit Logistica 2025 com um recorde de expositores: 36 empresas de 18 países a apresentar inovações que estão a moldar o futuro da agricultura.

De 5 a 7 de fevereiro de 2025, a cidade de Berlim recebe a próxima edição da Fruit Logistica. Uma das áreas em destaque será a de Smart Agri, com um recorde de expositores: 36 empresas de 18 países a apresentar inovações que estão a moldar o futuro da agricultura.

O evento, que reúne os principais players e inovadores da indústria, colocará em evidência como as tecnologias digitais estão a transformar o cultivo, o controlo de qualidade e a distribuição de produtos frescos. Na Hall 3.1, os visitantes poderão descobrir soluções de ponta, incluindo inteligência artificial para estimar colheitas, software de gestão agrícola, sistemas de irrigação sustentáveis e precisos, drones que estão a revolucionar o setor e até tecnologias de polinização baseadas em dados.

Um dos pontos altos será o programa de dois dias no palco Farming Forward, que contará com 24 apresentações de empresas líderes nos dias 5 e 6 de fevereiro. Moderado pela jornalista especializada Katie Gallus, o programa abordará temas como: controlo de qualidade de frutas com tecnologias não invasivas, gestão de estufas com inteligência artificial, rastreabilidade de produtos frescos, agricultura em ambiente controlado e inovações para prolongar o tempo de prateleira dos alimentos.

“Com um foco ampliado nas tecnologias digitais, a edição de 2025 oferece uma plataforma essencial para explorar as inovações que impulsionam o setor de produtos frescos.”, sublinha Kai Mangelberger, diretor da Fruit Logistica, em comunicado.

 

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Logística

InPost inova no fabrico de lockers para avançar para a descarbonização

A empresa de entregas não domiciliárias associou-se à ArcelorMittal para começar a utilizar o aço XCarb na produção dos seus lockers e atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono para 2030.

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A InPost anunciou uma evolução na estrutura e no fabrico dos seus lockers, os cacifos inteligentes que permitem aos utilizadores receber as suas compras online fora de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em parceria com a ArcelorMittal, a principal empresa siderúrgica do mundo, a empresa tecnológica especializada nas entregas não domiciliárias, está agora a produzir os seus lockers utilizando o XCarb, um aço fabricado a partir de materiais reciclados que utiliza energia inteiramente proveniente de fontes renováveis. Como resultado, o fabrico deste aço gera menos 64% de emissões de CO2 do que as alternativas tradicionais, de acordo com os dados oficiais do fabricante.

“A nossa aposta no XCarb como material para fabricar os Lockers é mais um passo no nosso objetivo de tornar a InPost uma empresa neutra em carbono até 2040”, explicou a propósito o CEO Espanha e Portugal do Grupo InPost. Marc Vicente acrescentou que, juntamente com outras medidas que a empresa está a tomar nos seus escritórios e armazéns, bem como na configuração das rotas de entrega e em tudo o que diz respeito às operações em geral, “queremos continuar a evoluir e a contribuir para redução das emissões de carbono”

O anúncio da InPost surge no âmbito do Dia Mundial da Redução das Emissões de CO2, que se celebra todos os anos a 28 de janeiro, para sensibilizar a sociedade para a necessidade de trabalhar, cada um na sua área e dentro das suas possibilidades e capacidades, para reduzir as emissões poluentes, que a ciência associa diretamente ao aquecimento global e às alterações climáticas.

Neste sentido, a InPost tem implementado um conjunto de medidas que vão desde a otimização das rotas de entrega para realizar menos viagens até à eletrificação progressiva da sua frota de veículos ou à eliminação de etiquetas nas devoluções de encomendas.

A empresa tem uma estratégia de descarbonização alinhada com o Acordo de Paris e é signatária do The Climate Pledge, que exige que meça e comunique regularmente as suas emissões de gases com efeito de estufa, introduza alterações comerciais e inovações tangíveis para melhorar a sua eficiência, se comprometa com energias renováveis e reduza a utilização de materiais não sustentáveis, entre outras medidas.

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Retalho

Retalho representou quase metade do investimento imobiliário em 2024

Segundo uma análise da Savills, o volume de investimento imobiliário em Portugal atingiu aproximadamente 2.387 M€ em 2024

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De acordo com a análise, o volume de investimento imobiliário em Portugal atingiu aproximadamente 2.387 M€ no ano passado, o que representa um crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

O segmento de Retalho foi o que mais volume de investimentos realizou: 1.166 M€, quase metade do valor total e que significou num crescimento expressivo de 104% face ao ano anterior. “Esta performance é reflexo da revitalização do segmento, em particular no subsegmento de Centros Comerciais, que alcançou 20% do total de investimento, fruto da recuperação do consumo e de estratégias de reposicionamento”, revela a Savills. Também neste segmento, destacaram-se os supermercados com cerca de 19% do volume de investimento “e que se têm revelado uma classe de ativos muito interessante para os investidores”, acrescenta  a consultora imobiliária internacional.

O setor da Hospitality manteve a segunda posição em termos de volume de investimento, com uma quota de mercado de 20%, contudo apresentou uma retração de 15% em relação a 2023.  Já os segmentos Alternativos – Living alcançaram um crescimento de 114% face ao ano anterior, com um volume total de cerca 274 M€.” Este incremento deveu-se à procura por ativos para criação de residências para estudantes e Senior Living que reflete as mais recentes tendências demográficas e um maior enfoque em soluções de habitação especializadas”, detalha a Savills.

O segmento industrial e logístico “continua a apresentar uma trajetória sólida de crescimento nos volumes de investimento”, com um aumento homólogo de 83%. Embora os volumes ainda não sejam comparáveis a outras classes de ativos, “os fortes fundamentais do mercado ocupacional e a qualidade do edificado dita um cada vez maior interesse no desenvolvimento de novos projetos pelo que se observou volumes de investimento para development bastante relevantes, bem como o iniciar de processos muito relevantes e que deixam antever um aumento significativo do investimento em development de logística para 2025”, detalha.

O investimento estrangeiro representou 81% do total de investimento, sendo os países com maior volume a França, Espanha e África do Sul. Por outro lado os Fundos de Investimento e Gestão de Ativos Imobiliários foram responsáveis por 62% do volume total de investimento, abrangendo todos os segmentos imobiliários. As prime yields permaneceram estáveis ao longo de 2024, com o segmento de escritórios a apresentar uma yield de 4,75% e os centros comerciais a registar 6,25%. Já os retail parks mantiveram este indicador nos 7,00% enquanto os supermercados e o segmento logístico permaneceram estáveis nos 5,50%.

Para 2025, a Savills prevê que a diversificação dos portfólios será uma prioridade para os investidores, “que continuam a apostar em segmentos tradicionais, como Retalho e Escritórios, enquanto exploram novas oportunidades em setores em expansão, como Hospitality e Living”.

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