Fernando Félix, CEO da Webcomum
Entrevista

Fernando Félix: “O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores”

Para Fernando Félix, CEO da Webcomum, o sucesso no e-commerce está diretamente ligado à capacidade das marcas em proporcionar uma experiência de compra apelativa, fluída e personalizada.

Ana Rita Almeida
Fernando Félix, CEO da Webcomum
Entrevista

Fernando Félix: “O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores”

Para Fernando Félix, CEO da Webcomum, o sucesso no e-commerce está diretamente ligado à capacidade das marcas em proporcionar uma experiência de compra apelativa, fluída e personalizada.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
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A pandemia trouxe uma aceleração sem precedentes na digitalização do setor vitivinícola, forçando marcas e produtores a repensar as suas estratégias de contacto com os consumidores. O digital tornou-se um canal crucial para impulsionar vendas, comunicar e criar experiências diferenciadoras.

A Webcomum Digital Business & Tech, uma agência especializada em transformação digital, tem sentido de perto esta evolução, com cerca de 20% da sua carteira de clientes a pertencer ao setor vitivinícola. Segundo dados da empresa, o desempenho digital nesta área tem registado um crescimento significativo: só em 2023, as campanhas desenvolvidas pela agência alcançaram mais de 4 milhões de contas de utilizadores, geraram mais de 1 milhão de interações em plataformas digitais e conquistaram mais 40 mil seguidores para as marcas que acompanham.

Para Fernando Félix, CEO da Webcomum, o sucesso no e-commerce de vinhos está diretamente ligado à capacidade das marcas em proporcionar uma experiência de compra apelativa, fluída e personalizada. Em entrevista ao Hipersuper, o responsável partilha a sua visão sobre os desafios e as oportunidades do setor vitivinícola no universo digital. Além disso, aborda o impacto das restrições e regulamentações internacionais e como o know-how da agência tem permitido às marcas portuguesas prosperar em mercados como os Estados Unidos, o Reino Unido, Angola ou Suíça.

Com um portefólio que inclui nomes como a Herdade do Rocim, Niepoort e The Fladgate Partnership, Fernando Félix não tem dúvida que “lojas online bem estruturadas, com descrições detalhadas, sugestões de harmonização e notas de prova, transformam a experiência de compra num momento educativo e inspirador” e remata: “o futuro do e-commerce no setor vinícola é promissor”.

Como olha para o aumento significativo de vendas de vinho no digital?
O crescimento das vendas de vinho no canal digital é um reflexo claro da evolução dos hábitos de consumo, cada vez mais moldados pela conveniência e pela acessibilidade proporcionada pelo e-commerce. A pandemia, sem dúvida, desempenhou um papel central neste movimento, acelerando a digitalização de muitos negócios e aproximando os consumidores de plataformas online, onde encontram informação e produtos de forma rápida e prática.
Além de ser um meio para aquisição de vinhos, o digital transformou-se numa ferramenta poderosa para as marcas contarem histórias. Desde o processo de produção até as sugestões de harmonização, as lojas online conseguem criar uma narrativa rica que envolve e cativa os consumidores. Para muitos, comprar vinho online tornou-se mais do que uma transação – tornou-se uma experiência.
De acordo com relatórios recentes, o comércio eletrónico continuará a crescer de forma expressiva nos próximos anos. Este potencial, aliado ao carácter único do setor vinícola, abre novas oportunidades para as marcas alcançarem públicos diversos e explorarem novos mercados, reforçando a ideia de que o digital é essencial para a sustentabilidade e expansão do setor.

Como é que o e-commerce está a transformar a relação entre os produtores de vinho e os consumidores?
O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores. Não só facilitou o acesso a uma maior variedade de vinhos, mas também deu aos consumidores a oportunidade de conhecer melhor o produto. Lojas online bem estruturadas, com descrições detalhadas, sugestões de harmonização e notas de prova, transformam a experiência de compra num momento educativo e inspirador.
Adicionalmente, o canal digital permite criar uma relação direta com o cliente. Desde newsletters personalizadas até sugestões automáticas com base em compras anteriores, os produtores conseguem não só satisfazer, mas também antecipar as necessidades dos consumidores. É também uma forma de levar o vinho a novos públicos, despertando interesse em consumidores que antes não interagiam com o setor.

O que não pode faltar numa loja online de vinhos para garantir uma boa experiência de compra?
Uma loja online de vinhos deve ser, acima de tudo, fácil de navegar e rica em conteúdo. Os consumidores procuram encontrar rapidamente o que desejam, sem complicações. Para isso, é essencial ter: navegação intuitiva (o design deve guiar o consumidor naturalmente até ao produto que procura), informação completa (além de descrições detalhadas, é útil incluir harmonizações sugeridas e histórias sobre os vinhos), otimização mobile (com mais de metade dos consumidores a usar smartphones, um design responsivo é imprescindível), chatbots de IA (permitem tirar dúvidas em tempo real, criando uma experiência mais fluida e personalizada) e pagamento e entrega simplificados (opções rápidas e seguras são cruciais para evitar abandonos de carrinho).

Quais funcionalidades os consumidores mais valorizam? Existem diferenças entre mercados?
Avaliações de outros clientes, descrições detalhadas e recomendações personalizadas estão no topo das preferências.
No mercado nacional, a simplicidade e a rapidez são geralmente mais valorizadas. Por outro lado, no mercado internacional, é essencial ter funcionalidades que respeitem as diferenças culturais e legais, como tradução automática, moedas locais e clareza nos tempos de entrega. Estes elementos não só tornam o processo mais prático, como também aumentam a confiança dos consumidores no site.

Os chatbots de inteligência artificial fazem a diferença?
Sem dúvida. Os chatbots não são apenas úteis – tornaram-se uma ferramenta essencial para melhorar a experiência do cliente. No setor vinícola, podem responder a dúvidas sobre características de vinhos, oferecer sugestões de harmonização ou até ajudar com questões relacionadas com entregas.
A sua presença cria uma sensação de atendimento contínuo, eliminando o tempo de espera que, muitas vezes, afasta potenciais compradores. A rapidez, aliada à personalização, resulta numa experiência de compra mais satisfatória e, consequentemente, numa maior taxa de conversão.

Como trabalhar as particularidades de cada mercado?
Cada mercado tem as suas nuances e trabalhar estas diferenças é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia digital. Conhecer a cultura local, adaptar campanhas às preferências do público e respeitar as leis de publicidade são passos indispensáveis. Campanhas flexíveis e segmentadas, desenvolvidas por equipas com know-how no setor vinícola, permitem atingir consumidores de forma eficaz.

Que tendências prevê para o futuro? É um canal que ainda tem muito para crescer?
O futuro do e-commerce no setor vinícola é promissor. A personalização será uma tendência-chave, com a inteligência artificial a criar recomendações cada vez mais alinhadas com o perfil dos consumidores. Além disso, a sustentabilidade continuará a ser uma prioridade, com práticas ecológicas a influenciar a decisão de compra.
Tecnologias como realidade aumentada poderão também enriquecer a experiência online, permitindo simular provas de vinhos ou conhecer virtualmente as vinhas. O canal digital está longe de atingir o seu limite e será, cada vez mais, uma peça central na estratégia das marcas vinícolas.

 

 

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Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens

Com um fundo de 500 mil euros disponível para cofinanciamento de projetos-piloto, a iniciativa visa fomentar soluções disruptivas e escaláveis para os desafios da gestão de resíduos de embalagens em Portugal.

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i lançam a quarta edição do programa Re_Source, que este ano assume um novo impulso estratégico sob o mote “Re_Source 4.0”.

A open call para captação de parceiros decorre entre 28 de maio e 20 de junho, procurando mobilizar entidades ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção e distribuição, até à recolha, triagem e reciclagem de embalagens.

Nesta nova edição, o Re_Source alinha-se com uma abordagem por missões, inspirada no modelo promovido pelo Institute for Innovation and Public Purpose (IIPP), estabelecendo três metas estratégicas: reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030 (com enfoque no canal HORECA), digitalizar os fluxos de informação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) até 2034, e reduzir em 5% a produção de resíduos urbanos de embalagens per capita até 2030, face a 2018.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma que “este é um momento crucial para o setor, que tem inevitavelmente de continuar a modernizar-se e a evoluir. Isto implica que temos de continuar o trabalho colaborativo e a trazer inovação para responder adequadamente aos desafios que existem nesta cadeia de valor, nas suas diferentes fases. Acreditamos, por isso, que este novo modelo aplicado ao Re_Source trará novas dinâmicas para os parceiros se articularem e convergirem em soluções exequíveis, que possam ganhar escala, e, desta forma, ajudarmos as empresas e o país a cumprir as suas metas”.

Para Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director na Beta-i, “o objetivo é construir uma abordagem de longo prazo. Após as primeiras edições do programa, focadas na inovação incremental e no fortalecimento da maturidade da cadeia de valor dos resíduos de embalagens, os resultados alcançados mostram que estamos prontos para dar o próximo passo e chegar a outro patamar. Hoje, temos confiança no ecossistema para trabalhar em inovação verdadeiramente disruptiva, com objetivos estruturantes para os próximos cinco a dez anos, abrindo caminho para pilotos colaborativos entre múltiplos atores da cadeia, com um potencial de impacto muito mais profundo e sistémico.”.

Após o período de candidatura, segue-se uma fase de matchmaking, desenvolvimento dos projetos e experimentação, estando a implementação das soluções-piloto prevista entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.

O Re_Source afirma-se assim como uma plataforma estratégica para acelerar a transição para uma economia mais circular, reunindo atores-chave e promovendo inovação orientada para resultados concretos no terreno.

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Bebidas

Martini renova imagem e lança cocktail para o verão

As novidades já se encontram disponíveis no mercado nacional, marcando uma nova fase da estratégia da Bacardi em Portugal.

A icónica marca italiana de vermute Martini entra numa nova era com o lançamento de uma garrafa de design contemporâneo e a introdução do Martini Bianco Spritz, um cocktail leve e refrescante pensado para os dias quentes de verão.

Inspirado nas arcadas de Turim, cidade onde a marca nasceu, o novo design da garrafa pretende aliar sofisticação à funcionalidade, destacando-se no linear e reduzindo o impacto ambiental. A garrafa de 1L é agora 30 gramas mais leve, o que se traduz numa redução das emissões de gases com efeito de estufa, ao mesmo tempo que o formato mais estreito permite um transporte mais eficiente, com mais 48 garrafas por palete.

Estas mudanças abrangem toda a gama Martini – Bianco, Rosso, Fiero e Extra Dry – incluindo também as versões sem álcool, Vibrante e Floreale, numa resposta clara à crescente procura por bebidas com perfil mais leve e adaptadas a diferentes estilos de vida.

Para acompanhar esta renovação estética, a marca aposta no Martini Bianco Spritz, um cocktail que conjuga o sabor clássico do Bianco com uma proposta de consumo adaptada às novas tendências do mercado, onde o aperitivo ganha protagonismo como momento social. Leve, elegante e com notas delicadas de baunilha, o novo spritz reflete a modernidade e versatilidade que a Martini pretende transmitir.

“Com o aumento dos momentos de consumo durante o dia, o aperitivo evoluiu para uma experiência mais moderna e sofisticada”, afirma Emma Fox, VP, Martini & St-Germain. “A nossa gama de vermutes Martini, com os seus sabores marcantes, entre o amargo e o doce, e bebidas com um perfil mais leve, é perfeita para alavancar esta tendência global. Como o nosso novo Martini, estamos a convidar uma nova geração de consumidores a descobrir um verdadeiro ícone italiano.”

“O momento do aperitivo moderno está a crescer rapidamente”, refere Mahesh Madhavan, CEO da Bacardi Limited, acrescentando que “só a tequila tem registado um crescimento mais rápido.” O segmento de aperitivos está avaliado em quase 11 mil milhões de dólares*  e espera-se que continue a crescer a uma taxa anual de 6% (IWSR CAGR 2024-2028). “Com o nosso investimento em Martini, estamos a celebrar o melhor dos mais de 160 anos de herança da marca e a sua influência inegável na cultura de bar atual. A Martini foi feita para o aperitivo moderno.”

Sob o mote “Atreve-te a Ser”, a nova plataforma de comunicação da marca convida os consumidores a explorar o lado mais divertido e irreverente do estilo de vida italiano, sem perder de vista a tradição e a autenticidade que caracterizam o legado de mais de 160 anos da Martini.

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Bebidas

Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado

O lançamento das novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 marca o arranque de uma campanha que associa a frescura e a elegância desta gama a uma perspetiva diferente do Douro.

A gama Assobio, da Quinta dos Murças (Esporão), regressa ao mercado com as novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023, numa campanha que sublinha a frescura e a elegância como assinatura distintiva de uma nova leitura da região duriense.

Sob o mote “Uma perspetiva diferente do Douro”, a nova campanha posiciona-se como uma celebração da diversidade e da leveza possível nesta região tradicionalmente associada a vinhos encorpados. O rio Douro surge agora como protagonista da imagem renovada da gama, reforçando a ligação entre o terroir e a expressão fresca e vibrante destes vinhos.

Produzidos a mais de 300 metros de altitude e com exposição a norte, os vinhos Assobio refletem as características únicas das vinhas em cotas elevadas, resultando em uvas com menor grau de maturação e vinhos com maior acidez, leveza e aptidão gastronómica.

Este perfil diferencia-se dentro da oferta duriense, apresentando-se como uma proposta contemporânea, pensada para consumidores que valorizam a autenticidade, mas procuram também novas experiências sensoriais num território de forte identidade vínica.

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Retalho

Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições.

O Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para mais uma campanha nacional de angariação de bens alimentares essenciais, que decorre entre 29 de maio e 8 de junho.

Durante o próximo fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, os clientes poderão entregar diretamente produtos não perecíveis a voluntários do Banco Alimentar presentes em todas as lojas Lidl do país. Paralelamente, estará disponível a aquisição de vales de bens alimentares, que incluem produtos como atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas, os quais serão convertidos em cabazes básicos destinados a famílias sinalizadas pela instituição.

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições. Esta colaboração, integrada na estratégia de Sustentabilidade e Apoio à Comunidade da insígnia alemã, mantém-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do retalhista.

“No Lidl, acreditamos que a solidariedade se constrói com gestos simples, mas de grande impacto. Para além de doações diretas do Lidl, temos contado com o apoio inestimável dos nossos clientes, que continuam a responder de forma generosa a cada apelo que fazemos. Esta iniciativa é mais uma oportunidade para nos unirmos e fazermos novamente a diferença junto da comunidade”, afirma Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

Os 21 Bancos Alimentares ativos em Portugal asseguram, ao longo do ano, a distribuição de alimentos a cerca de 2.400 instituições de solidariedade social, que acompanham de forma próxima os beneficiários. A última campanha permitiu apoiar cerca de 380 mil pessoas com comprovadas carências alimentares.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, “O Lidl é um parceiro muito importante para os Bancos Alimentares na luta contra a pobreza e as carências alimentares e ainda no combate ao desperdício alimentar. Nas duas campanhas de recolha de alimentos, esta parceria fica reforçada com o envolvimento dos colaboradores e a mobilização de todos os clientes numa causa que afeta ainda muitas famílias em Portugal, numa contribuição efetiva para a minorar. Estamos muito gratos pelo comprometimento do Lidl num exemplo de responsabilidade efetiva”.

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Hipersuper

Logística

Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas

A Brother obteve a mais alta certificação da RBA, que garante a responsabilidade social na indústria das TIC, em quatro fábricas.

A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anuncia que quatro das suas fábricas de impressoras obtiveram a certificação RBA Platinum:Brother Industries (Vietname), Brother Industries (Hoshizaki, Japão) até 2024, Brother Technology (Shenzhen, China) e Brother Industries (Filipinas) até 2023.

Esta é a classificação mais elevada na auditoria do Programa de Avaliação Validada, que avalia a conformidade com o Código de Conduta da Responsible Business Alliance (RBA).

“Estas certificações são um reflexo do compromisso da Brother com os nossos colegas, clientes e parceiros em todo o mundo”, afirmou Carlos Hernández, CEO da Brother Iberia. “Como empresa, sempre nos esforçámos por alinhar tudo o que fazemos com o nosso lema ‘At your side’. Isto significa que nos dedicamos a fabricar produtos de alta qualidade de uma forma responsável, sustentável e ética, e alcançar o estatuto de platina em quatro das nossas principais fábricas é uma confirmação do esforço que estamos a fazer para o conseguir”, acrescentou.

A Brother está presente em Portugal desde 2002 e faz parte do grupo Brother Industries LTD. Fundada em 1908, é uma das grandes empresas japonesas que desenvolve a sua atividade tecnológica no mercado mundial. Os seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Conta com mais de 41.653 empregados.

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Hipersuper

Alimentar

Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier

O Sitevi, salão internacional das fileiras vitícola, vinícola, olivícola e arborícola, realiza-se de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier. Segundo a organização, 75% do espaço de exposição já está reservado.

tagsSitevi

O Sitevi, evento para os profissionais dos setores da viticultura, do vinho, da arboricultura e da olivicultura espera receber um total de mil empresas expositoras e 55  mil visitantes profissionais.

A sete meses da abertura desta feira, 75% do espaço de exposição já está reservado, afirma a organização. O Salão terá lugar de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier, sul de França.

“Esta dinâmica comercial reflete-se na participação de numerosos novos expositores de todos os setores, bem como na participação, até à data, de 122 expositores do estrangeiro, confirmando o alcance internacional do salão”, revela ainda a organização. Acrescenta que Portugal encontr-se no Top 5 dos países com maior número de visitantes profissionais.

O Sitevi 2025 oferece aos profissionais da viticultura, da olivicultura e da fruticultura uma plataforma para identificar novos mercados, explorar oportunidades de diversificação e descobrir inovações, nomeadamente através de novas soluções digitais. Empresas como Pellenc, Actisol, Verralia e Omnia têm já presença confirmada.

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Exportação

Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B

Após estrear no marketplace da Worten, a portuguesa Topbrands avança agora para a Amazon Espanha. A empresa estima que as vendas online passem a representar até 7% do total ainda em 2025.

A Topbrands acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento no canal digital com dois novos avanços significativos: a entrada no marketplace da Amazon Espanha e o lançamento iminente de uma plataforma B2B para empresas parceiras.

Depois de ter estreado no marketplace da Worten em março deste ano, a empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de marcas e produtos sazonais, passa agora a integrar o maior marketplace global. A empresa estima que esta expansão possa traduzir-se num aumento das vendas online entre 5% e 7% já no primeiro ano de operação na Amazon, apostando num portefólio que privilegia categorias como brinquedos, eletrodomésticos e artigos sazonais.

“É fundamental estarmos onde os nossos clientes estão. O canal online permite-nos recolher feedback direto, testar novas dinâmicas e otimizar a nossa proposta de valor”, afirma João Saramago Tavares, CEO da Topbrands.

A médio prazo, a empresa pretende que o canal digital represente mais de 15% do volume de vendas, consolidando-o como um pilar estratégico do negócio.

“O nosso objetivo é o de consolidar a presença em Espanha e, numa segunda fase, expandir gradualmente para outros mercados europeus, aproveitando a capilaridade e o alcance da plataforma Amazon, que é uma verdadeira janela para o mundo”, reforça João Saramago Tavares.

Em paralelo, a empresa prepara o lançamento de uma nova plataforma digital B2B, prevista para junho, que visa reforçar a ligação com empresas clientes e parceiras. A ferramenta permitirá encomendas em tempo real, gestão de stocks, pedidos de cotação, entre outras funcionalidades, facilitando significativamente a operação e promovendo maior proximidade no ecossistema empresarial da marca.

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Exportação

Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais

O NutsbyPortugal vai dinamizar um conjunto de iniciativas em Portugal e em vários países. O objetivo é reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral.

Hipersuper

O NutsbyPortugal foi lançado pela Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts e surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME – Projetos conjuntos. O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.

O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio. Reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores e debateu temas estruturantes da fileira, como água, proteção de culturas, mercados, preços e tendências futuras.

O NutsbyPortugal visa dinamizar e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países, informa a Portugal Nuts.

Nestes mercados escolhidos, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. “Os futuros contatos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares”, revela a Portugal Nuts.

A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.

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Produção

CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor

A CropLife Portugal lançou o projeto piloto “Agricultura é Vida”, uma iniciativa educativa que visa sensibilizar professores, alunos e a comunidade escolar para a importância vital do papel do agricultor na sociedade.

Hipersuper

O projeto teve início na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Oeiras, no âmbito do programa Educa +, promovido pelo município local.

No dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, duas turmas do 6.º ano participaram numa sessão interativa que abordou as diversas dimensões da agricultura — social, económica e ambiental. Através de vídeos educativos, como “A PAC explica” e “Um enigma entre as laranjas”, os alunos exploraram temas como a produção de alimentos seguros e saudáveis, a proteção da biodiversidade, a prevenção de incêndios e a coesão territorial.

A sessão contou com o testemunho de Domingos dos Santos, agricultor da região de Mafra, que partilhou a sua experiência na produção de pera rocha e limão, proporcionando uma visão realista da vida no campo.

Como forma de materializar o compromisso com a sustentabilidade, foi oferecido à escola um abrigo de polinizadores, simbolizando a importância da biodiversidade na agricultura. João Cardoso, diretor executivo da CropLife Portugal, destacou que a iniciativa pretende demonstrar a interdependência entre agricultura e biodiversidade, incentivando a instalação de abrigos de polinizadores nas hortas escolares como exemplo de práticas sustentáveis.

O projeto “Agricultura é Vida” está aberto à participação de outras escolas interessadas, com o objetivo de expandir a sensibilização sobre a agricultura e a produção de alimentos a nível nacional.

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Retalho

Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão

Com 802 metros quadrados, o espaço inclui o serviço ‘Click & Collect’, para compras online com levantamento em loja.

Hipersuper

A abertura oficial da Tiendanimal no Vila Nova Retail Park (Chão das Donas, loja F), em Portimão, acontece esta quarta-feira, 28 de maio.

Inserida no plano de expansão da empresa em Portugal, a nova loja ocupa  802 metros quadrados com um portefólio de produtos e serviços para o bem-estar dos animais que inclui alimentação, higiene, saúde, brinquedos e acessórios.

Disponibiliza ainda o serviço Click & Collect, permitindo que os clientes efetuem encomendas online e as recolham diretamente na loja.

“Este novo espaço em Portimão representa para nós mais do que uma expansão física: é uma reafirmação do nosso compromisso em acompanhar e apoiar as famílias e os seus animais em cada fase da sua vida”, sublinha Pedro Cardoso, diretor de Operações da Tiendanimal Portugal.

Para marcar a abertura, a Tiendanimal preparou condições especiais durante os primeiros dias. De 28 de maio a 1 de junho, todos os artigos (exceto antiparasitários) beneficiarão de 20% de desconto direto. Entre 2 e 15 de junho, os clientes poderão receber um cupão de 6 euros em compras superiores a 39 euros, válido para utilização entre 16 de junho e 17 de agosto, informa ainda a empresa.

Tiendanimal, especialista em produtos para animais de estimação, conta com mais de 113 lojas físicas, 22 clínicas e 76 salões de tosa na Península Ibérica.

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