LeadCrest cria aliança estratégica com o Grupo Mosqueteiros em Portugal
A operação traduziu-se na aquisição de uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.

Hipersuper
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Esta parceria estratégica, avaliada em cerca de 500 milhões de euros, “reflete a capacidade da LeadCrest em atrair os principais investidores e parceiros financeiros”, destaca o fundo de investimento europeu num comunicado conjunto com o Grupo Mosqueteiros.
Através desta operação, a LeadCrest Capital Partners, gestora de fundos exclusivamente dedicada a investimentos de sale-leaseback e build-to-suit na Europa, adquiriu uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.
O Grupo Mosqueteiros é um dos principais grupos da grande distribuição na Europa. Com origem em França, onde é o 3º maior distribuidor alimentar, o Grupo gere cerca de quatro mil pontos de venda de proximidade nos setores alimentar, bricolage e automóvel, em França, Bélgica, Polónia e Portugal, onde está presente desde 1991 com as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady.
A carteira imobiliária atual inclui mais de 260 lojas com um valor bruto dos ativos (GAV) de cerca de 500 milhões de euros. Esta inclui supermercados (que representam cerca de 70% do GAV total), lojas de bricolage e centros de manutenção automóvel distribuídos por 18 distritos em Portugal, informa a LeadCrest. “Esta carteira representa mais de dois terços da presença total do Grupo Mosqueteiros em Portugal, sendo as restantes lojas propriedade dos membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’”, acrescenta no comunicado.
“A LeadCrest provou ser um parceiro estratégico que partilha os nossos valores e está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de crescimento na Europa. A LeadCrest apoiou-nos com sucesso nesta operação complexa”, definiu Romain Bedu, presidente do Conselho de Administração da Immo Mousquetaires.
“Ficamos muito impressionados com a experiência do Grupo Mosqueteiros, com o seu modelo de negócio único e com as suas ambições para Portugal e para a Europa nos próximos anos. Estamos plenamente convencidos das principais características e vantagens do seu modelo cooperativo e temos o prazer de contribuir ativamente para os seus planos de expansão”, afirmou, por sua vez, Georges Asmar, presidente, diretor-geral e gestor de Carteira da LeadCrest.