LeadCrest cria aliança estratégica com o Grupo Mosqueteiros em Portugal
A operação traduziu-se na aquisição de uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Esta parceria estratégica, avaliada em cerca de 500 milhões de euros, “reflete a capacidade da LeadCrest em atrair os principais investidores e parceiros financeiros”, destaca o fundo de investimento europeu num comunicado conjunto com o Grupo Mosqueteiros.
Através desta operação, a LeadCrest Capital Partners, gestora de fundos exclusivamente dedicada a investimentos de sale-leaseback e build-to-suit na Europa, adquiriu uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.
O Grupo Mosqueteiros é um dos principais grupos da grande distribuição na Europa. Com origem em França, onde é o 3º maior distribuidor alimentar, o Grupo gere cerca de quatro mil pontos de venda de proximidade nos setores alimentar, bricolage e automóvel, em França, Bélgica, Polónia e Portugal, onde está presente desde 1991 com as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady.
A carteira imobiliária atual inclui mais de 260 lojas com um valor bruto dos ativos (GAV) de cerca de 500 milhões de euros. Esta inclui supermercados (que representam cerca de 70% do GAV total), lojas de bricolage e centros de manutenção automóvel distribuídos por 18 distritos em Portugal, informa a LeadCrest. “Esta carteira representa mais de dois terços da presença total do Grupo Mosqueteiros em Portugal, sendo as restantes lojas propriedade dos membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’”, acrescenta no comunicado.
“A LeadCrest provou ser um parceiro estratégico que partilha os nossos valores e está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de crescimento na Europa. A LeadCrest apoiou-nos com sucesso nesta operação complexa”, definiu Romain Bedu, presidente do Conselho de Administração da Immo Mousquetaires.
“Ficamos muito impressionados com a experiência do Grupo Mosqueteiros, com o seu modelo de negócio único e com as suas ambições para Portugal e para a Europa nos próximos anos. Estamos plenamente convencidos das principais características e vantagens do seu modelo cooperativo e temos o prazer de contribuir ativamente para os seus planos de expansão”, afirmou, por sua vez, Georges Asmar, presidente, diretor-geral e gestor de Carteira da LeadCrest.