Brisa recebe prémio europeu por protótipo para remover objetos das autoestradas
Chama-se Road Crab e foi desenvolvido pela Brisa para assegurar a segurança e eficiência nos trabalhos de limpeza das estradas e autoestradas.
Hipersuper
Yoco dá vida a Vaiana na sua nova edição limitada
Projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ da Renova conquista Green Design International Award
Alegro Setúbal é o primeiro centro comercial em Portugal a receber classificação “eCIRCULAR” da ADENE
Lidl reforça compromisso com a alimentação consciente
Montijo Retail Park atinge limite da sua ocupação com abertura da Padaria Portuguesa
Red Bull Zero chega a Portugal
Still fornece equipamentos para novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin
Frutorra distinguida pelo 4º ano consecutivo pela Escolha do Consumidor
Smart Agri em destaque na Fruit Logistica 2025
InPost inova no fabrico de lockers para avançar para a descarbonização
O Road Crab (traduzido, o ‘caranguejo das estradas’) é um dispositivo compacto, desenhado para assegurar a segurança e eficiência nos trabalhos de limpeza das estradas e autoestradas. Desenvolvido em Portugal pela Brisa para remover objetos das autoestradas, foi agora distinguido no primeiro Innovation Challenge da Associação das Sociedades Europeias Concessionárias de Autoestradas com Portagens (ASECAP).
Equipado com pinças manobradas por controlo remoto a bordo e câmara de filmar, o dispositivo ajuda os operadores a detetar os objetos e a aproximarem-se deles para os recolher em segurança, sem que tenham de sair do veículo, numa operação mais rápida e em que o objeto, de qualquer tipo, não é arrastado pela via.
Num comunicado, a Brisa Autoestradas avança que está a estudar a viabilidade de produzir em série este protótipo, que tem um pedido de patente submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “A remoção de objetos perdidos nas faixas de rodagem nas autoestradas, que podem ser fragmentos de pneus, caixas de cartão, garrafas e garrafões de plástico, madeiras, componentes de automóveis, entre outros, é um dos problemas críticos, e recorrentes, que os operacionais da Brisa Autoestradas enfrentam. Estes objetos soltos, de vários tipos, tamanhos e perigosidade, podem provocar acidentes com os veículos que circulam nas autoestradas e a sua remoção exige uma exposição ao tráfego dos trabalhadores”, destaca a concessionária.
Nos mais de 1500 quilómetros de autoestrada geridos pela Brisa Autoestradas em Portugal são removidos mais de sete mil objetos por ano, em operações que demoram em média 11 minutos, com risco para os trabalhadores e para os condutores e muitas vezes com constrangimentos de trânsito.
Manuel Melo Ramos, administrador do Grupo Brisa, sublinha que “a segurança é crítica na nossa atividade, pelos nossos clientes e pelos nossos trabalhadores”. “Estamos constantemente a rever e melhorar as normas e os procedimentos internos da nossa atividade e a pensar em procedimentos e equipamentos que permitam diminuir o risco e aumentar a segurança. O Road Crab é uma solução investigada e desenvolvida internamente e acreditamos que tem potencial para vir a ser comercializada no futuro”, assegura.