Brisa recebe prémio europeu por protótipo para remover objetos das autoestradas
Chama-se Road Crab e foi desenvolvido pela Brisa para assegurar a segurança e eficiência nos trabalhos de limpeza das estradas e autoestradas.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Road Crab (traduzido, o ‘caranguejo das estradas’) é um dispositivo compacto, desenhado para assegurar a segurança e eficiência nos trabalhos de limpeza das estradas e autoestradas. Desenvolvido em Portugal pela Brisa para remover objetos das autoestradas, foi agora distinguido no primeiro Innovation Challenge da Associação das Sociedades Europeias Concessionárias de Autoestradas com Portagens (ASECAP).
Equipado com pinças manobradas por controlo remoto a bordo e câmara de filmar, o dispositivo ajuda os operadores a detetar os objetos e a aproximarem-se deles para os recolher em segurança, sem que tenham de sair do veículo, numa operação mais rápida e em que o objeto, de qualquer tipo, não é arrastado pela via.
Num comunicado, a Brisa Autoestradas avança que está a estudar a viabilidade de produzir em série este protótipo, que tem um pedido de patente submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “A remoção de objetos perdidos nas faixas de rodagem nas autoestradas, que podem ser fragmentos de pneus, caixas de cartão, garrafas e garrafões de plástico, madeiras, componentes de automóveis, entre outros, é um dos problemas críticos, e recorrentes, que os operacionais da Brisa Autoestradas enfrentam. Estes objetos soltos, de vários tipos, tamanhos e perigosidade, podem provocar acidentes com os veículos que circulam nas autoestradas e a sua remoção exige uma exposição ao tráfego dos trabalhadores”, destaca a concessionária.
Nos mais de 1500 quilómetros de autoestrada geridos pela Brisa Autoestradas em Portugal são removidos mais de sete mil objetos por ano, em operações que demoram em média 11 minutos, com risco para os trabalhadores e para os condutores e muitas vezes com constrangimentos de trânsito.
Manuel Melo Ramos, administrador do Grupo Brisa, sublinha que “a segurança é crítica na nossa atividade, pelos nossos clientes e pelos nossos trabalhadores”. “Estamos constantemente a rever e melhorar as normas e os procedimentos internos da nossa atividade e a pensar em procedimentos e equipamentos que permitam diminuir o risco e aumentar a segurança. O Road Crab é uma solução investigada e desenvolvida internamente e acreditamos que tem potencial para vir a ser comercializada no futuro”, assegura.