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Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce certifica o que chega à mesa do consumidor

Fomos visitar o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce, o único em Portugal detido por uma empresa do retalho alimentar, e cuja acreditação é reconhecida internacionalmente.

Ana Grácio Pinto
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Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce certifica o que chega à mesa do consumidor

Fomos visitar o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce, o único em Portugal detido por uma empresa do retalho alimentar, e cuja acreditação é reconhecida internacionalmente.

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Ana Grácio Pinto
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É aqui que o ADN dos ingredientes dos produtos marca própria do universo Jerónimo Martins é posto à prova e confirmado. Inaugurado em 2021, o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce é o único em Portugal detido por uma empresa do retalho alimentar. O Hipersuper visitou este laboratório inovador, cuja acreditação é reconhecida internacionalmente, onde é confirmada a composição real dos ingredientes e a autenticidade da informação que consta nos rótulos de cada produto marca própria do Grupo.

O trabalho desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce está associado à qualidade da segurança alimentar, mas também à autenticidade e à transparência, afirma Carlos Santos, diretor global da Qualidade e Desenvolvimento de Marcas Próprias do Grupo Jerónimo Martins. O responsável de Portugal, Polónia e Colômbia na área da qualidade da marca própria do Grupo acrescenta que o objetivo final é o de que os clientes “façam escolhas informadas quando compram os nossos produtos”.

No Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce são realizadas análises de ADN que permitem identificar as espécies, tanto animais como vegetais que estão presentes nos produtos de Marca Própria e assegurar que os ingredientes indicados em cada rótulo são, de facto, os utilizados na receita.

“Fomos pioneiros de entre as empresas do retalho alimentar. Em Portugal há laboratórios que fazem estas análises, mas num laboratório próprio na distribuição, ninguém faz. Aliás, eu diria que na Europa há mais de dois ou três”, assegura Carlos Santos.

O Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce tem quatro grandes clientes – o Pingo Doce e o Recheio (Portugal), a Biedronka (Polónia) e a Ara (Colômbia), ou seja, as insígnias do universo do Grupo Jerónimo Martins, e trabalha com todas estas geografias.

Inaugurado em 2021, foi ao mercado buscar uma equipa com uma larga formação e experiência em biologia molecular, e no início de 2023 foi acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), o que lhe garante a independência e a imparcialidade dos resultados obtidos. “A acreditação do laboratório está para os laboratórios como a certificação para as empresas. O que é que isto nos dá? Ao ser acreditado, é reconhecido internacionalmente, e, portanto, capacitado a fazer análises, quer para nós, quer para terceiros”, explica Carlos Santos.

O laboratório é auditado anualmente, tanto por uma auditoria interna como por uma externa, ambas importantes não apenas em termos de procedimentos, mas também junto dos fornecedores, a quem chega a mensagem de que este é um laboratório acreditado.

O grupo Jerónimo Martins tem certificado todo o processo de desenvolvimento de Marca Própria, que indica que são sempre seguidos todos os procedimentos em todos os produtos, com várias etapas de validação. Uma delas, é feita no laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce. “Nós não lançamos nada sem que seja analisado aqui também neste laboratório. Além disso, depois temos todas as questões de validação laboratoriais em laboratórios acreditados de química, de microbiologia, para que tenhamos um produto de qualidade e também para que tenhamos a certeza de que aquilo que nos estão a oferecer e que nós pedimos, está correto, ou seja, que a ficha técnica esteja correta”, refere Carlos Santos.

Um laboratório que deteta tudo

Neste laboratório são feitas análises de ADN quer aos produtos que o Grupo está a desenvolver, quer, de rotina, àqueles que já estão em linha, na prateleira, disponíveis para o consumidor.

Nos produtos a lançar, como as empadas destacadas no filme promocional sobre o laboratório, que está no ar, o fornecedor envia as propostas e as amostras e estas são ali entregues. Se for detetado algum elemento que não integra a ficha técnica do produto, o fornecedor é informado e tem de realizar os ajustes. Nos produtos já em loja, voltam a ser feitas as análises de biologia molecular, as análises químicas e físicas, para confirmar que o produto se mantém conforme a sua especificação.
De referir que o Grupo detém também um laboratório sensorial e uma cozinha, em Lisboa, onde, em 2023, fizerem cerca de 1.500 testes da rotina, em produtos já no mercado, e cerca de 500 em lançamentos.

Na decisão de avançar com a criação de um Laboratório de Biologia Molecular, que contou com o empenho do Chairman da companhia, estiveram três aspetos.

Um deles, a capacidade de controle de autenticidade. “No passado fazíamo-lo em laboratórios externos e tínhamos tempos de avaliação por vezes com um atraso muito grande. Com o aumento da capacidade de controle da autenticidade, conseguimos reduzir a probabilidade de ocorrência de fraude e garantir também a qualidade dos ingredientes do produto”, explica Carlos Santos.

O laboratório veio também permitir fazer chegar os resultados aos fornecedores ao mesmo tempo em que são enviados para os técnicos de Qualidade do grupo. “Criamos uma pressão muito grande a montante, estas são análises muitíssimo rigorosas, conseguimos detetar tudo, e isto criou uma necessidade aos nossos fornecedores de utilizarem ingredientes de elevada qualidade e com as espécies que nós queremos que existam no produto. Esta questão é extremamente importante”, sublinha.
O terceiro aspeto prende-se com o tempo, com o facto de ter a capacidade de reduzir o tempo da análise e, assim, atender à urgência dos resultados, necessária, por exemplo, na deteção de situações de adulteração, de fraude, num produto. Situações à semelhança da ocorrida, em 2013, na chamada crise da carne de cavalo ou na substituição de bacalhau por paloco.

O ADN: resistente e único

Presente nas células, o ADN contem toda a informação genética e que é única. “Porquê é que nós nos focamos muito na análise do ADN? Porque está presente em todos os organismos, porque é único para cada um deles, ou seja, conseguimos distingui-los todos, e porque é muito resistente. E quando falamos de comidas, estamos a falar de altas pressões, altas temperaturas, coisas muito processadas e por isso, por exemplo, as proteínas já ficam muito destruídas. E o ADN, apesar de ficar partido aos bocadinhos, digamos assim, nós conseguimos recuperar e conseguimos montar o puzzle e conseguimos identificar então as diferentes espécies”, explica Sofia Nogueira, gestora do Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce.

Especiarias, chás, queijos, hambúrgueres, enchidos, e até alimentação animal, são alguns dos vários produtos analisados no Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce. Sofia Nogueira sublinha que conseguem analisar qualquer produto alimentar, desde que tenha DNA, mas há um foco maior em alimentos mais processados e com maior volume económico. “Por exemplo, um carapau ou uma sardinha, são identificados facilmente. Mas se estivermos a falar de um paté de sardinha, ou de um Bacalhau à Braz ou de uma lasanha, não se consegue facilmente identificar de que espécie se trata, daí esse foco em alimentos mais processados”, explica.

A análise ao DNA é ali usada para dois tipos de testes. Um deles centra-se na verificação das espécies presentes num produto. “Aqui, a pergunta que fazemos é ‘que espécies estão presentes na minha lasanha?’ e vamos dar a lista completa de todas as partes que estão na lasanha. Fazemos esta sequência de nova geração para todos os produtos que analisamos”, exemplifica.

O outro, é a pesquisa de OGMs, já que Pingo Doce tem uma política de zero por cento para a utilização destes organismos geneticamente modificados, apesar da legislação permitir chegar até ao 0,9%. “Nós aqui procuramos alterações no ADN que nos permitem perceber se existe algum organismo geneticamente modificado naquele produto, ou não”, refere a responsável. Carlos Santos afirma que a decisão do grupo em torno dos OGMs prende-se com as regras de sustentabilidade da empresa: “um dos problemas dos OGMs é que afetam muito a diversidade das espécies, ou seja, um OGM é muito mais forte que as outras espécies”.

Feita a análise, o que se obtém é a lista de espécies presentes na amostra de produto examinada. O passo seguinte é compará-la com as especificações do rótulo, para verificar se o produto está ou não conforme essa informação. A chamada contaminação cruzada é a alteração que mais ocorre. “Por exemplo, num queijo de ovelha em que estamos a apanhar uma pequena quantidade de queijo de cabra, porque anteriormente tinha sido produzido queijo de cabra e a linha não foi bem limpa. Ou também podemos verificar a substituição real de uma espécie por outra. Aqui conseguimos fazer essa distinção”, assegura a gestora do Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce.

Num caso ou noutro, os resultados da análise são enviados à Direção da Qualidade da respetiva insígnia do Grupo, que identifica o problema e decide a medida a tomar. O laboratório, por ser autónomo e imparcial, está isento da tomada de decisões.

Capacidade para as 100 mil espécies conhecidas

O laboratório está apto a identificar as 100 mil espécies conhecidas que podem estar presentes nos produtos. Desde 2021, o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce já realizou cerca de 19 mil análises a produtos de marca própria das várias insígnias do Grupo Jerónimo Martins, das quais mais de seis mil apenas em produtos marca própria Pingo Doce, revela Sofia Nogueira. Somente em 2023, no global do Grupo foram feitas 6.263 análises, das quais 1.748 da marca Pingo Doce. Apenas no contexto do Pingo Doce, desde 2021 foram analisados mais de cinco mil produtos.

“Cada produto é analisado cerca de três vezes ao ano, para manter esta consistência. Depois, se houver algum problema, o número de análises pode aumentar. Tem tudo a ver com o risco, obviamente”, esclarece Sofia Nogueira. “Todos os planos de controle que nós temos, são baseados no risco. Nós temos produtos em que o risco é maior e analisamos cinco vezes por ano, por vezes até mais”, complementa o diretor global da Qualidade e Desenvolvimento de Marcas Próprias do Grupo Jerónimo Martins.

Curiosamente, em produtos vegetarianos ou vegan, a análise é feita ‘pela negativa’, para confirmar a ausência de DNA seja de carnes, peixes, crustáceos ou outros ingredientes e que os produtos contêm apenas DNA de plantas.

Para alcançar estes números, o laboratório conta com uma equipa técnica com vasto conhecimento e experiência, mas também com equipamentos de última geração, que representaram um investimento de um milhão de euros. “Nós temos o ‘estado da arte’ em termos de equipamentos. ou seja, neste momento todos os equipamentos que temos são topo de gama, e isso importante porque uma das nossas preocupações é que cada vez que possa aparecer um novo método, nós estarmos preparados para também para o fazer”, refere Carlos Santos.

O investimento aplica-se também à formação, seja quando adquirem um novo equipamento, seja na procura e aquisição de novas metodologias a implementar.

O Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce foi criado para o universo do Grupo Jerónimo Martins, mas tem capacidade para realizar análises de ADN a pedido de entidades externas, uma possibilidade que não esta descartada. Carlos Santos adianta que neste momento, o laboratório estabeleceu trabalhar com os fornecedores, principalmente, e com terceiros, apenas ingredientes e processos, ou seja, verificar a origem de uma possível contaminação. Mas lembra que o laboratório tem capacidade para fazer análises para fora.

“Aliás toda a gente já sabe que que pelo facto de seremos acreditados, somos imparciais e, portanto, temos capacidade de trabalhar com clientes. Neste momento temos muito poucos ainda, mas há clientes que nos estão a pedir orçamentos para trabalhar connosco. O facto de ser um laboratório acreditado, permite-nos fazer tudo”, conclui Carlos Santos.H

Transparência e segurança alimentar passo a passo

Por mês, o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce analisa o ADN dos ingredientes (e confirma a autenticidade da sua composição) em cerca de 150 amostras apenas de produtos marca própria Pingo Doce. No global do universo do Grupo Jerónimo Martins, o número é, exponencialmente, maior: naquele que é o laboratório pioneiro na área do retalho alimentar em Portugal, mensalmente são testadas cerca de 500 amostras de produtos marca própria do grupo comercializadas em Portugal (Pingo Doce e Recheio) na Polónia (Biedronka) e na Colômbia (ARA).

Acreditado pelo Instituto Português de Acreditação desde 2023, o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce tem desde então reconhecimento internacional do trabalho ali realizado. Tem capacidade para analisar mais de 100 mil espécies que possam estar presentes nos produtos marca própria, e para além das análises regulares ao ADN dos produtos que já estão no mercado, ali são feitos também testes de ADN a novos produtos.

Mas como se processam? A composição do produto em análise – por exemplo, se um hamburguer de vaca contém verdadeiramente carne de vaca e todos os ingredientes listados no seu rótulo – é confirmada através da sequenciação do ADN.

A análise ao produto é realizada em várias fases, cada uma das quais numa sala distinta. Mas começa com a sua chegada ao laboratório. É fotografado em vários ângulos para se registar todos os elementos identificativos (entre eles, o rótulo que refere a composição dos ingredientes).

A amostra vai então para a primeira sala onde é homogeneizada e forma uma espécie de pasta, da qual é extraída uma porção para análise. Segue para outra sala, onde é feita a extração do ADN, passando por uma sucessão de lavagens até ficar ‘puro’. O ADN é copiado por PCR e feita a sua sequenciação através do método de NGS (sequenciação de nova geração), num equipamento instalado noutra sala.

O ADN que ali é sequenciado, chega num pequeno chip com milhões de ‘poços’ onde podem ser colocadas moléculas de ADN de vários produtos, que poderão ser de origens diferentes: num mesmo chip, podem estar moléculas de ADN de queijos, de enchidos e de especiarias.

Após ser carregado, o chip é colocado no sequenciador para que seja feita a “leitura” de todas as moléculas de ADN, e seja criado um ficheiro informático com essa informação. As sequências de ADN obtidas são comparadas com a informação que consta em base de dados internacionais (que estão em constante atualização) e que permitem identificar as várias espécies animais ou vegetais que estão no produto em questão.

Artigo publicado na edição 428 

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

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Foto: Gonçalo Vaz

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Superbrands Portugal e CP juntaram-se para iniciativa solidária

Levar alegria e esperança a crianças institucionalizadas, nesta época natalícia, é a missão do ‘Comboio de Natal Solidário’ promovido pela Superbrands Portugal em parceria com a CP.

A ação de solidariedade contou com a presença do campeão de natação Diogo Ribeiro. O ‘Comboio de Natal Solidário’, promovido pela Superbrands Portugal em parceria com a CP – Comboios de Portugal envolveu 150 crianças entre os 5 e os 12 anos, provenientes de 10 instituições sociais, das zonas de Azambuja e Sintra.

“A edição de 2024 contou com o apoio do Oceanário de Lisboa e de cerca de 20 marcas, que ofereceram lembranças e prendas de Natal às crianças, bem como com a presença de Diogo Ribeiro, jovem campeão e recordista mundial júnior do Sport Lisboa e Benfica, que participou na distribuição dos presentes aos mais novos”, referiu a Superbrands Portugal numa nota.

A ação começou cedo, nas estações de Azambuja e Sintra, com viagens em comboio urbano com animação, música e surpresas, em direção à Estação do Oriente, em Lisboa. Chegados ao destino, os participantes visitaram o Oceanário de Lisboa e foram recebidas na Estação do Oriente pelo Pai Natal e pelo nadador português.

“Nada disto teria sido possível sem as várias Marcas que se uniram à iniciativa, seja através da oferta de lembranças e presentes, de bens alimentares ou de contributos de voluntários. Este é um excelente exemplo do papel e dos contributos que as marcas podem deixar, sendo inclusive determinantes neste tipo de apoios sociais. O ‘Comboio de Natal Solidário’ tem sido um exemplo desse papel e função das Marcas, ao longo de praticamente duas décadas”, realçou Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands Portugal.

As marcas que se uniram ao ‘Comboio de Natal Solidário’, através da oferta de contributos, lembranças, presentes e bens alimentares, foram: Continente, AGEAS, Auchan, Caetano Auto, Chicco, MO, RFM, Secil, Alida Castro Group, Delta, Edenred, Fnac, Fundação Benfica, Izidoro, Purina, Regina, Renault, Sanjo, Sport TV e Sumol/Compal.

Sobre o autorHipersuper

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Bebidas

Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus

‘A Shared Passion’  destacou a qualidade e a versatilidade dos vinhos ibéricos junto do público europeu, através da realização de uma série de eventos.

Promovida pelas duas interprofissionais ibericas do vinho, ViniPortugal e OIVE (Interprofesional del vino de España), a contou com uma série de ativações, desde ações em aeroportos e estações, workshops e press trips. O encerramento decorreu em dois espaços emblemáticos, reunindo mais de 120 jornalistas, influenciadores e outras figuras de referência do setor do vitivinícola.

O World of Wine, em Vila Nova de Gaia, recebeu o 21 de novembro o grande evento de encerramento de ‘A Shared Passion’, que contou com a presença de figuras de destaque do setor vitivinícola em Portugal. No dia anterior, o evento decorreu, também, em Madrid, no topo da Calle Alcalá, onde o melhor do universo vitivinícola Espanhol esteve em destaque.

No balanço dos principais resultados da campanha – apresentado pela diretora de Marketing da ViniPortugal, Sónia Vieira, e pela diretora do OIVE, Susana García – foi referido “o profundo impacto” que a campanha teve junto dos consumidores europeus, “destacando os mais de 79,2 milhões de viajantes alcançados através de ações em aeroportos e estações de comboio”. No total, a campanha chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus.

Outra componente destacada foram as 22 viagens de estudo que permitiram a 150 jornalistas e outros influenciadores do setor do vinho conhecer, em primeira mão, uma grande parte da geografia vitivinícola portuguesa e espanhola. “O alcance das suas publicações, chegou a cerca de 15 milhões de consumidores europeus, muitos deles amantes do vinho e interessados em adquirir mais informações sobre este universo. A isto, juntaram-se as redes sociais, com destaque para o Instagram, onde o perfil da ‘A Shared Passion’ conta com mais de 15.000 seguidores, e, ainda, outras atividades dirigidas a um público profissional, como workshops ou jantares VIP”, indicam as duas organização. 

O programa europeu ‘A Shared Passion’ procura transmitir a qualidade dos vinhos de Portugal e Espanha graças à grande riqueza de castas e ao número de denominações de origem e indicações geográficas do vinho e, sobretudo, à paixão com que são elaborados. Esta campanha financiada pela União Europeia destaca também a importância do sector vitivinícola em ambos os países pelo seu papel fundamental na sustentabilidade económica, social e ambiental de muitos dos seus municípios.

Sobre o autorHipersuper

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Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80

A celebração da passagem de ano no Holiday Inn Porto Gaia promete uma viagem no tempo até à ‘Era Disco’ dos anos 70 e 80

Com a vibrante energia característica de uma noite ‘disco’ dos anos 70 e 80, o Holiday Inn Porto Gaia celebra a entrada no ano novo com muita animação

 A celebração da passagem de ano no Holiday Inn Porto Gaia promete uma viagem no tempo até à ‘Era Disco’ dos anos 70 e 80, recriando o ambiente e a atmosfera eletrizante de uma saída à noite nessa época marcante. O evento, a decorrer entre as 19h30 e as 03h00, contará com música ao vivo, decoração inspirada nas pistas de dança icónicas e uma proposta gastronómica excecional. Com uma banda sonora estimulante e uma decoração que evoca a era disco repleta de elementos como bolas de espelho, luzes néon e cores vibrantes, o desafio vai ser não se contagiar pelo ambiente e pela vontade de dançar noite dentro. A pista de dança será o centro das atenções e cada hóspede e visitante será a estrela da festa.

 A celebração inicia-se com um Welcome Drink, com o set de música do DJ Paulo Nogueira e o músico Jony Sax, que estarão responsáveis pela animação musical do evento. Haverá deliciosos canapés como Blini com queijo creme e salmão fumado; Tartelete de sapateira, abacate e lima; Voul-au-vent cremoso de bacalhau; Bombom de alheira e mousse de maça; entre outros. Para harmonizar haverá um Cocktail Station, com destaque para o Per Se Sprits, Porto Tónico, Kir Royal Espumante e Dark & Stormy Martini.

O arranque do jantar é dado com iguarias que vão despertar os sentidos. O Camarão em massa kadaif com mousse de abacate, juliana de legumes e acompanhado por manga e lima e a Bocheca de Vitela a baixa temperatura com gratin de batata trufada, cogumelos silvestres e bimis são algumas das opções de pratos. Para agradar a todos os gostos, haverá Tofu grelhado ao molho ponzu, batata-doce e legumes glacé, entre outras seleções vegetarianas. A refeição termina com em ‘sinfonia’ com o Parfait de chocolate, banhado por caramelo pérolas & salgado com uma trilogia de framboesa e suspiro de lima. No decorrer da noite, estará também incluída uma ceia para se ir petiscando.

Todos estes momentos serão harmonizados com uma seleção de bebidas como Espumante São Domingos reserva bruto e Vallegre reserva branco e tinto. Com serviço de bar aberto até às 03:00, as propostas de cocktails são uma autêntica fusão de sabores: Paloma (Tequila, agave, toranja, lima e água com gás e sal); Bramble (Gin, sumo de limão e creme de amora) e Dark & Stormy (Rum escuro, sumo de limão, xarope de açúcar e ginger beer). O bar aberto inclui, ainda, outras bebidas espiritosas.

O evento promete saxofone live music, uma atuação ao vivo da banda ‘Saia’ e animação musical com DJ Paulo Nogueira live act para garantir um ambiente de festa constante e convidativo a celebrar. O preço por pessoa é 170€, sendo que é gratuito para crianças até aos três anos e tem uma redução de 40% sobre o valor para crianças entre os 4 e os 12 anos (inclusive).

 Para reservas:

[email protected] | (+351) 223 747 511

 

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Retalho

Bolos artesanais da Padaria da Vermelha chegam à Aldi

O Aldi criou uma parceria com o Pão da Vermelha para vende, nas suas lojas, os bolo-rainha, bolo-rei e bolo-rei escangalhado desta produtora artesanal do Cadaval.

Nesta época festiva, a Aldi Portugal está a comercializar os bolos-rei, rainha e escangalhado produzidos pela Padaria da Vermelha e confecionados artesanalmente em território nacional.

“A campanha deste ano da Aldi Portugal, que tem como lema ‘Um Natal em equipa é um Natal melhor’, reflete o ADN da marca: simplificar as compras natalícias e oferecer produtos de elevada qualidade a preços acessíveis. Assim, durante esta época festiva, a insígnia volta estar ao lado dos portugueses, permitindo-lhes poupar, enquanto, recheiam as suas mesas com produtos saborosos e tradicionais”, informa ainda.

A Aldi Portugal iniciou a sua atividade em 2006 e conta, atualmente, com mais de 150 lojas e cerca de 2.600 colaboradores.

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Bebidas

O novo Impossible Coffee da Delta vem de São Tomé e Príncipe

Um ano depois do lançamento do primeiro café produzido nos Açores, a Delta apresentou, em outubro último, o novo lote do projeto Impossible Coffees. Chega de São Tomé e Príncipe e foi produzido na histórica Roça Monte Café.

Lançado pela Delta Cafés, o projeto Impossible Coffees aposta no apoio aos pequenos cafeicultores e numa seleção de cafés raros provenientes de várias partes do mundo. Foi lançado pela empresa em outubro do ano passado, com a apresentação do lote de café Açores, fruto de uma parceria com a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional dos Açores, e permitiu criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.

“Impossible Coffees é um projeto exclusivo da Delta The Coffee House Experience que reforça o compromisso da Delta Cafés em gerar impacto positivo junto das comunidades produtoras, onde o café desempenha um papel central na história, identidade e quotidiano da população, sendo parte essencial da cultura local. Visa promover experiências únicas através de cafés raros, foca-se na valorização do esforço dos pequenos produtores, na promoção de práticas sustentáveis e na viabilização da produção de cafés especiais e de qualidade excecional em várias partes do mundo”, explica Clara Melícias, diretora das lojas Delta The Coffee House Experience.

O segundo passo foi dado agora, com o lançamento do o Café Catoninho, um lote produzido em São Tomé e Príncipe, na histórica Roça Monte Café, impulsionada pelo produtor Amedy Pereira, mais conhecido por Catoninho. À semelhança do lote Açores, este também é uma edição limitada, disponível nas lojas Delta The Coffee House Experience e na loja online.
Na apresentação deste novo café, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés recordou o começo nos Açores, “dentro de portas” para referir que a empresa quis “procurar e mostrar ao mundo outros cafés ‘impossíveis’”. “Através de parcerias estratégicas, pretendemos elevar este projeto a uma ação de capacitação para pequenos produtores”, afirmou. No âmbito do projeto Impossible Coffees, a Delta Cafés pretende gerar impacto positivo junto das comunidades produtoras, onde o café desempenha um papel central na história, identidade e quotidiano da população.

Segundo Clara Melícias, até ao momento, o impacto já gerado em São Tomé e nos Açores “reflete-se na capacitação e na melhoria das condições económicas das comunidades assim como na preservação ambiental e cultural das duas regiões”. “De futuro, pretendemos reafirmar o café enquanto motor de transformação e de desenvolvimento local, promovendo práticas sustentáveis e cafés de origem exclusiva e de elevada qualidade”, assegura.

Parceria de uma década

O apoio dado pela Delta Cafés junto do produtor, e da região, em São Tomé e Príncipe já dura há dez anos. A diretora das lojas Delta The Coffee House Experience revela que a ligação à Roça Monte Café teve início com a visita de Rita Nabeiro à Roça Monte Café. Durante essa década, Amedy Pereira pode participar em várias formações promovidas pela Delta Cafés, em Campo Maior, o que lhe permitiu aprofundar os conhecimentos sobre a produção de café, desenvolver o seu negócio e aumentar a quantidade e a qualidade da produção do café verde.

A Delta Cafés apresenta este Café Catoninho como tendo um “perfil sensorial único”, com notas florais e frutadas de manga e maracujá, uma acidez equilibrada e um final ligeiramente achocolatado, “proporcionando uma experiência rica e sofisticada aos apreciadores de café”.

Clara Melícias revela que através da parceria com a Move ONG, a Delta apoia os produtores são tomenses com formação a mais de 40 famílias e apoio técnico no terreno, “contribuindo para otimizar a produtividade e a qualidade da cafeicultura em São Tomé e Príncipe”. Os consumidores podem também apoiar diretamente esta causa através de contribuições no site PPL Causas, “ajudando no desenvolvimento da produção sustentável e no apoio às comunidades envolvidas”, convida a responsável.

“Na Delta Cafés acreditamos que um café excecional é mais do que um produto de qualidade, é uma história de transformação”, afirmou, por sua vez, Rui Miguel Nabeiro no lançamento do Café Cantoninho. “Ao colaborarmos com os produtores de São Tomé e Príncipe, oferecemos uma seleção exclusiva de cafés raros, e contribuímos para o desenvolvimento económico, ambiental e social da região”, assinalou ainda.

Este artigo foi publicado na edição 428

Sobre o autorAna Grácio Pinto

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Sindicato marca greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro

A paralisação reflete-se nos trabalhadores de empresas filiadas na APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

O SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (afeto à UGT) enviou ao Governo e parceiros sociais um aviso prévio de greve, com início às 00h00 horas e termo às 24h horas, nos dias 24 e 31 de dezembro de 2024.

A paralisação reflete-se nos trabalhadores de empresas filiadas na APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, e, segundo o sindicato, visa “aumentos salariais justos, que reconheçam o esforço e dedicação, a conciliação entre a vida familiar e profissional, um direito essencial para a qualidade de vida dos trabalhadores”.

A APED congrega as empresas do setor retalhista, grossista e de comércio eletrónico e conta com mais de 200 associados, que representam mais de 144 mil colaboradores, repartidos entre o retalho alimentar e do retalho especializado, em mais de 4.500 lojas.

Segundo o documento Visão Estratégica 2023-2026, a retalho alimentar representa 74% do volume de negócios dos associados da APED.

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Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar

Situado na encantadora vila costeira de Sesimbra, e com vista privilegiada sobre o Atlântico, o hotel promete uma experiência inesquecível com um programa especial para a ocasião.

O Sesimbra Oceanfront Hotel convida todos a celebrar a passagem de ano num ambiente acolhedor e repleto de conforto. Situado na encantadora vila costeira de Sesimbra, e com vista privilegiada sobre o Atlântico, o hotel promete uma experiência inesquecível com um programa especial para a ocasião.

O Sesimbra Oceanfront Hotel preparou um Programa de Réveillon que promete uma experiência memorável. Este inclui duas noites de alojamento em quarto com vista para o mar, pequeno-almoço buffet, jantar de gala no último dia do ano, com cocktail de boas-vindas, menu exclusivo com bebidas incluídas, música ao vivo e brinde da meia-noite com espumante e ceia de Ano Novo para prolongar a celebração, bem como o Brunch no primeiro dia de 2025.

O Programa Réveillon tem valores a partir dos 415€ por pessoa, e inclui estacionamento coberto e acesso ao spa e ginásio. As reservas efetuadas até 30 de novembro oferecem desconto de 10%, já incluídos, 20% em massagens no spa, late check-out e um presente de despedida especial.

 

 

Não perca a oportunidade de criar memórias junto ao mar neste Fim de Ano. Para mais informações e reservas, visite o site do Sesimbra Oceanfront Hotelou entre em contacto através dos contactos: +351 212 289 803 | [email protected]

 

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Retalho

Lidl investe 9M€ na nova loja em Leiria

O Lidl Portugal abriu ainda uma nova loja em Matosinhos, num investimento de 5M€, e que vem juntar-se às 45 já existentes no distrito do Porto.

O Lidl Portugal aumentou o seu parque de lojas com a abertura de uma nova loja em Leiria, fruto de um investimento de 9M€ e que veio criar 17 novos postos de trabalho, aos quais se juntam oito colaboradores provenientes de outras lojas, num total de 25 funcionários.

Com mais de 1400m2 de área de venda, a loja integra uma zona de padaria, com a máquina de corte de pão, bem como uma zona de frango assado pronto a levar e uma zona de bacalhau a corte. Além da oferta alimentar, a insígnia conta também com uma larga panóplia de decorações festivas e presentes para oferecer, como os brinquedos de madeira.

A nova loja de Leiria privilegia o uso de iluminação LED, inclui a pré-instalação de painéis solares e está equipada com dois postos de carregamento para carros elétricos que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em 30 minutos. Integra ainda sete caixas de pagamento rápido para cestos e carrinhos e uma lavandaria self-service no parque de estacionamento. Localiza-se na Rua Paulo VI e está aberta diariamente das 8h às 21h30.

No âmbito da parceria com o programa Realimenta, a nova loja irá beneficiar a Associação Humanitária da Barosa, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2022, através da loja Lidl na Av. 25 de Abril. No âmbito deste programa, só no ano de 2023, o retalhista conseguiu no concelho de Leiria, entregar um total de 90 toneladas de bens a cerca de 130 beneficiários, solidificando o seu compromisso em reduzir o desperdício alimentar e apoiar as comunidades onde está presente.

Nova Loja em Matosinhos – Perafita

Para além do novo supermercado em Leiria, o Lidl Portugal abriu esta quinta-feira a nova loja em Matosinhos – Perafita, que vem juntar-se às 45 já existentes no distrito do Porto. Com um investimento de mais de 5M€ e a criação de 20 novos postos de trabalho, a nova loja prossegue com o investimento da insígnia de retalho alimentar a Norte do país.

Com cerca de 1500 m2, corredores largos e fachadas em vidro, inclui uma ampla zona de padaria, como uma máquina de corte de pão, bem como uma zona frango assado pronto a levar e o serviço de corte de bacalhau. Também esta loja contempla seis caixas de pagamento rápido para cestos e carrinhos e está equipada com recetáculos para encomendas e uma lavandaria self-service.

A loja, localizada na Rua Silva Aroso, está aberta diariamente das 8h às 21h, conta com uma tela de cobertura com 60% de material reciclado e privilegia o uso de iluminação LED, instalação de painéis solares e integra um espaço que vai permitir a gestão de vasilhame. O parque de estacionamento da loja conta com dois postos de carregamento para carros elétricos, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em 30 minutos.

No âmbito da parceria com o programa Realimenta, a nova loja irá beneficiar o Centro Social da Legião da Boa Vontade, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2017. No ano passado, o retalhista entregou no concelho um total de 50 toneladas de bens a 550 beneficiários, através das outras lojas Lidl no concelho.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de nove mil colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país. O Grupo Lidl pertence ao Grupo Schwarz, um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. 

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Alimentar

Milka celebra a tradição sob o mote ‘O Natal Mais Ternurento’

A proposta foi recolher 24 marcos que refletem a verdadeira essência do ‘Natal à Portuguesa’.

‘O Natal Mais Ternurento’ juntou a Milka à Euro M, para celebrar as tradições portuguesas. O lema foi o ponto de partida da Milka para procurar 24 histórias, emoções e tradições natalícias que melhor caracterizam o Natal em Portugal, “desde os cheiros, os sabores, as músicas, os pequenos gestos etc, que caracterizam esta época tão especial”, explica a marca, que trabalhou com a Euro M para criar esta campanha.

Assim, ao longo dos 24 dias que antecedem o Natal, a Milka está a lançar diariamente desafios que convidam os portugueses a expressarem ternura e a partilharem as suas memórias mais especiais.

“O Natal é uma época única para reforçar as conexões que nos unem. Com esta campanha queremos dar um novo significado às pequenas tradições que tornam esta época tão especial”, afirma Swati Kumar, senior brand manager de Chocolate na Mondelez Portugal.

Para além das partilhas pessoais, a iniciativa inclui momentos de reconhecimento, onde os seguidores podem identificar e destacar pessoas especiais que mereçam receber um presente simbólico – um cabaz Milka.

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Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível

Para os amantes de petiscos e da boa mesa, a Tascaria São Rafael, convida a uma experiência gastronómica tipicamente portuguesa para se despedirem de 2024.

Para os amantes de petiscos e da boa mesa, a Tascaria São Rafael, convida a uma experiência gastronómica tipicamente portuguesa para se despedirem de 2024. Num espaço que combina a rusticidade típica de uma tasca portuguesa e uma decoração moderna e sofisticada, o ato de petiscar é a estrela da noite. O espaço desafia a celebrar uma experiência memorável que une a arte, música e tradição portuguesa.

O menu desenhado para a despedida da última noite do ano tem como ponto de partida um welcome drink, ao qual se segue um jantar de raízes portuguesas e que convida à partilha de sabores através de uma seleção irresistível de petiscos que promete satisfazer os paladares dos apreciadores da gastronomia portuguesa.

Bolinha de Mafra, Broa de milho, pão de alfarroba, Azeite Monterosa, Patê de Cenoura Fumada e Manteiga Rainha do Pico, Creme de Carabineiros, são algumas das propostas de entradas. Para pratos principais, duas propostas verdadeiramente tradicionais: Lombo de Bacalhau Confitado com Puré de Grão-de-Bico, Ovo de Codorniz e Emulsão de Salsa ou Barriga de Leitão Assada, Esparregado e Tarte de Batata. A parte mais doce da refeição traz à mesa um clássico português: Rabana com Gelado de Maça Assada e Vinho do Porto. Para harmonizar com a refeição, a carta de bebidas oferece uma seleção variada de vinhos brancos e tintos, soft drinks, cervejas e espumante.

A tão aguardada festa de boas-vindas ao Ano Novo tem início às 23h00 com o espetáculo ‘Projeto Heat Waves’, em que a Dina e Ricardo Talhados interpretarão clássicos da música portuguesa. Após a atuação musical, é tempo de iniciar a contagem decrescente, pensar dos desejos para 2025.

A Tascaria São Rafael, que é uma verdadeira homenagem aos “restaurantes do antigamente” e celebra os sabores autênticos de Portugal num ambiente acolhedor e requintado, torna-se o spot ideal para celebrar o réveillon, sobretudo para quem gosta de partilhar refeições com familiares ou amigos, num ambiente lusófono.

O programa estará disponível a 150€ por pessoa (bebidas incluídas), sendo que as crianças têm desconto de 50% (dos 4 aos 12 anos) e até aos 3 anos não pagam.

Reservas através de: +351 289 540 300 ou em  [email protected]

Para uma experiência completa e sem preocupações de deslocação, pode ainda reservar a sua estadia na unidade NAU São Rafael Suites com preços a partir de 249 euros. Para mais informações e reservas, contacte: +351213007009 ou  [email protected].

 

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