Photography by Fabrice Demoulin
Essência do Vinho regressa em novembro ao Centro de Congressos de Lisboa
A celebrar 25 anos, a Essência do Vinho está de regresso à casa habitual, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Realiza-se de 9 a 11 de novembro.

Hipersuper
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
“Celebramos 25 anos de um evento que, em 2017, decidimos reposicionar, integrando no circuito da principal experiência de vinho em Portugal, apostando na internacionalização e no rejuvenescimento de públicos, com uma maior proximidade aos profissionais, reservando-lhes o dia de segunda-feira. Trabalhamos para que cada edição seja diferenciadora, dando palco a emblemáticos produtores e embaixadores, mas também revelando novos protagonistas, e tendências“, apresenta Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos e da Essência Company.
Essência do Vinho – Lisboa apresentará em prova livre as novidades dos grandes nomes nacionais bem como ícones do mundo, voltando a ter um espaço dedicado a vinhos de intervenção minimalista, o Mundo Natural.
Masterclasses, conversas com sommeliers e food boxes integram a programação nos dias 09 e 10, disponíveis ao público em geral. A segunda-feira, dia 11, é reservada a profissionais.
Provas de vinhos e outros produtos
O programa dos dois dias abertos ao público inclui as provas ‘Avesso e Loureiro: grandes castas, grandes vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes’, ‘Van Zellers & Co: prova vertical 20 anos CV’, ‘Cachaças de Minas Gerais’ (bebida tradicional no Brasil, que recebeu o título de Património Histórico e Cultural), ‘Alvarinhos de Monção e Melgaço: uma questão de berço na Região Demarcada dos Vinhos Verdes’, ‘Moscatéis Bacalhôa’, ‘ Quinta de Vargellas Porto Vintage’ e ‘ Os diferentes terroirs de Arinto dos Vinhos Lisboa’.
Um mercado norte-americano com ‘Stag´s Leap: um ícone da Califórnia’, com uma visão do potencial de castas como Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Petite Sirah em Napa Valley e uma viagem pela ‘Beira Interior: o admirável perfil das vinhas de altitude’, que divulga o património de vinhas velhas daquela região são outros momentos em destaque na programação.
Haverá tempo ainda para a prova ‘Queijos de Minas Gerais’ e uma ‘visita’ por algumas das 15 regiões daquele estado brasileiro, que produzem do queijo azul da Mantiqueira ao Canastra do Serjão, entre vários outros.
Também na segunda-feira, 11 de novembro, dia dedicado apenas a profissionais, a Essência do Vinho vai disponibilizar várias provas: ‘Vinhos de Minas Gerais’, ‘Dão: clássicos e novos protagonistas’, ‘Tejo: a camaleónica Fernão Pires’, ‘Principal: vertical de um grande Bairrada’, ‘Foradori e Filipa Pato: duas experiências de biodinâmica’, ‘Quinta de Pancas Special Selection: vertical de um clássico de Lisboa’ e ‘Van Zeller Wine Collection: topos de gama Zom’.
A programação completa da 25ª edição da Essência do Vinho – Lisboa pode ser consultada no site do evento.