Lipton quer fazer a diferença no mercado das bebidas funcionais
A procura por opções mais saudáveis e funcionais no setor das bebidas tem vindo a crescer de forma significativa, refletindo uma preocupação crescente dos consumidores com a sua saúde. Fomos conversar com Sónia Pargana, head of marketing bebidas da Unilever, que explica como a Lipton tem estado atenta a esta evolução e tem feito um caminho significativo no sentido de oferecer bebidas que trazem benefícios para a saúde.
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Ana Rita Almeida
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É uma tendência que está a influenciar a oferta disponível no mercado, com as marcas a adaptarem as suas ofertas para responder a estas novas exigências. A Lipton, marca da Unilever, tem vindo a reformular as suas propostas, ajustando-se às necessidades dos consumidores que procuram alternativas mais equilibradas e funcionais.
De acordo com Sónia Pargana, head of marketing bebidas da Unilever, a marca tem estado atenta a esta evolução e tem feito um caminho significativo no sentido de oferecer bebidas que trazem benefícios para a saúde. “Nos últimos anos a procura por bebidas funcionais e opções mais saudáveis tem vindo a aumentar e, a marca Lipton tem feito um caminho no sentido de trazer propostas em linha com esta crescente procura”, afirma.
Entre as inovações mais recentes está o lançamento de Lipton Kombucha, uma bebida à base de chá fermentado, que respeita o processo tradicional de fermentação, sendo naturalmente frutada e adoçada com stevia, um adoçante natural de baixa caloria. Este produto, que pretende combinar saúde com sabor, está disponível em três variedades: Framboesa, Manga e Maracujá, e Morango e Hortelã. Sónia Pargana sublinha que a Lipton Kombucha se destaca como “uma proposta inovadora, muito em linha com as últimas tendências de produtos que promovem o bem-estar geral”, salientando ainda que a marca pretende “uma receita que possa ser apreciada por todos.”
Além de inovar com novos lançamentos, a marca também tem vindo a trabalhar para responder às crescentes preocupações dos consumidores sobre o teor de açúcar nas bebidas. “Nos últimos anos, com o tema do açúcar a liderar as preocupações alimentares, temos feito um trabalho intenso de desenvolvimento de receitas em linha com esta preocupação”, explica Sónia Pargana. “Hoje em dia, o nosso portfólio regular tem apenas 3g de açúcar/100ml. Temos vindo a encontrar alternativas, como é o caso da stevia, para que as nossas receitas mantenham todo o sabor e os consumidores possam usufruir da experiência que é beber um chá frio Lipton delicioso e resfrescante e com menos calorias”, afirma ao nosso jornal.
Este compromisso com a redução do açúcar sem comprometer o sabor é apenas parte da estratégia mais ampla da marca, que visa responder às diferentes exigências dos consumidores. Sónia Pargana destaca que, além da gama de chás com menor teor de açúcar, a marca oferece outras opções, como o chá verde e as versões zero açúcar. Esta diversidade de produtos reflete a intenção de a Lipton se manter na vanguarda das opções saudáveis disponíveis no mercado.
A comunicação destes benefícios também desempenha um papel essencial na estratégia da marca, sublinha a head of marketing bebidas da Unilever . “Nos rótulos e embalagens destacamos em claims os benefícios específicos de cada produto”, acrescentando que, além das embalagens, a marca utiliza campanhas de comunicação e o seu website para informar os consumidores sobre as vantagens das suas ofertas.