Sociedade Ponto Verde cria serviço de ecodesign para embalagens mais circulares
O Pack4Sustain pretende auxiliar a conceção e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e circulares através do Ecodesign e reforça a estratégia de Inovação da SPV.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O novo serviço da Sociedade Ponto Verde (SPV) permite auxiliar a conceção e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e circulares através do Ecodesign.
Através de um processo 100% online, o Pack4Sustain avalia as características e os componentes das embalagens de diversos materiais – plástico, papel/cartão, vidro, metal e madeira- , através do nível de circularidade e informa o potencial impacto na saúde pública e no ambiente, em especial no ecossistema marinho, informa a SPV.
Como resultado desta avaliação é atribuída uma classificação integrada da embalagem numa escala de cinco níveis, e são apresentadas sugestões de melhoria através da aplicação do ecodesign e recomendações sobre a correta iconografia de reciclagem a aplicar na embalagem.
“Através do Pack4Sustain, a SPV reforça a sua missão de promover a taxa de reciclagem em Portugal e aumentar a reciclabilidade das embalagens, através do ecodesign, que é estratégico na sua atuação. Atualmente, ainda existem embalagens que, pela natureza dos materiais na sua composição ou pela presença de contaminantes, veem dificultado ou impossibilitado o seu processamento após a recolha seletiva e, portanto, determinam a sua falta de circularidade”, assegura a empresa.
“Trabalhamos diariamente e em conjunto com os nossos clientes para ajudar o país a cumprir as metas ambientais, em particular da reciclagem de embalagens, e o Pack4Sustain nasce neste contexto. É uma ferramenta de trabalho, alinhada com a evolução legislativa do setor das embalagens, e que vem juntar-se a outras soluções inovadoras que já disponibilizamos aos nossos clientes, surgindo como um novo contributo para se conseguir uniformizar as práticas sustentáveis no setor das embalagens”, apresenta Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
O Pack4Sustain foi desenvolvido em parceria com o Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.